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Segmentação de mercado: como ela pode ser determinante para a sua empresa

Segmentação de mercado: como ela pode ser determinante para a sua empresa

Começar um negócio pensando em atingir vários públicos diferentes é um dos erros mais cometidos por empreendedores de primeira viagem. Investir na segmentação de mercado, portanto, é a solução para evitar uma empresa com estratégias generalistas, ações de marketing nada específicas e uma performance de vendas pouco satisfatória.

Tudo começa a partir de duas perguntas que o empreendedor precisa responder com clareza: quem é seu cliente e por que ele deve escolher seu produto em detrimento do concorrente?

A segmentação de mercado nasce justamente para auxiliar o empreendedor neste estágio de estudo e pesquisa do seu mercado consumidor. O objetivo é justamente dividir o público em grupos menores com expectativas e necessidade semelhantes, para só então qual o mais adequado para a empresa.

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Segmentação de mercado = vender para quem quer comprar

Muitas empresas lançam seus produtos no mercado, mas mesmo após um tempo do lançamento continuam com problemas para emplacar no mercado. Isso acontece pois muitos empreendedores acreditam que sua marca vai impactar todos os consumidores possíveis. Ou seja, eles colocam o produto na rua sem descobrir ao certo qual o grupo de pessoas com mais interesse na aquisição.

Por esse motivo que é tão importante investir numa estratégia de segmentação de mercado, pois só assim será possível compreender quem são as pessoas mais propícias à compra, e mais do que isso, como chegar até elas. Com isso as iniciativas para encontrar o posicionamento e ofertar o produto ficam muito mais eficientes.

Falando assim parece que a segmentação de mercado faz sentido apenas no lançamento de um novo produto. No entanto, essa afirmação não é verdadeira. Esse é um trabalho que precisa ser realizado com frequência para atualizar a orientação dos esforços da empresa, ao longo de todo o seu ciclo de vida.

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Para cada problema uma segmentação diferente

Pensar na segmentação de mercado para sua empresa pode ser uma tarefa que parece complicada, no entanto, para entender isso basta pensar que tudo começa com um objetivo — ou um problema que precisa ser resolvido. A partir deles é que a segmentação entre em cena para caminhar em direção da solução.

Isso quer dizer que o resultado derivado deste processo pode resultar na descoberta de um novo nicho com necessidades específicas que podem orientar o desenvolvimento de um novo produto. Quem sabe até pode motivar um novo posicionamento da marca ou a trazer à tona a descoberta que o público preza por um atendimento excelente muito mais do que você pensa.

A segmentação de mercado pode ser o caminho para solucionar os problemas que sua empresa está enfrentando. Afinal de contas, é ela quem pode colocar seu negócio novamente nos trilhos para vender o produto certo para o consumidor certo.

Para saber mais ainda sobre este conceito e compreender com exatidão como ele pode ser útil ao seu negócio, clique aqui e faça o download do ebook "Segmentação de mercado: estratégia inteligente em tempos de crise" do pessoal do Sebrae/SC!

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