Os 6 segredos de uma boa gestão de redes sociais
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Os 6 segredos de uma boa gestão de redes sociais

Redes sociais são uma excelente oportunidade para pequenos negócios.

Deixe-me explicar por quê: 

O custo para investir em anúncios pagos em Facebook Ads e Google Adwords tem aumentado, devido ao aumento da concorrência. Por isso, ter uma boa estratégia em redes sociais com uma boa presença pode ser uma excelente alternativa para reduzir esses investimentos em publicidade paga ao mesmo tempo que aumenta o relacionamento e engajamento com o seu público-alvo. Existe 1 bilhão de pessoas diariamente nas redes sociais, compartilhando, curtindo e comentando. Então, como fazer para fazer seu negócio se destacar no meio da multidão?

A gente observa várias empresas que ainda encontram dificuldade em causar impacto, ou simplesmente não enxergam valor nas redes sociais. O  maior desafio para marcas e empresas se darem bem é a agilidade em acompanhar as mudanças no comportamento dos usuários. Há não muito tempo atrás, Snapchat era a sensação. Hoje, não mais.

Para comprovar, só em 2017, as redes sociais tiveram grandes mudanças como:

  1. Mudanças no algoritmo do facebook privilegiando ainda mais o impulsionamento fez com que marcas importantes e empresas de notícias abandonassem sua estratégia na rede de Mark Zuckerberg.

  2. Twitter altera o limite de caracteres para 280.

  3. Explosão do uso do Stories no Instagram. Lançado em agosto de 2016, foi em 2017 que essa funcionalidade explodiu na mão de artistas e influenciadores.

Nesse artigo, eu trago segredos e táticas importantes para considerar na sua estratégia de redes sociais em 2018. 

1. Storytelling

Contar histórias é a forma mais antiga que nós, seres humanos, utilizamos para influenciar. Isso porque contar histórias nos capta atenção , nos aproxima de nossa audiência, e torna nosso expectador mais suscetível a responder nossos convites.

Por que storytelling funciona? Porque os usuários não enxergam a mensagem como spam, ou mensagem comercial. Histórias também tem uma chance infinitamente maior de serem compartilhadas. E uma das coisas que qualquer marca quer é ganhar espaço na timeline de outros usuários.

Em uma era de muita informação em pouco tempo, as imagens passaram a desempenhar um importante papel em contar histórias. Talvez você já deva ter ouvido falar em Visual Storytelling. Imagens podem contar uma história em segundos. 

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2. Aparecendo na timeline do Facebook

Já que falamos das mudanças nos algoritmos do Facebook, vamos falar sobre estratégias dentro dessa rede social. O anúncio de que o facebook iria reduzir conteúdo de marcas na timeline dos usuários fez muitos arrancarem os cabelos.

Desnecessariamente, pois o próprio Facebook postou um guia para marcas. Segundo a mensagem de Marck Zuckerberg:

“Um dos nossos principais focos em 2018 é garantir que o tempo gasto por nossos usuários no facebook é um tempo bem gasto.

Nós construímos o facebook para ajudar as pessoas a se manterem conectadas. Por isso, que sempre buscamos colocar familia e amigos no centro da experiencia. Pesquisas mostra que fortalecendo nossas relações, nós melhoramos nosso bem estar e nosso grau de felicidade.

Porém, recebemos feedback de muitos usuários de que conteúdos comerciais, de marcas e de jornais estavam atrapalhando os momentos que nos conectam.

...por isso, estamos fazendo uma grande mudança na maneira que construimos o Facebook. Eu estou mudando o objetivo e orientando nosso time de produto a mudar o foco de ajudar os usuários a encontrar conteúdo relevante para ajudá-los a encontrar interações sociais mais significativas.

As primeiras mudanças que você perceberá serão no Feed de Notícias, em que você pode esperar ver mais seus amigos, família e grupos.

Na medida que rodarmos essas mudanças, você verá menos conteúdo público como posts de empresas, marcas e sites de notícias.

O que eu faço?

Não é o fim do mundo, aqui vão algumas dicas para você adequar sua estratégia às novas regras do jogo.

Mais conteúdo, Menos links:

O Facebook está fazendo de tudo para manter as pessoas dentro da rede social. Por isso estão priorizando conteúdos inseridos dentro da plataforma. Vídeos, por exemplo inseridos dentro da plataforma tendem a ter um alcance maior que links para vídeos na plataforma do Youtube. Busque utilizar os formatos de conteúdo disponíveis dentro da própria plataforma.

Fim das iscas de engajamento:

Muitos utilizavam a tática do “marque um amigo seu que…” ou “curta isso se você…” Essas ações para forçar o engajamento estão sendo vistas pelo Facebook como táticas para enganar o algoritmo e por isso estão sendo desenfatizadas.

Faça experimentos com anúncios:

Zuckerberg quer que você invista em sua rede social, e essa tendência deve continuar e ganhar força. Fanpages que possuem uma estratégia estabelecida de mídias pagas e investem em anúncios constantemente costumam ver seu alcance orgânico crescer. E em uma nova realidade, na qual esse tipo de alcance será escasso, qualquer ajuda será determinante para o seu sucesso.

3. Prolongue seu melhor conteúdo

Se você viu as descobertas sobre os melhores horários para postar nas redes sociais, você percebeu que você vai precisar de toneladas de conteúdos para preencher o seu calendário de postagens. Estou falando de várias postagens em várias plataformas. Se você não tem um time de redes sociais dedicado a produção de conteúdo, a melhor tática é prolongar seus conteúdos. Você pode:

  • Usar citações e comentários de clientes em conteúdo gráfico, por exemplo

  • Usar dados dos seus estudos de caso para trazer debates.

  • Sabe aqueles conteúdos em lista? 10 coisas… Você pode transformar cada um dos pontos e transformá-los em uma série de postagens.

Com essa dica, cada artigo no seu blog pode virar uma sequência de postagens no Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, etc.

O que acha de tentar?

4. Marque influenciadores e marcas

Esta é uma tática já bem conhecida, mas mesmo assim muito eficaz em ganhar espaço na timeline de outras pessoas e outras marcas. É uma forma orgânica de expandir a visibilidade das suas postagens.

Uma dica é usar a ferramenta buzzsumo para descobrir quem são os influenciadores em um determinado assunto.

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Ps: Cuidado para não ser o chato que marca pessoas em coisas chatas, irrelevantes e sem graça. Use com sabedoria essa tática.

5. Se misture com micro-influenciadores

Eu conheço marcas e pequenos negócios que investem todo o orçamento de marketing em postagens de micro-influenciadores. Este tem se mostrado uma excelente estratégia para atingir públicos bastante nichados. Leia o artigo 6 motivos para você investir em micro-influenciadores. Isso trará uma excelente perspectiva sobre as possibilidades de inseri-los na sua estratégia nas redes sociais.

6. Instagram hacks

Não tem como não falar de estratégias de redes sociais e não falar de Instagram. Mas será que você está usando essa ferramenta em todo seu potencial? Segue abaixo 3 importantes práticas para tirar o melhor dessa poderosa rede social.

  • Geotagging : é uma forma de impactar uma audiência baseada na sua localização. Criando uma localização para seu negócio físico, você permitirá que sua audiência utilize como stickers no Stories ou ainda como hashtags.

  • Hashtags: falando nelas, essa é uma das melhores formas de você aumentar a base de seguidores relevantes para seu negócio. Maioria das vezes é assim que ficamos descobrindo sobre empresas e marcas que combinam com nossos interesses não é verdade. Portanto, poste utilizando hashtags que filtrem seu público-alvo por interesse. Um exemplo pessoal: Como você acha que eu cheguei até todas essas marcas? Foram as hashtags que eu seguia ligadas a moutain bike.

Gostou dessas dicas?

Espero que elas tenham te dado alguns insights para sua estratégia de redes sociais. Se você tiver algum segredo para compartilhar sobre estratégias para redes sociais, escreva nos comentários abaixo. 

Até a próxima!

Matheus Ferraz
Matheus Ferraz Seguir

Escritor e consultor de SEO @Upwell

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