[ editar artigo]

Seu comércio vai quebrar! Quer saber como impedir?

É um fato notório que temos uma crise econômica instalada na sociedade e que essa crise é feia. O dinheiro sumiu da economia, com o desemprego batendo recordes, com a "nova classe média" voltando para a classe baixa entre diversos outros problemas. Mas será que é só isso que tem deixado suas vendas lá em baixo?

Paralelo a crise, o mundo mudou. Você foi capaz de mudar junto? Se não mudou junto, está correndo atrás de se adaptar a mudança? Um exemplo: Se sua estratégia de marketing e vendas limita-se a abrir e fechar a porta do seu comércio todos os dias - tirando raríssimas exceções - você morreu. Simples assim. Você está em passo acelerado para a falência do seu negócio, ou no mínimo deixando a porta aberta para um concorrente mais dinâmico e competitivo ocupar o lugar que era seu no mercado.

O pequeno comércio precisa cada vez mais agir de forma estratégica e com foco otimizado na entrega de valor ao cliente para condições de sobreviver. O movimento da porta de um bom ponto de venda já não é suficiente, é preciso motivar o cliente a sair de casa para comprar com você. E mais do que isso, é preciso que sua marca (você já é uma marca ou é apenas mais uma empresa?) esteja onde seu consumidor está.

Você precisa necessariamente de diferenciação estratégica para o seu negócio, você precisa de uma proposta de valor única para o seu cliente. Se você for mais um entre tantos comércios que vendem um mesmo tipo de produto, a competição agressiva e a saturação do consumidor cada vez menos disposto a gastar irão tirar você do mercado rapidamente. Você precisa pensar "o que meu negócio tem de especial, que traz o consumidor para gastar comigo?"

Estabeleça uma Estratégia de Marca consistente e foque em uma entrega de valor única. Mesmo que você venda produtos repletos de similares no mercado, sempre é possível desenvolver diferenciais estratégicos, nem que seja pelo uso de ferramentas que não foram pensadas pelos seus concorrentes.

Não cometa o erro de 90% dos pequenos comerciantes brasileiros de não ter uma Estratégia de Marketing e de não pensar uma Estratégia para presença digital - ferramenta mais barata para chegar ao consumidor fora do ponto de venda. Utilize o poder o Design para potencializar a qualidade dos seus negócios, hoje em dia essa ferramenta é mais economicamente mais acessível do que jamais foi.

Acima de tudo, construa Valor para o cliente, tudo o que foi exposto nesse texto são ferramentas para tornar auto-evidente para o cliente o Valor único do seu negócio e porque o cliente deveria adquirir esse Valor de você. Seja em que tipo de comércio for, seja especial e seja único para despertar o desejo de seu cliente. Porque se você for mais um, infelizmente seu negócio não vai levar muito tempo para fechar as portas em definitivo.

Clube Sebrae
Frederico Burlamaqui
Frederico Burlamaqui Seguir

Consultor - Marketing+Estratégia

Ler matéria completa
Indicados para você