Seu comércio vai quebrar! Quer saber como impedir?

É um fato notório que temos uma crise econômica instalada na sociedade e que essa crise é feia. O dinheiro sumiu da economia, com o desemprego batendo recordes, com a "nova classe média" voltando para a classe baixa entre diversos outros problemas. Mas será que é só isso que tem deixado suas vendas lá em baixo?

Paralelo a crise, o mundo mudou. Você foi capaz de mudar junto? Se não mudou junto, está correndo atrás de se adaptar a mudança? Um exemplo: Se sua estratégia de marketing e vendas limita-se a abrir e fechar a porta do seu comércio todos os dias - tirando raríssimas exceções - você morreu. Simples assim. Você está em passo acelerado para a falência do seu negócio, ou no mínimo deixando a porta aberta para um concorrente mais dinâmico e competitivo ocupar o lugar que era seu no mercado.

O pequeno comércio precisa cada vez mais agir de forma estratégica e com foco otimizado na entrega de valor ao cliente para condições de sobreviver. O movimento da porta de um bom ponto de venda já não é suficiente, é preciso motivar o cliente a sair de casa para comprar com você. E mais do que isso, é preciso que sua marca (você já é uma marca ou é apenas mais uma empresa?) esteja onde seu consumidor está.

Você precisa necessariamente de diferenciação estratégica para o seu negócio, você precisa de uma proposta de valor única para o seu cliente. Se você for mais um entre tantos comércios que vendem um mesmo tipo de produto, a competição agressiva e a saturação do consumidor cada vez menos disposto a gastar irão tirar você do mercado rapidamente. Você precisa pensar "o que meu negócio tem de especial, que traz o consumidor para gastar comigo?"

Estabeleça uma Estratégia de Marca consistente e foque em uma entrega de valor única. Mesmo que você venda produtos repletos de similares no mercado, sempre é possível desenvolver diferenciais estratégicos, nem que seja pelo uso de ferramentas que não foram pensadas pelos seus concorrentes.

Não cometa o erro de 90% dos pequenos comerciantes brasileiros de não ter uma Estratégia de Marketing e de não pensar uma Estratégia para presença digital - ferramenta mais barata para chegar ao consumidor fora do ponto de venda. Utilize o poder o Design para potencializar a qualidade dos seus negócios, hoje em dia essa ferramenta é mais economicamente mais acessível do que jamais foi.

Acima de tudo, construa Valor para o cliente, tudo o que foi exposto nesse texto são ferramentas para tornar auto-evidente para o cliente o Valor único do seu negócio e porque o cliente deveria adquirir esse Valor de você. Seja em que tipo de comércio for, seja especial e seja único para despertar o desejo de seu cliente. Porque se você for mais um, infelizmente seu negócio não vai levar muito tempo para fechar as portas em definitivo.

Frederico Burlamaqui
Frederico Burlamaqui Seguir