[ editar artigo]

Seu site é antigo? Entenda como isso pode influenciar nos seus resultados!

Seu site é antigo? Entenda como isso pode influenciar nos seus resultados!

Muito mudou no mundo da internet de 10 anos pra cá. Um site que era considerado "top de linha" nos anos 2000, pode não ser o ideal para os dias de hoje. Além da questão estética, que pode interferir na imagem que o cliente constrói sobre sua marca, alguns outros detalhes prejudicam a eficiência do site e dificultam os resultados que você espera ter com ele.

Uma das principais mudanças no comportamento do consumidor durante esses últimos anos diz respeito à facilidade de conexão com a internet e a preferência dos internautas em utilizar celulares e tablets para isso. Segundo pesquisas, 69% dos internautas usam o smartphone como principal dispositivo para realizar suas pesquisas online.

Em frente à essa situação, é possível identificar a importância da sua marca ter um site que seja adaptado para todas as telas, ou seja, responsivo. Um site responsivo é aquele que oferece uma boa experiência ao usuário, independente de ele estar navegando pelo computador, por um tablet ou por qualquer smartphone. As informações não ficam desconfiguradas, as fotos não ficam distorcidas, nenhum link apresenta erro e o usuário encontra facilmente o que está procurando.

Esse, inclusive, é um fator importante que o Google leva em consideração na hora de posicionar seu site nas primeiras posições das buscas. Se ele não for adaptado pra dispositivos móveis, as chances de ter destaque quando alguém procurar pelo seu produto ou serviço cai bastante.

Para descobrir se o seu site é responsivo ou não é simples. O próprio Google tem uma ferramenta que identifica se é possível navegar no seu site de maneira fácil por dispositivos móveis e, em caso negativo, te sugere o que pode ser melhorado.

Outro fator que pode fazer com que o seu site antigo não seja encontrado é a velocidade com que ele é carregado. É comum vermos sites antigos com imagens animadas, vários menus que são carregados individualmente ou então poluídos visualmente. Se um usuário acessar um website desses no celular e levar mais que 10 segundos - quando muito - pra ver o conteúdo carregado, a tendência é que a pessoa desista e procure outro que ofereça mais velocidade. Uma vez que o Google identifica isso, sua página perde relevância e, consequentemente, posições na busca.

O objetivo maior do Google é proporcionar a melhor experiência ao usuário. Sendo assim, tenha em mente usabilidade, estética, velocidade de carregamento, ausência de links com erro e objetividade no momento de pensar em um website bacana para seu negócio :)

Quer ajuda para desenvolver um site de qualidade e trabalhar melhor com o Marketing Digital da sua empresa? Entre em contato com o Elefante Verde! Nós somos uma franquia de marketing digital focada em micro e pequenos empresário, estamos nas 3 maiores cidades do Paraná e podemos te ajudar ;)

Curitiba: curitiba-pr.hubify.com.br Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 99740- 7051

Londrina: londrina-pr.hubify.com.br Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 99863-7485

Maringá: maringa-pr.hubify.com.br Rua Piratininga, 808 - Zona 01 | (44) 4141-5789 ou (44) 997077798

 

 

Clube Sebrae
Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

Ler matéria completa
Indicados para você