[ editar artigo]

Sociedade: como escolher a mais adequada

Sociedade: como escolher a mais adequada

Abrir uma empresa traz muitos desafios. Alguns deles começam antes mesmo de abri-la, como na hora de decidir se você terá, ou não, um sócio. Há várias situações em que sua empresa pode precisar de um sócio. Alguns exemplos são a fase de implementação, quando a empresa estiver crescendo ou quando você quer salvá-la. Mas você já deve ter imaginado que, para firmar uma sociedade não serve qualquer sócio, pois uma escolha errada pode pôr todas as suas expectativas a perder. Por isso, acertar na sociedade para montar um empreendimento é essencial ao negócio. Se sua empresa precisa de um sócio, continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

O que é sociedade empresarial?

No Brasil, sociedade empresarial é a união de pessoas que montam um empreendimento de maneira profissional. Essa união tem a finalidade de comercializar produtos ou serviços para a obtenção de lucro.

Fundamentalmente, compartilhar uma organização com um ou mais sócios significa que vocês terão ideias, responsabilidades e capital compartilhados.

Quais as vantagens e desvantagens de uma sociedade?

Como tudo na vida, optar por uma sociedade ao abrir uma empresa tem vantagens e desvantagens. Confira quais são elas antes de entrar nessa empreitada!

Vantagens da sociedade

  • Divisão de responsabilidades administrativas;
  • Maior diversidade de ideias e soluções;
  • Divisão de investimento de capital;
  • Maior base de ativos da empresa;
  • Divisão nas tarefas da empresa;
  • Maior experiência agregada;
  • União de competências.

Algumas das vantagens merecem ser melhor explicadas. A união de forças e competências, por exemplo, é uma grande vantagem de se ter sócios. Isso porque, algumas pessoas possuem maiores habilidades na área de administração dos negócios, outras em vendas.

Assim, enquanto um se volta para as contas e os números, o outro se ocupa em cuidar da comunicação e do relacionamento com o cliente. E, se houver mais de dois sócios, poderão ser agregadas ainda outras competências. Com isso, as chances da sua empresa ser mais completa e próspera serão maiores.

Poder dividir os investimentos de capital é outra grande vantagem. Isso porque, o valor de bens ou dinheiro estabelecido para ser o capital social da empresa precisa ser empregado na emprega antes mesmo de o negócio começar. Muitas vezes, o empreendedor não possui – sozinho - todo esse montante.

Esmiuçando em números, para um empresário individual há somente duas opções: ser um Microempresário Individual (MEI) ou constituir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).

No primeiro caso, não é preciso capital social. É fundamental também cumprir com as obrigações fiscais, caso contrário o MEI pode ter sua inscrição cancelada. Isso ocorre quando ele não realiza o pagamento da DAS durante o ano todo (12 meses sem pagar), logo, também não apresenta a declaração anual daquele período.

Para abrir uma EIRELI, deverá ser investido, inicialmente, pelo menos 100 salários mínimos. E, como, muitas vezes, nenhuma das opções apresentadas são viáveis. Assim, se o empresário não tiver o valor preciso para abrir sua empresa, um sócio poderá ter o restante do montante para investir no negócio.

Desvantagens

  • Possibilidade de dissolução da sociedade;
  • Obrigatoriedade da divisão nos lucros;
  • Atritos e divergências entre os sócios;
  • Dificuldade de entrar em consensos.

Antes de pensar em ter um sócio, o atual ou futuro empreendedor deve fazer uma avaliação criteriosa na escolha de quem será essa pessoa. Isso porque, um sócio também considerará e dividirá a tomada de decisões. Portanto, observe no candidato a sócio se o estilo de negócios e o temperamento dele são compatíveis com a sua maneira de pensar e de agir para que a sociedade não traga problemas em vez de soluções.

Algumas perguntas que você pode se fazer poderão avaliar a viabilidade de um sócio:

  1. Qual o valor esse sócio agregará ao negócio?
  2. Há confiança mutua entre você e o sócio pretendido?
  3. Como serão divididas as responsabilidades da empresa?
  4. Se formos muito amigos isso poderá ajudar ou atrapalhar a sociedade e a nossa amizade?

Apresentadas as vantagens e desvantagens de uma sociedade, se você optar por firmar uma delas, precisa saber qual dos muitos tipos se adéqua ao seu caso.

A escolha do tipo de sociedade vai depender da natureza do negócio, mais precisamente sobre quais serviços ou produtos sua empresa oferecerá. E é natural ter dúvidas entre todos os tipos de sociedade existentes. Confira-as abaixo!

Quais são os tipos de sociedade existentes?

* Sociedade Simples: É o tipo de sociedade feita em empresas básicas por oferecer apenas serviços. São constituídas por duas ou mais pessoas que atuam no mesmo ramo e exercem a atividade-fim da empresa.

Empresas de sociedade simples não precisam ser registradas na Junta Comercial e não estão sujeitas a um processo de recuperação judicial. Para firmar a sociedade, o registro deve, apenas, ser feito em cartório de Registro Civil voltado para as Pessoas Jurídicas.

Como exemplo temos sociedades entre advogados, médicos e dentistas.

* Sociedade Limitada: É o modelo de negócio onde cada um dos sócios da empresa entra com um investimento de capital. É importante deixar claro que esse montante não precisa ser igual para ambos os sócios, pois a participação na administração do negócio será proporcional ao quanto foi investido.

Dessa forma, se a empresa for à falência, o patrimônio dos sócios poderá preservado para evitar que quem investiu mais tenha mais prejuízo financeiro.

Nessa sociedade citamos a Vigilância Sanitária e Conselhos de classe.

* Sociedade Anônima: Na sociedade anônima o capital da empresa é dividido em partes iguais de ações, as quais limitam a ação dos sócios segundo o valor empregado na emissão dessas ações.

Para ser firmada, esse tipo de sociedade requer que haja, pelo menos, dois ou mais sócios acionistas e precisa ser voltada para o meio corporativo e com o objetivo da acumulação de capital.

Aqui se encaixam as Lojas Americanas SA, Basf SA e Abril SA.

* Sociedade em Nome Coletivo: Nessa modalidade de sociedade apenas pessoas físicas podem ser sócias, todas contando com obrigações ilimitadas. Também é de responsabilidade dos sócios a administração da empresa, que não poderá ser atribuída a terceiros.

O exemplo é a sociedade do João Maria & Cia, P. de Jesus e Irmãos.

* Sociedade em Conta de Participação: Essa modalidade de sociedade não tem personalidade jurídica autônoma. Os sócios são denominados ostensivos e participativos.

O primeiro deve ser, obrigatoriamente, um empresário que responderá pela administração e seu nome será usado para a função social da empresa. Já o sócio participativo, que antes era conhecido como sócio oculto, não possui responsabilidade jurídica frente à empresa.

Ao firmar uma SPC com uma confeitaria para vender uma receita sua, é um dos exemplos.

* Sociedade Cooperativa: As cooperativas não têm natureza civil e não podem ir à falência. Isso porque, essas empresas focam apenas em prestar serviços aos seus associados. Elas atendem aos interesses comuns de um certo grupo de pessoas e não visam os lucros.

Seu sistema de gerenciamento é inteiramente democrático e com participação ilimitada e integral de todos os seus associados.

Nessa sociedade encaixamos o Sicoob e a Cooperativa de Laticínios de São José dos Campos.

Ao observar todas as informações acima - o que é uma sociedade, as vantagens e desvantagens de abrir uma empresa com sócios, os diferentes tipos de sociedade e alguns exemplos -será muito mais fácil decidir qual é a melhor opção para sua empresa e para o seu perfil pessoal de negócios.

E agora, que tal compartilhar o post em suas redes sociais e deixar seus amigos - ou futuros sócios - informados sobre esse assunto?

Clube Sebrae
Renata Fraia
Renata Fraia Seguir

Jornalista, Farmacêutica e Escritora. Como Redatora (Produtora de Conteúdo / Editora com SEO), é certificada em Inbound Marketing pela Hubspot, RockContent e Contentools. Experiência: Blog Posts e Social Posts, especialmente saúde em geral, medicina,

Ler matéria completa
Indicados para você