[ editar artigo]

Software como Serviço (SaaS): Definição e características.

Software como Serviço (SaaS): Definição e características.

Software como Serviço é a tradução do inglês Software as a Service (SaaS). É a forma de distribuição do software através da internet sem a necessidade de instalação ou configuração do computador do usuário.

Ao invés da compra de licenças e do pagamento de taxas de implantação e configuração. A aquisição do software é feita através de uma assinatura por um determinado período ou pacote de funcionalidades disponíveis aos usuários. Num modelo semelhante a aquisição de serviços como o de água, luz e telefonia, onde o consumidor paga somente pelo tempo e utilização do serviço. Sem a necessidade de aquisição de mídias físicas para instalação do software como CDs, DVDs ou Pen Drives.

Tecnicamente a empresa desenvolvedora do software o implanta em um ambiente ou plataforma de serviços na internet onde o software fica disponível e acessível aos usuários através de um navegador web. Permitindo assim, que vários usuários possam acessar simultaneamente o mesmo software.

As principais características do Software como Serviço são:

Multi-plataforma

O mesmo software pode ser acessado por diferentes equipamentos e sistemas operacionais, como: computadores desktop, notebooks, tablets e smartphones.

Disponibilidade e acessibilidade

O SaaS fica disponível para ser utilizado pelo usuário a qualquer momento e local. Contanto que o usuário tenha conexão com a internet.

Constantes atualizações

Frequentes correções e incrementações são disponibilizadas a todos os usuários do software automaticamente. Sem haver a necessidade de intervenção humana.

Configuração e customização

Normalmente o SaaS permite que seus usuários possam configurar e personalizar um conjunto de comportamentos do software conforme suas preferências.

Integração externa

É comum que o SaaS tenha implementado e disponibilizado aos seus usuários um protocolo de comunicação para integração com aplicações de terceiros ou API (Application Programming Interface).

Alguns exemplos de Software como Serviço:

Google drive

Armazenamento e sincronização de arquivos como planilhas, documentos, imagens e apresentações.

Trello

Ferramenta de produtividade que ajuda no gerenciamento de projetos e tarefas.

Spotify

Distribuição, organização e compartilhamento de músicas.

Gestão Ninja

Gestão financeira para pequenos negócios.

Clube Sebrae
Joacir Gonçalves Dos Santos
Joacir Gonçalves Dos Santos Seguir

Empreendedor de Tecnologia, co-fundador e CTO da Aelian.

Ler matéria completa
Indicados para você