[ editar artigo]

Sou MEI e gostaria de tornar o meu negócio uma Franquia, é possível?

A resposta é SIM! É possível! Já existem microempreendedores individuais que decidiram tornar seu negócio uma franquia. No caso eles transformaram seu negócio em uma "Microfranquia".

Um dos exemplos recentes é o da Deisiane Zortéa. Há 5 anos atrás ela começou a atuar como Secretaria Remota. Como foi pioneira nacional nessa prestação de serviço, ganhou notoriedade na imprensa e várias secretárias começaram a enviar comunicados solicitando dicas e conselhos para atuar na profissão.

Quando Deisiane percebeu, já eram centenas de contatos e, apesar das várias dicas passadas, ainda existiam muitas dificuldades para que essas secretárias se encorajassem a atuar no mercado.

Pensando nisso, ela decidiu realizar uma análise e percebeu que poderia manualizar todo o seu conhecimento. Por já ter o pedido de registro da marca formalizado no INPI tudo ficou mais fácil. Esta é uma dica importante: realize o pedido do registro de sua marca!

Outro ponto importante é manualizar seu conhecimento! Deisiane formalizou manuais para auxiliar secretárias franqueadas a prospectar clientes, enviar propostas, elaborar contratos de serviços, organizar a agenda de atendimento, e vários outros pontos que estavam só na cabeça dela e que agora pode ser replicado para que outras secretárias possam utilizar em qualquer outro lugar do Brasil.

Esboçar as regras de negócio foi um ponto importante para ela também:

Quais as responsabilidades dessa secretária franqueada?

Quais as responsabilidades que assumirei com os franqueados?

Como deve ser a taxa de royalties que cada um deverá pagar?

Essas e outras questões começaram fazer parte de um esboço que serviu para o processo de formatação.

Por fim, é importante o apoio de um especialista para que as adaptações jurídicas sejam feitas na sua empresa para que ela possa atuar como franqueadora, bem como a confecção da Circular de Oferta de Franquia e a Minuta do Contrato de Franquia.

Clube Sebrae
Leandro Krug
Leandro Krug Seguir

Especialista em Franquias e Consultor de Varejo Empresário do Varejo com operações em Shopping Center Professor de Pós Graduação há 10 anos

Ler matéria completa
Indicados para você