[editar artigo]

O que são as startups?

Startups, em sua maioria, são empresas iniciantes ou em gestação que funcionam de maneira mais flexível que as tradicionais. Usam da aparente desvantagem do pouco capital e do número limitado de colaboradores para criar estratégias que encurtam o caminho entre a ideia e o lançamento do produto no mercado.

A flexibilidade da gestão traz dinamismo para correções de projeto, reinvenção de produtos com meta na resolução de problemas reais das pessoas. Os custosos processos internos são reduzidos ao mínimo necessário para que a empresa cresça rapidamente em número de usuários.

Crescer é o único objetivo de uma Startup. O lucro é consequência. O potencial de crescimento em número de clientes é determinante para que a Startup receba investimentos, mantenha o crescimento e lucre.

Metodologia e Ciclo Evolutivo

Startup é um organismo vivo, dinâmico, resiliente e magnético. Por ser dinâmico e mudar a todo tempo, a primeira metodologia utilizada para se entender uma Startup é o Business Model Canvas. Essa é a ferramenta de modelagem de negócios tem o objetivo de entregar algo de valor único ao cliente. Com a chance maior de prosperar com riscos mínimos. A aplicação desta metodologia verifica de forma simples o seguimento de clientes, canais de distribuição, relacionamento e outros aspectos que dão uma visão geral de onde um negócio pode falhar.

Depois é Lean Startup é quem ensina a crescer, esse é método utilizado onde são feitos testes e validação do produto com o cliente final de forma sistemática. Cada etapa do desenvolvimento é validado com o usuário final antes de se continuar o trabalho. Isso garante que o produto final seja ideal para o consumidor.

Quando entra na fase de aumento da base de clientes, o método muda, passa a ser o Growth Hacking. Que são técnicas de marketing, principalmente digital, para trazer novos clientes para seu negócio.

Embora dominada pelas empresas de tecnologia, o modelo de Startup cabe em qualquer mercado: indústria, comércio, serviços e governo.

Hoje em dia temos muitas empresas que mesmo dentro de uma grande estrutura institucional, criam grupos para a validação de ideias usando Lean Startup. E processos de expansão da base de clientes, o Growth Hacking, são utilizadas por muitas empresas de marketing digital.

Há inúmeros casos empresas tradicionais, que se reinventam e crescem depois de flexibilizar a gestão com a adoção da dinâmica das Startups. E você? Está reinventando seu negócio hoje?

Vou contar mais sobre como empresas vem utilizando as metodologias de startup nesse blog.

Clube Sebrae
Luciano Kalil
Luciano Kalil Seguir

CEO - Beracode - Plataforma para você criar comunidades e ambientes colaborativos de produção de conteúdo.

Continue lendo
Indicados para você