{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Pergunta
Storytelling: comece a compartilhar sua história no Clube Sebrae hoje!
[editar artigo]

Storytelling: comece a compartilhar sua história no Clube Sebrae hoje!

Para que você entenda onde quero chegar, vou precisar contar uma história.

Uma breve história de Alejandro Valente:

Para contar essa história, vamos voltar mais ou menos 10 anos atrás. Alejandro trabalha como cabelereiro. Uma agenda cheia de clientes e uma rotina bastante corrida,porém, muito feliz. Afinal, ele ama o que faz.

Alejandro sente que há uma oportunidade para os profissionais de salões de beleza tornar o conhecimento mais "profissional". (Há 10 anos, o Youtube ainda era apenas uma plataforma de compartilhamento de vídeos e o Facebook estava começando a receber a emigrantes do falecido Orkut.)

É lógico que o amor pelo seu trabalho fez ele se destacar e todo mundo sabe que uma consequência de fazer o que gosta é tratar bem os clientes. Com tanta notoriedade, Alejandro é chamado para compartilhar com alguns colegas alguns de seus "segredos". E ele pensou: Ok. Por que não?

O sucesso foi tão grande que passou ser frequente ele reunir cabelereiros para dar workshops compartilhando seus conhecimentos e suas técnicas.

Um dia, um dos participantes decide postar no Youtube um trecho de um dos seus workshops. Quando ele descobre, o video já estava repercutindo na rede. E, foi então que ele percebe, o quanto ele pode ser um agente de mudança para outros profissionais de salão de beleza.

Aí por diante é a história que ele já contou aqui no Clube Sebrae no seu post Como é ser um Youtuber.

A melhor parte dessa história

O que veio um tempo depois disso, foi o assédio das grandes marcas do setor, numa tentativa de vincular suas marcas ao conhecimento compartilhado por Alejandro.

Em algum momento nessa história, ele percebeu algo que fez toda a diferença para garantir o crescimento da sua legião de fãs: ele decidiu ficar do lado do seu público, ao invés das marcas. Isso foi crucial para que seu conteúdo tivesse as características que todo espectador espera: espontâneidade e verdade.

O que dizem seus seguidores

Algo que me deixou surpreso, foi os comentários de pessoas de toda a parte do mundo agradecendo todos os ensinamentos compartilhados. É muito interessante ver como as pessoas reconhecem a contribuição de Alejandro na carreiras desses profissionais. Em seu post Alejandro mostra um desses comentários mostrando o carinho e o reconhecimento que essas pessoas têm por ele. Alejandro percebeu que dessa forma ele vem contribuindo para o crescimento de todo um segmento e que compartilhar conhecimentos é uma forma de deixar uma marca na vida de outras pessoas.

Storytelling: qual a sua história?

De uma forma bem sucinta, eu contei a história de como Alejandro Valente ajudou a transformar a vida de muitos profissionais do segmento de beleza. Uma boa hitória, sempre fala de uma transformação positiva. Pessoas se identificam e se inspiram com isso.

" Você se empodera compartilhando conhecimento, e não acumulando-o."

Eu te desafio a pensar em uma transformação na sua empresa ou no seu segmento que você foi parte e que você ajudou a realizar. Conte sua história aqui no Clube e seja um agente de mudança dentro do seu segmento. Você também pode ajudar a transformar a vida de tantos outros.

Matheus dos Santos

redator e gerente de comunidade @freelancer

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação