Sua empresa é Lean?
[editar artigo]

Sua empresa é Lean?

"Lean Startup Methodology” é uma metodologia adotada por grandes empresas como Google, Facebook, Whatsapp, Uber, entre outras para encurtar o prazo de desenvolvimento de produtos através da combinação de experimentos regidos por hipóteses de negócios, lançamento de produtos interativos e o chamado aprendizado validado, termo este cunhado por Eric Reis, no livro “The Lean Startup: How Today’s Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses”, um bestseller corporativo.

O segredo das Startups

Em ambiente de extrema incerteza, defende Reis, startups dispõem de flexibilidade para investir tempo na construção interativa de produtos ou serviços que alcancem rapidamente as necessidades dos novos consumidores. O que percebemos agora é a adoção de empresas a essa metodologia. Ao adotar a filosofia “A “lean startup” as grandes companhias reduzem o risco do investimento, pois as maiores apostas são feitas nos “aprendizados já validados”.

No paradigma do "Learn Startup Methodology”, a função dos executivos especialistas (diretores e gerentes) é levantar e balizar hipóteses de inovação. É o fim da era das certezas. A validação só tem robustez se feita in loco, longe dos gabinetes, em interação com o público alvo. É nesta segunda etapa que as grandes corporações precisam da dinâmica startup. A chave aqui é a velocidade.

Mesmo no mundo das startups, a velocidade para se adaptar é condição para existência. Orkut, MSN são dois exemplos bem conhecidos do brasileiros de produtos líderes de mercado que não acompanharam a velocidade dos concorrentes e foram extintos. Substituídos por então Startups que conseguiram surfar na modernidade líquida. Além de saber das necessidades, sonhos, conflitos do público alvo para entregar produtos de alto valor, deve-se estar atento às contínuas mudanças que este mesmo alvo demanda, em velocidade cada vez maior.

O método “Learn Startup Methodology” fala de entender não apenas o desejo, mas antecipar-se à constantes mudanças da era digital. A certeza de ontem já não vale mais. Bem vindo ao mundo das hipóteses.

Luciano Kalil
Luciano Kalil Seguir

CEO - Beracode - Plataforma para você criar comunidades e ambientes colaborativos de produção de conteúdo.

Continue lendo
Indicados para você