[ editar artigo]

Sua empresa está com o orçamento apertado? Invista em Marketing Digital!

Sua empresa está com o orçamento apertado? Invista em Marketing Digital!

Tratando-se de micro e pequenas empresas, qualquer movimentação de dinheiro faz diferença no fim no mês. Afinal, os custos são altos e é fundamental que as vendas gerem receita suficiente para manter o negócio girando. O Marketing Digital tem se popularizado justamente devido a capacidade de impactar muitas pessoas por um custo baixo.

Muitos empresários ainda têm receio de investir na divulgação da sua empresa online por não conhecerem a fundo o potencial da internet, ou não saberem ao certo por onde começar, nem qual o retorno esperar.

Mas é como dizem: "quem não é visto, não é lembrado". Como você espera que as pessoas comprem de você se elas não conhecem sua marca, não sabem o que você oferece ou não conseguem te encontrar quando precisam? Qualquer empresa, independente do tamanho, precisa aplicar esforços para se tornar visível na internet. Por isso, se você ainda não se preocupou com a presença online da sua empresa, não perca tempo! Seus concorrentes estão conquistando seu espaço.

Sabia que os brasileiros gastam, em média, cerca de 38% do dia na internet? São 9 horas e 14 minutos online, e, dessas, 3 horas e 39 minutos só nas redes sociais. Para comprovar esses dados, basta observar um lugar público por alguns minutos. Você certamente verá pessoas andando, comendo e até conversando sem sequer tirar os olhos da tela do celular. Que tal aproveitar um pouquinho toda essa atenção para atrair novos clientes? :)

Ainda não está convencido? Te mostro 4 motivos pelos quais sua micro ou pequena empresa com baixo orçamento disponível deve investir tempo e dinheiro com divulgação na internet.

1 - Ferramentas gratuitas

Existem várias ferramentas gratuitas que contribuem para o aumento da visibilidade do seu negócio na internet. O Google Meu Negócio é um excelente exemplo, com essa página atualizada os clientes conseguem encontrar com facilidade o site da sua empresa, o telefone, endereço, horário de atendimento e conferir avaliações de outros usuários.

Já as redes sociais são ótimas ferramentas de comunicação entre sua marca e seus clientes, sejam eles atuais ou futuros, e, apesar de exigirem investimento financeiro para um resultado ideal, podem ser trabalhadas e alimentadas gratuitamente, servindo como uma espécie de vitrine online e facilitando a construção de relacionamento. Um perfil no Instagram e uma página no Facebook  fortalecem sua marca na internet e te ajudam a se manter presente na memória do público.

2 - Controle do orçamento

Como comentei anteriormente, você pode criar suas páginas nas redes sociais, alimentá-las com conteúdo relevante, e interagir com seu público sem custo algum. Mas para que suas publicações realmente tenham um alcance bom e atinjam novas pessoas é fundamental o investimento em anúncios pagos.

Dessa forma, a página continua crescendo e você garante que um número grande de pessoas (dentro do perfil de público que você escolher) vai ser impactado com os conteúdos que desenvolve. A grande vantagem é que você pode controlar o valor que quer investir e o tempo que o anúncio será veiculado. É possível ainda escolher valores diferentes de acordo com o assunto de cada publicação ou anúncio e ir testando estratégias diferentes com baixo investimento (R$10,00 ou R$20,00 por exemplo) para com o tempo compreender o que funciona melhor para sua empresa e assim investir um valor maior nas estratégias que você sabe que funcionam.

3 - Auto poder de segmentação

Poucas ferramentas de marketing tradicional (flyers, tv, rádio, revista, etc) oferecem uma segmentação tão específica quanto as ferramentas online. Pelas redes sociais, por exemplo, você consegue direcionar anúncios para mulheres, dentro de um raio de 1km do seu ponto de venda, entre 20 e 45 anos, que sejam casadas, tenham filhos de até 10 anos e se interessem por assuntos relacionados à saúde.

A possibilidade de segmentação é muito grande e, com uma persona bem construída, as chances de interação com potenciais clientes aumenta muito, já que você está otimizando todo o seu orçamento e esforço para impactar quem realmente precisa do seu produto e tem interesse no seu negócio.

4- Facilitador de comunicação

Com a facilidade e instantaneidade de troca de mensagens por aplicativos como o Messenger ou o WhatsApp, em conjunto com a rotina corrida e tempo escasso, as pessoas exigem praticidade na comunicação com uma empresa. Tirar dúvidas, pedir informações e até realizar a compra devem ser processos rápidos, simples e objetivos.

Muita gente não pega mais o telefone para fazer uma ligação e muito menos espera a resposta de um e-mail. Um comentário em uma publicação do Facebook ou uma mensagem no WhatsApp que leva muito tempo para ser respondida é uma oportunidade de venda perdida. A internet pede comunicação em tempo real.

A pessoa que vê uma foto de um produto no seu site não quer precisar se deslocar até a loja e ainda correr o risco de não encontrar o tamanho correto, por isso se colocar à disposição para passar mais informações e responder mensagens é mostrar que você se importa com o cliente e quer oferecer uma experiência de venda positiva e completa.

Viu só como a internet é cheia de possibilidades, mesmo para empresas com baixo orçamento? Nunca deixe de investir, com menos que seja, para novos clientes continuam chegando. Para continuar se aprofundando no assunto, confira também o artigo Marketing Digital para pequenas empresas.

Caso precise de ajuda para melhorar sua visibilidade online, entre em contato com o Elefante Verde/Hubify! Somos uma franquia de marketing digital focada no micro e pequeno empresário e podemos te ajudar. Estamos presentes nas 3 maiores cidades do Paraná:

Curitiba: curitiba-pr.hubify.com.br Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 99740- 7051

Londrina: londrina-pr.hubify.com.br Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 99863-7485

Maringá: maringa-pr.hubify.com.br Rua Piratininga, 808 - Zona 01 | (44) 4141-5789

Clube Sebrae
Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

Ler matéria completa
Indicados para você