Sua empresa precisa estar em todas as redes sociais?
[editar artigo]

Sua empresa precisa estar em todas as redes sociais?

Atualmente, é muito difícil encontrar alguma pessoa que não tenha uma conta em pelo menos um rede social, não é mesmo? Muita gente, inclusive, faz questão de acompanhar de perto o que acontece em várias delas ao mesmo tempo! Já falei sobre a importância de seu negócio marcar presença nas principais redes sociais, mas será que você, enquanto empresa, precisa estar em todas elas?

A resposta é simples: não. Sua empresa não tem a obrigação de criar um perfil em todas as redes sociais que encontra para ter uma estratégia de marketing digital completa. Cada rede social tem um público específico, exige uma linguagem particular e tem um objetivo diferente e é preciso analisar qual delas se encaixa melhor com sua empresa.

Mas como escolher qual rede social deve ser explorada pela sua marca? Selecionei algumas dicas que vão te ajudar nessa missão. Confere aí ;)

1 - Saiba onde está seu público

O principal fator que você precisa levar em conta na hora de escolher a rede social adequada (pode ser também mais de uma) é o mesmo fundamental para a realização de qualquer outra ação de marketing: seu público. A lógica é simples, vocês precisa se mostrar presente onde o seu público é mais ativo.

Para descobrir isso, nada melhor do que consultar o próprio cliente. Converse com o  seu consumidor, veja qual é a rede social que ele mais usa, qual é o motivo dele preferir aquela rede social, de que maneira ele interage, o que ele espera do perfil de uma marca, etc. 

2 - Procure entender a essência de cada rede social

Saber o básico sobre como as redes sociais funcionam e qual é o tipo de conteúdo compartilhado nelas também vai te ajudar na sua escolha.

O Facebook, por exemplo, é a rede social com mais usuários e permite a utilização de vários tipos de conteúdo. Você pode publicar os artigos do seu blog, dicas interessantes sobre assuntos relacionados ao seu negócios, links, fotos dos seus produtos, do seu espaço, vídeos variados... enfim, as possibilidades são bastante amplas.

Já o Instagram é uma ferramenta totalmente visual, o foco está sempre na imagem. Então você precisa pensar se o seu tipo de negócio te possibilita explorar fotografias e torná-las atrativas. Além disso, o público bem ativo costuma ser pessoas um pouco mais jovens.

Twitter é uma rede social que precisa ser muito bem pensada. Nele você tem 140 caracteres de texto para expor a mensagem, e o foco são informações bem dinâmicas e instantâneas, como notícias que estão acontecendo no momento e novidades fresquinhas.

Existem outras redes sociais como o LinkedIn, Pinterest, Snapchat, YouTube, entre outras. Tente ficar antenado para conseguir identificar as redes sociais que estão se tornando mais populares e se o perfil da sua marca combina com alguma delas.

3 - Gerencie seu investimento

De nada adianta criar um perfil em cada rede social e não conseguir administrar nenhum de forma adequada. Alimentar o perfil da empresa em qualquer rede social exige atenção, tempo e dinheiro.

Se você acha que não dá conta de publicar, responder as dúvidas dos usuários e pensar em estratégias de engajamento para mais de uma rede social, mesmo que tenha algumas pessoas para te auxiliar, melhor focar apenas naquela que concentra maior parte do seu público.

A ajuda de um profissional é sempre importante para te orientar, otimizar o seu tempo e aproveitar a experiência que ele tem na área para evitar frustrações. Mas cada negócio tem suas peculiaridades, então sempre vai ser preciso realizar testes diversos para que, com o tempo, você aprenda o que dá mais certo pro seu público e tipo de negócio.

Além disso, sabemos que pequenos empresários muitas vezes acumulam diversas funções. Por isso, conte com alguém mais experiente para te orientar e otimizar seu dinheiro e tempo investidos.

Precisa de ajuda para trabalhar com o Marketing Digital da sua empresa? Entre em contato com o Elefante Verde/Hubify! Somos uma franquia de marketing digital focada no micro e pequeno empresário e podemos te ajudar. Estamos presentes nas 3 maiores cidades do Paraná:

Curitiba: curitiba-pr.hubify.com.br Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 99740- 7051

Londrina: londrina-pr.hubify.com.brRua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 99863-7485

Maringá: maringa-pr.hubify.com.brRua Piratininga, 808 - Zona 01 | (44) 4141-5789 ou (44) 997077798

 

 

 

 

Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Marketing - Elefante Verde PR

Continue lendo
Indicados para você