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Suas ações de Marketing Digital estão facilitando o contato o cliente? Confira 5 dicas para incentivar a comunicação

Suas ações de Marketing Digital estão facilitando o contato o cliente? Confira 5 dicas para incentivar a comunicação

Uma das principais vantagens que a popularização da internet, e com ela o "boom" das redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, trouxe para micro e pequenas empresas é a facilidade de contato entre o consumidor e a marca.

O cliente consegue conversar com um estabelecimento no ônibus indo para o trabalho, pode tirar dúvidas sobre um produto de seu interesse ou agendar um horário sem precisar parar o que está fazendo para pegar o telefone, e tem a possibilidade de enviar uma mensagem a qualquer hora do dia - no horário em que ele tem disponível ou no momento em que ele lembrou da marca.

Para certificar-se de que sua empresa está aproveitando todo esse potencial, é muito importante que suas ações de marketing digital facilitem ao máximo essa comunicação online, e que, depois que o cliente enfim contactar sua empresa, ela esteja preparada para oferecer um excelente atendimento sem precisar direcionar para um e-mail ou telefone.

Pensando nisso, separei 5 sugestões de pequenas ações que vão facilitar essa troca de mensagens entre sua empresa e o cliente e te ajudarão a incentivar essa comunicação online. Vamos lá? :)

1 - Tenha o plug in do WhatsApp e/ou do Messenger no seu site

Se você trabalha com estratégias de marketing digital para atrair clientes para o seu negócio, muito provavelmente você já tem um site, certo?

O site é um ambiente institucional onde você pode concentrar todas as informações relevantes sobre sua marca, descrever o seu negócio, direcionar as pessoas suas redes sociais, incluir conteúdos diversos para seu público, expor seus produtos, etc.

Em conjunto com um trabalho de SEO bem feito, as pessoas conseguem encontrar o seu site quando buscarem por assuntos relacionados ao seu negócio no Google. Então se eu procurar por "padaria em Maringá", muito provavelmente eu vou entrar em contato com aquela que aparecer entre as posições posições, me chamar a atenção, que eu encontrar as informações que preciso no site, que aparente ter um produto bacana e que facilite a comunicação imediata.

Além do tradicional formulário de contato por e-mail, informações visíveis de telefone, endereço e links para as redes sociais, adicionar plug ins para aplicativos de mensagens como o WhatsApp e o Messenger pode ser um grande diferencial.

Os ícones acompanham o usuário onde quer que ele esteja navegando dentro do site e fazem com que a mensagem possa ser enviada sem a necessidade de direcionar para a página no Facebook ou que o usuário tenha que salvar o número da empresa nos contatos do celular para então poder chamá-la no Whats.

Caso seu site tenha sido criado pelo Wordpress, por exemplo, a instalação desses plug ins é realizada de maneira bem simples e você pode entrar em contato com o seu programador para verificar essa disponibilidade. Algumas outras plataformas também já oferecem essa possibilidade, como é o caso do Elefante Verde/Hubify.

2- Mantenha uma boa taxa de resposta no Facebook

Se você dedica tempo fazendo com que sua página cresça, faz um trabalho bacana com posts relevantes para o público e investe em anúncios para atingir novas pessoas dentro do seu perfil ideal de cliente, é totalmente natural que as pessoas entrem em contato com sua marca por inbox, ou seja, através do Messenger, o aplicativo de troca de mensagens do Facebook.

Para facilitar a experiência do usuário, a própria rede social faz uma média do tempo que a página demora para fornecer uma resposta e exibe esse dado próximo às informações de contato. Dessa forma, qualquer pessoa consegue saber se pode esperar agilidade no atendimento por inbox ou não.

Imagine que uma pessoa interessada pelo seu produto ou serviço foi impactada por um anúncio da sua página e deseja obter mais informações. Como o conteúdo foi divulgado no Facebook, ela resolve utilizar a própria plataforma para enviar uma pergunta, mas é surpreendida com a seguinte informação:

Sabendo que a página pode levar até um dia para responder, a tendência é que ela procure outra empresa concorrente que consiga entregar mais agilidade no atendimento online.

Sendo assim, dedique-se para responder as mensagens assim que possível, sem deixar a qualidade da interação de lado, e manter uma boa taxa de resposta. Isso incentivará as pessoas a entrarem em contato com sua página.

3 - Inclua a resposta de mensagens na rotina da empresa (Whats web e business)

É importante que as empresas adequem-se ao comportamento do consumidor. Como já vimos anteriormente, o WhatsApp está muito presente no cotidiano das pessoas e elas esperam uma interação por parte das marcas através dessa ferramenta também.

Uma dica é habituar-se a deixar o aplicativo sempre aberto no computador, já que isso facilita a digitação das informações e evita que mensagens acabem passando despercebidas.

Para isso, basta ir em "ajustes" ou clicar nos três pontinhos que sinalizam as configurações no aplicativo (varia de acordo com o sistema operacional de cada aparelho), escolher a opção "WhatsApp Web" e escanear a tela do computador com o link web.whatsapp.com aberto, como se fosse tirar uma foto. O processo é bem simples e facilita na hora de mandar um texto mais elaborado, enviar um arquivo ou algum link.

Outra possibilidade bacana para separar bem sua conta pessoal do profissional é o WhatsApp Business. Ele permite que você utilize o Whats para seu negócio com um número fixo ou móvel, oferece um campo para breve descrição com link para o site, possibilita a criação de etiquetas personalizadas para cada cliente e ainda disponibiliza estatísticas básicas para análise.

4 - Não ignore comentários nas fotos e publicações

Assim como é essencial ficar atento às mensagens privadas, também é importante não deixar de responder nenhum comentário feito nas suas fotos ou publicações.

Caso você não queria divulgar alguma informação publicamente e prefira encaminhá-la para o cliente de forma privada, avise no comentário que a resposta foi enviada por inbox. Dessa forma, o cliente consegue te dar atenção na hora, além de que sua marca não causará uma imagem errada para outros usuários, que podem imaginar que os comentários estão sendo ignorados.

5 - Seja o mais claro possível nas publicações

Você quer que o cliente visite sua loja física? Coloque seu endereço nas publicações e anúncios. O objetivo é direcionar os usuários para seu blog? Insira o link. Orçamentos pelo Whats? Escreva o número.

Em todas as ações fizer, tente ser claro, objetivo e facilitar o contato. Talvez você esteja se perguntando "eu já tenho telefone, endereço e link do site na minha página, por que adicionar isso em cada post também?" Respondo: para agilizar o contato. Quanto menor for o esforço do usuário para que consiga entrar em contato com sua empresa, melhor.

Seguindo esses 5 passos você garante que não está dificultando o processo de comunicação com seu consumidor e incentiva-0 a entrar em contato com a marca, tirar suas dúvidas e comprar de você :)

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Londrina: londrina-pr.hubify.com.br Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 99863-7485

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