[ editar artigo]

Tradicional loja de móveis em vime de Pato Branco tem apoio da Fomento Paraná

Tradicional loja de móveis em vime de  Pato Branco tem apoio da Fomento Paraná

Desde que conheceu a instituição financeira do Governo do Estado a empreendedora Salette Oltramari já contratou 16 operações de microcrédito para melhorar o desempenho do estabelecimento

Quem precisa comprar móveis e utensílios feitos em vime, natural ou sintético, no sudoeste do Paraná, tem destino certo: a loja Patoart’s, localizada no centro de Pato Branco. Com mais de trinta anos no mercado, a loja tem quatro fornecedores fixos e a única funcionária é proprietária, Salette Oltramari, de 66 anos, que atende clientes de Palmas a Itapejara do Oeste, de Mangueirinha a Francisco Beltrão.

“Os clientes compram os móveis aqui, veem que é de boa qualidade, indicam para vizinhos, parentes, que se tornam novos clientes”, comenta Salette. Segundo ela, os móveis chegam a durar até vinte anos. São cadeiras, mesas, cestas e acessórios feitos em vime, junco, cana da índia, e também materiais sintéticos, procurados pela praticidade.

Para ajustar o capital de giro do estabelecimento, a empreendedora aprendeu a contar com a Fomento Paraná, instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado. “Termino de pagar um financiamento e já começo outro”, conta ela. “Sempre foi um socorro, uma ajuda na hora que preciso”, diz Salette, que já contabiliza 16 financiamentos contratados com a instituição.

“Sou cliente da Fomento Paraná desde que se chamava Banco Social. É como um pai para mim”, lembra a empreendedora. Com o crédito ela compra mercadorias dos fornecedores com desconto, porque paga à vista, e quita as parcelas do financiamento sempre em dia. “É para evitar juros”, explica ela.

SEBRAE – Salete descobriu o caminho das pedras com o marido, que é consultor do Sebrae/PR em Pato Branco. Ele recomendou que ela procurasse um agente de crédito, para saber sobre as linhas de crédito da Fomento Paraná.

Ademar Jairo Bertol, agente de crédito em Pato Branco, conta que Salette é uma cliente tradicional da Fomento Paraná. “Ela é uma cliente fiel desde 2001. Nunca atrasa os pagamentos. E por ser uma das pioneiras do ramo, tem uma clientela variada”, explica Bertol.

PARANÁ - As linhas de crédito da Fomento Paraná beneficiaram mais de 22,5 mil empreendedores nos últimos seis anos. Foram cerca de R$ 846 milhões em financiamentos concedidos para apoiar empreendimentos de micro, pequeno e médio porte em todo o Estado.

A instituição também financia os municípios para execução de obras viárias, construção de escolas, barracões industriais, revitalização de espaços públicos e aquisição de máquinas e equipamentos. Desde 2011, a Fomento Paraná contratou R$ 1,2 bilhão para atender prefeituras paranaenses.

Clube Sebrae
Fomento Paraná
Fomento Paraná Seguir

Agência de Fomento - Governo do Paraná

Ler matéria completa
Indicados para você