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Traduzindo Inovação para seu negócio

Traduzindo Inovação para seu negócio

Você pensa que Inovação é ter uma ideia criativa? Claro que isso ajuda, mas a rota verdadeira para inovar requer arregaçar as mangas e estudar o mercado. Entenda as necessidades dos usuários e seu comportamento, avalie concorrentes, observe as tendências. Isso é a principal fonte de projetos para inovação. Aí sim muitas ideias podem surgir e você deverá priorizá-las e testá-las.

E lamento dar uma má notícia. Muitas vezes, você entrevista seus clientes e ele não dá pistas que levem a uma “sacada” genial. Expressa o óbvio e pede pequenas melhorias e preços mais baixos. Neste caso, as pistas ficam escondidas e temos de aprender a ler nas entrelinhas, observar além do que está explícito para achar o “ouro”. Em outras vezes, a necessidade está escancarada, com gol aberto.

Devo alertar que há diversos obstáculos no tabuleiro da inovação. Volte ao início quando os clientes não percebem benefícios em sua oferta. Fique uma rodada sem avançar, investigando como viabilizar sua ideia a um custo viável. Mas nem tudo é mar revolto. Existem “power-ups” que aceleram o desempenho durante a jornada como nos jogos do Mario Bros. Por exemplo, desenvolver um plano de negócios trará mais chances de sobrevivência e sucesso.

Parceiros, financiadores, centros de pesquisa e outros atores da cadeia de valor como o Sebrae poderão lhe adicionar habilidades extras como insights poderosos e outras coisas. Porém, ao contrário do velho jogo da Nintendo que distribuía moedas e cogumelos ao longo da pista, você não terá nada caindo do céu e precisará usar sua energia empreendedora para se conectar com estes parceiros. Só depois de muito suor é que a ideia se transforma em algo concreto.

Entretanto, o jogo se ganha depois do apito final do juiz quando efetivamente criamos, comunicamos e entregamos Valor para o usuário ao mesmo tempo em que geramos resultado para a empresa. Esta é a regra mais importante da inovação, e se aplica aos desenvolvimentos da 3M, das lojas da Cacau Show ou dos cosméticos Beleza Natural.

A inovação acontece quando adotamos um produto ou serviço porque percebemos que eles melhoram nossas experiências, nos tornam mais produtivos, e nos fazem sentir melhor.

Algumas empresas ficam pelo caminho, focadas no que sabem fazer, sem acompanhar mudanças nos comportamentos e expectativas dos clientes. Inovação é este processo de transformar uma idéia diferenciada em oferta real, precificada, comunicada e disponibilizada ao público-alvo, atendendo as necessidades dos clientes com maior valor percebido em relação às alternativas existentes.

Vamos praticar?

Clube Sebrae
Luiz Eduardo Serafim
Luiz Eduardo Serafim Seguir

Head de Marketing - 3M do Brasil

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