Um belo de um insight sobre SEO usando Google Analytics

Vocês já me conhecem como o gestor da comunidade Clube Sebrae e hoje resolvi escrever sobre uma descoberta que eu tive ontem - pode-se dizer que foi um insight - usando o Google Analytics. Se você tem um blog, um ecommerce ou trabalha com marketing digital, prometo que você vai gostar dessa dica.

Análise do tráfego orgânico

O Clube é uma comunidade focada em produção de conteúdo, e um dos KPIs que olhamos diariamente é a quantidade de tráfego orgânico, ou seja, pessoas que chegam aos posts pelo Google.

Ontem observei algo que há mais ou menos 2 semanas vinha me deixando intrigado: O tráfego orgânico vinha caindo expressivamente.

Talvez pelo gráfico pareça pequena a queda, mas nós fomos de 6.000 visitas por semana para menos de 4.000. Isso é aproximadamente 35% de redução. Muito.

Não entre em pânico

A primeira coisa a fazer é respirar para oxigenar melhor o cérebro e se perguntar:

Que m*** de números são esses?

Como assim caindo o tráfego orgânico sendo que mensalmente 50 novos posts são publicados? Isso quer dizer que quanto mais conteúdo, menos tráfego trazemos para o site? Tem algo estranho.

Segmente, segmente, segmente

A primeira coisa que eu recomendo é não ficar muito tempo olhando para esse gráfico. Ele pode, e vai te deixar paralisado. Então como eu descubro o que está acontecendo no nosso Clube Sebrae? Segmente os dados.

Foi isso que eu fiz. Bom, como eu leio bastante sobre SEO, eu sabia que na metade de maio o Google fez uma alteração no seu algoritmo para mobile. O que isso quer dizer? Que as regras do jogo para como o Google ranqueia resultados de pesquisa em celulares havia mudado.

Toda análise parte de uma hipótese.

Essa era minha hipótese: o Google havia mudado a forma como ele avalia seu site, seu conteúdo para pesquisas em Smartphones. Se esta hipótese fosse verdade, o que iria acontecer?

Ao segmentar os acessos ao Clube vindos de Google entre acessos Mobile vs. acesso desktop o que iria acontecer?

Veríamos uma queda significativa vinda dos acessos de smartphones, enquanto os acessos de desktop estariam ok.

Bingo!

Era exatamente o que estava ocorrendo. Enquanto os acessos de desktop tinha aumentado 3,85% de março para abril, os acessos vindos de mobile apresentava queda de 22%.

Para filtrar os acessos mobile e desktop eu utilizei uma funcionalidade simples que o Google Analytics possui para criar segmentos. Eu utilizei para segmentar o tráfego orgânico do site por dispositivo (mobile, tablet ou desktop), mas a funcionalidade permite uma infinidade de segmentos. Recomendo. Este insight salvou meu dia :)

O que fazer com essa descoberta?

Sabemos que, cada vez mais, o Google premia sites mais acessíveis para smartphones. Evito usar estes termos da moda, mas é o que chamam de mobile-friendly. São sites leves, responsivos e com navegação preparada para smartphone. Caso seu site ainda não seja mobile-friendly, coloque isso na sua lista de atividades. Tem muitos sites que ensinam as melhores práticas para otimizar seu site para smartphones.

Qual sua descoberta?

Agora que eu compartihei este insight, eu te convido para fazer o mesmo e postar nos comentários abaixo algum insight que você teve utilizando dados coletados no seu site.

Espero que tenha gostado.

Até o próximo insight.

Abraços