{ASSISTA O VÍDEO} Um espetáculo de sabor e redescobertas

O mês de dezembro acabou, mas a ação “Gastronomia Empreendedora”, que realizamos no último mês do ano, merece uma repescagem para adocicar janeiro, com mais um exemplo saboroso e recompensador. Se você não acredita em conto de fadas, prepare-se para ouvir uma linda história de amor, que de lambuja acrescenta um modelo de superação, reinvenção, dedicação e união. Palco esse que cruza o destino ao dom da criadora do “The Cake Lab”.

Após uma lesão que tirou Barbara Nessler dos palcos do Bolshoi, a bailarina de Joinville, que morou na Rússia e na Áustria, voltou para sua cidade, entristecida pela perspectiva do fim da sua carreira de sucesso. Entretanto, nada é mesmo por acaso. A dançarina, com apoio dos amigos e da família, se formou em Direito, conheceu seu grande amor e, com ele, descobriu que além de ser uma esposa dedicada (fato que nunca passaria pela sua cabeça enquanto dançava), era uma boleira de mão cheia.

No Dia dos Namorados de 2016, Bárbara fez seu primeiro bolo, um naked em forma de coração, para comemorar a data com o marido e mais um casal de amigos. O sabor e a delicadeza da aparência chamaram a atenção do companheiro que, na mesma hora, disse que ela poderia investir e empreender no setor. A brincadeira do marido foi tão longe que hoje completa dois anos.

Bárbara vislumbra mudanças e aperfeiçoamento para o ano que se inicia e já compila aprendizados e dicas para que novos talentos despertem nas pessoas.

Dedicação

Além de assumir que seu bolo de mel, de receita judia, é o chefe da sua marca e que sua palha italiana é a melhor que já provou, a bailarina passou a dar aulas de ballet numa escola particular de Curitiba e levou referências da dança para o visual das suas doces criações. A bela boleira trabalha noites a fio para dar conta das encomendas e das aulas, mas faz com gosto e muito amor.

Reinvenção e união

O bolo de mel é uma homenagem ao seu incentivador, mas representa a história de reinvenção de Bárbara e de lançamento da The Cake Lab, que desde o início e cada vez mais é feita com uma rede de relacionamento da sua proprietária. A bailarina cozinha sozinha e vende suas criações também de forma autônoma, mas segundo ela, nada é feito apenas pela sua mão.

A mãe de Barbara incentivou a filha a voltar a estudar, cursar aulas de gastronomia e ajuda nas pinturas do artesanato que faz parte de seus produtos. Uma amiga é a responsável pelas embalagens das palhas italianas e identidade visual da marca da empresa. Outra amiga costura bichinhos de pano e crochet que compõem cenários e também são vendidos pela marca, que são um verdadeiro mimo. A funcionária da sua mãe e cuidadora de Bárbara durante sua infância é quem faz embalagens bordadas em ponto cruz. É a colmeia da The Cake Lab que acredita e potencializa o hand made como forma de oferecer a delicadeza do trabalho e mostra que a união de várias mãos podem transformar vidas e criar produtos incríveis.

Aperfeiçoamento e futuro

Para o amanhã, a boleira se mostra atenta às tendências de mercado no mundo todo, já que viaja bastante em companhia do marido, mas confessa que precisa buscar consultoria para crescer e caminhar com mais qualidade de organização. Barbara explica que tudo foi feito com pouco planejamento, mas está muito feliz com todo o resultado que sua empresa vem tendo. Ela acredita que para continuar se dedicando para levar os doces da The Cake Lab com tamanha singularidade, deverá dar um passo à frente na busca de profissionalização de gestão e administração, afinal visão empreendedora e resiliência já são características marcantes da bela bailarina.

Ela se surpreende e se orgulha da trilha que tomou sua vida, e sabe que dedicação e um verdadeiro sonho são a fonte para se superar em cada passo e cada movimento. Os calos são inerentes ao pliê, mas é possível não desistir, apenas mudar um pouco a rota desse espetáculo que é a vida e seus sabores.

Suzane Marie
Suzane Marie Seguir

Sou jornalista, MEI e gerente de comunidades do Clube Sebrae!