Uma imagem vale mais que mil palavras

O ditado é uma sabedoria que nunca envelhece. Esse ditado, particularmente, faz todo o sentido para nós, produtores de conteúdo do Clube do Empreendedor.

Quando escrevemos, ficamos tão concentrados no que estamos escrevendo, que esquecemos que somos seres visuais, que julgam um texto pela sua estética. Em frações de segundo julgamos um texto ser bonito ou não.

O que você acha que faz uma pessoa decidir se vai ler um texto ou não?

Uma leitura é uma experiência. Em menos de 5 minutos provocamos nosso leitor, motivamos, incentivamos e, eventualmente, geramos transformações nas pessoas que passam por nós.

Que experiência você quer passar ao seu leitor? Se você, assim como eu, deseja uma experiência leve, divertida e prazerosa aí vão algumas dicas que costumo levar em conta nos meus textos aqui no Clube. Espero que se inspire

1- Esqueça aquelas imagens corporativas

Sabe aquelas imagens de engravatados apertando mãos e escrevendo num quadro de vidro? Um dia essas imagens já foram legais e inspiraram alguém. Hoje elas estão batidas e são sinônimo de texto chato. Fuja do lugar-comum.

Um bom banco de imagens gratuitas que eu utilizo e recomendo para buscar imagens com boa qualidade de resolução e dentro dos direitos de uso chama-se Pixabay. Particularmente, de todas as que eu já testei é a que eu costumo utilizar para ilustrar meus posts aqui no Clube do Empreendedor.

2- Imagens que passam boas energias e tornam a leitura mais leve

Algumas vezes, eu procuro utilizar imagens que transmitam tranquilidade e paz. Muitos dos usuários acessam o Clube em horário de trabalho, atrás de uma mesa de escritório. Por que não transportá-los para um que inspire criatividade?

No meu post “O que você, a Flávia e o Alejandro têm em comum?” utilizei uma imagem dos moais na ilha de Páscoa. Pode parecer que não há relação com a mensagem que desejo passar, mas na crença Rapa Nui, esses monumentos transmitiam energia dos ancestrais ao seu povo. Por trás de uma imagem, há uma subjetividade impossível de ser transcrita.

3- Bom humor

Sabe o que as pessoas que acessam o Clube têm em comum? A afinidade com entretenimento e sites de humor. As imagens podem fazer isso. Esses dias o Renan Kaminski postou sobre dicas para cortar custos. O assunto pode ser técnico e complexo para alguns, mas ele conseguiu dar uma quebrada com uma mensagem que fala de corte, mas de uma maneira bem humorada. Como você acha que as pessoas receberam isso? Com certeza de forma convidativa.

4- Imagens permitem dizer muito mais, com muito menos texto.

As vezes temos tanto para compartilhar que textos acabam ficando densos e cansativos. Repito: uma leitura é uma experiência. Que experiência você quer passar ao seu leitor?

De um tempo para cá, um formato de imagem tem ajudado muito nesse sentido e passou a ser gerado e consumido em grande escala: os infográficos. Os infográficos vieram principalmente nos ajudar ao comunicarmos dados e números.

Dica: Você pode criar seus infográficos e tornar seus conteúdos mais dinâmicos. Existem algumas ferramentas online que tornam muito simples criar infográficos com um visual profissional. Uma delas é o piktochart. Vale a pena testar! Quando for necessário reportar resultados de uma pesquisa, ou resultados de experimentos e pesquisas de mercado, talvez o melhor caminho seja contar uma história com infográficos.

5- Como inserir imagens nos seus posts?

A ferramenta de editor de texto do Clube tornou muito simples para você inserir imagens e ajustá-las. Para ajustar o tamanho, você só precisa clicar no canto da imagem e arrastar. Além disso, você ainda pode segurar o click em cima da imagem e arrastar para justapor ao texto.

O editor aceita imagens nos formatos .jpeg, .png e até mesmo .gif.(imagens animadas como essa).

Não é incrível? Espero que tenha te ajudado a melhorar cada vez mais a experiência e a qualidade dos seus conteúdos. Qualquer dúvida me escreva utilizando a ferramenta de feedback no rodapé do Clube do Empreendedor.

Até a próxima!

Matheus Ferraz