[editar artigo]

Vale a pena transformar meu negócio em uma unidade franqueada?

Olá, como este Clube do Empreendedor Sebrae é para quem já tem empresa, talvez você ache estranho eu tratar deste tema aqui, mas continue lendo que irá ver que faz sentido.

Um estudo recente mostra que quase 80% dos negócios de varejo e alimentação nos EUA fazem parte de uma rede. Quando falamos em rede, estamos falando de diversos formatos de rede, pode ser uma rede de unidades próprias, uma rede de associados (como por exemplo algumas redes de farmácias por aqui), entre outros, mas na maioria dos casos estas redes são franquias.

As vantagens de pertencer a uma rede são muitas, assim negócios independentes que passam por dificuldades podem melhorar seu desempenho se fizerem parte de uma rede.

Esse movimento é tão comum que tem um termo próprio: "conversão de bandeira" que significa continuar com o seu negócio, trocando a sua "bandeira" pela bandeira da rede.

Muitas vezes o aspecto emocional é o maior entrave para a decisão de começar a fazer parte de uma rede, abrir mão de uma marca que você criou e trabalhou muito por ela não é fácil, mas pode ser uma boa alternativa, principalmente em períodos de crise.

Para saber mais sobre as vantagens de fazer parte de uma rede, assista este vídeo que publiquei no meu canal falando sobre este tema.

Bons negócios e até a próxima!

Erlon Labatut
Erlon Labatut Seguir