VAREJO COM IMPACTO SOCIAL. VOCÊ JÁ PENSOU NISTO?

Antes de entrar no assunto do título, me permita te colocar em um contexto para justificar este texto.

Tenho mais de 17 anos de experiência no varejo, sobretudo o comércio eletrônico. E por consequência também no tal do marketing digital. Nos últimos 3 anos venho me envolvendo com mentoria e apoio à empreendedores e suas startups.

Além disto, há também uns 3 anos descobri o SistemaB, o conceito das B Corps e identificam empresas que competem para serem as melhores PARA o mundo. Foi como se tudo o que eu pensava sobre resultados e propósito das empresas passasse a fazer todo o sentido.

Por um alinhamento de episódios e validados pela mão Divina, acabei me desligando no final de setembro de 2017 da Sépha Perfumaria, empresa da qual fui Diretor de Ecommerce por mais de 5 anos. Com este “empurrão”, vi surgir em minha frente várias oportunidades de somar minha paixão e conhecimento pelo varejo, ao propósito de servir para o desenvolvimento do raciocínio nas empresas de provocarem impactos positivos na sociedade.

Entre outros projetos (que conto em outras oportunidades) me associei ao Polen (opolen.com.br), startup graduada no Founder Institute, do qual sou co-Diretor do Capítulo Curitiba/PR. O Polen tem como objetivo levar o conhecimento, a estratégia, o propósito e conceitos de Impacto Social para dentro do varejo, mas com dois grandes diferenciais: a curadoria de projetos de impacto e o foco em resultado de vendas para o varejo.

Sim, sua loja online pode se envolver em projetos de impacto social relacionados ao propósito da sua marca, engajar seu consumidor e ainda promover aumento das suas vendas. Mas sobretudo você terá agregado valor à sua marca e certamente atraindo a atenção do mercado, inclusive do seu próprio time, pois começará a construir o propósito de se tornar uma  empresa melhor PARA o mundo.

Como é importante o ROI e taxas de conversão – não vamos ser hipócritas, pois é nisto também que nos baseamos, posso afirmar que os números e resultados são incríveis, e já estão sendo validados em algumas lojas que já operam com o Polen. E para entrar em detalhes, me coloco a disposição para apresentar em uma reunião presencial ou remota.

Mas o ponto importante que gostaria de tocar é o que está rondando minha cabeça há tempos e agora estou colocando em prática: Será que a indústria do varejo eletrônico não pode se unir para fazer a diferença em nosso país, não se limitando somente a brigar entre as lojas por preço, promoção, frete grátis, etc…??

Pense comigo, apesar do comércio eletrônico brasileiro representar apenas pouco mais de 2% do varejo total, o volume de pessoas com quem temos contato direto e online é absurdo, mais de 50 milhões. Temos total capacidade de poder de mobilização e viralização. Imagina este poder apontados para a promoção e apoio a projetos de impacto social que realmente transformam a vida de pessoas.

Portanto, deixo um convite para que você entre em contato comigo se realmente você e sua loja online tem interesse em ser a melhor PARA o mundo, em provocar mais engajamento do seu consumidor, em agregar valor à sua marca e claro (porque isto também é importante) ter resultados de vendas bem relevantes.

Ricardo Cabianca
Ricardo Cabianca Seguir

Formado em Publicidade e Planejamento Estratégico. Desde 2000 atuo no Varejo, Marketing Digital e Comércio Eletrônico, acumulando bastante experiência na Gestão de Negócios e Pessoas, focando agora em criar negócios e empresas melhores PARA o mundo!