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Você ainda não publicou aqui? Você está perdendo negócios
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Você ainda não publicou aqui? Você está perdendo negócios

Você ainda não publicou aqui? Você está perdendo negócios. Neste texto eu deixo bastante evidente como é importante você participar de comunidades capazes de gerar reais oportunidades para melhorar o desempenho de sua empresa, além de  você realmente refletir sobre a seguinte questão: você trabalha para aumentar os negócios?

Sou enfático em afirmar que se você não publicou nesta comunidade, com certeza está perdendo grandes oportunidades de negócios. Isso porque a comunidade aqui materializada sob o know-how do Sebrae é justamente um grande ambiente para promover e incentivar os relacionamentos entre as pessoas que estão usando esse ambiente de aprendizado e amadurecimento empreendedor.

Trago aqui 5 princípios que você deve ter diante da comunidade para aumentar os negócios através desta e de tantas outras comunidades existentes no ecossistema empreendedor.

1) Ter o hábito da leitura e criar a disciplina para aprendizado

Este primeiro princípio mexe diretamente com sua capacidade de aprender. Mesmo que seja uma pessoa experiente e com muitas experiências diante do mercado, independente de sua atividade, você precisa ser uma pessoa interessada em aprender e aplicar este aprendizado.

Sob este aspecto, você tem aqui uma grande fonte de informações e experiências divididas por empreendedores que também assumem o papel de produtores de conteúdo. E a comunidade proporciona este posicionamento como oportunidade para dividir conhecimento, informações e vivências dentro de seu segmento ou na atividade do empreendedorismo.

Antes de escrever, portanto, leia bastante sobre os inúmeros conteúdos disponíveis na comunidade e aplique aquilo que você considera ser interessante para melhorar ainda mais suas atividades administrativas, financeiras, comerciais e comunicativas.

Conhecimento é essencial para você atualizar suas habilidades e ser competitivo diante do seu mercado de atuação. Portanto, leia e aprenda mais sobre tudo!

2) Faça parte da comunidade atuando na comunidade

O trocadilho pode ser fraco, mas a verdade é máxima! Você precisa fazer parte da comunidade, seja esta aqui do ClubeSebrae ou de comunidades que estejam alinhadas com seu segmento. Como fazer parte da comunidade?

Ao ler os artigos, textos e links disponíveis, faça comentários relativos ao conteúdo que lhe fez sentido. Estes comentários fazem você ser enxergado pelos produtores de conteúdo. Assim, você está trazendo seu ponto de vista para a comunidade. Quando você contribui, os outros percebem a forma atuante com que você se posiciona e contribui com o propósito da comunidade. Debates, reflexões, contribuições de conhecimento, experiências e informações, ou seja, tudo que seja construtivo traz a você o valor sobre aquele conhecimento apreciado por muitos.

3) Você começa a ser autoridade

Ao interagir com os outros produtores de conteúdo, você é percebido e se torna também referência sobre o conhecimento produzido. Isso significa criar autoridade

Você mostra como este conteúdo foi importante. E também começa a criar elos e conexões com pessoas que podem ser interessantes para construir parcerias de negócios.

Claro que estas parcerias de negócios não acontecem da noite para o dia, porém, elas podem ser construídas a partir da audiência que se desenvolve, tanto por você quanto pelo produtor de conteúdo.

Comunidades são ótimos ambientes para dividir interesses. Por isso, você deve também criar esse hábito de comentar os posts e textos que foram interessantes sob seu ponto de vista e dar condições para possíveis relacionamentos comerciais e parcerias de negócios ao ampliar sua visão pelo volume de oportunidades a serem compartilhadas.

Seus comentários podem ser também oportunidades para pedir feedbacks sobre os textos que poderão ter sua assinatura como autor. Feedbacks são termômetros essenciais para validar muitas coisas, inclusive conteúdo. Por isso, os comentários são ótimas interações para ser conhecido ou reconhecido pelo valor agregado em sua experiência dentro das comunidades.

4) Entenda mais sobre a dinâmica da comunidade

Compreender a dinâmica das comunidades de seu interesse também é fundamental para ter mais oportunidades. Não adianta você querer impor seu ritmo como produtor de conteúdo ou leitor ativo com comentários se isso não estiver alinhado com as pessoas que participam da comunidade.

Ações de interesse sempre serão fundamentais para ter destaque. E se você ainda não entendeu que o empreendedor é um grande entusiasta sobre aumento do network, precisa rever seus conceitos.

Fazer comentários sobre os textos que lhe fazem bastante sentido, é importante. Criar comentários que tragam mais conhecimento ou agradecimento sobre aquilo que está ali exposto, também é importante.

Buscar saber mais sobre o assunto com perguntas em comentários sobre outros textos, também é importante. Isso porque você pode aprender mais, independente de seu grau de conhecimento ou experiência, sempre temos o que aprender mais.

Negócios são valiosos quando construídos por relacionamentos sadios e prósperos. Nada se constrói de forma instantânea.

5) Publique conteúdo na comunidade

Esse é o ponto de ruptura. Quando você começa a interagir com a comunidade com textos, imagens, podcasts, vídeos, ferramentas de aplicação, e-books ou qualquer outro material, você começa a ser percebido pelas pessoas que estão na comunidade.

Quando você se torna referência sob o foco da produção de conteúdo, o engajamento começa a acontecer com um network bem mais qualificado. Obviamente, os discurso panfletário não cola. Porém, seu texto pode ser objeto de estudo e aprendizado em algum aspecto. E as pessoas podem efetivamente aprender com suas experiências organizadas na produção de conteúdo.

Quando as pessoas aprendem, informam-se, refletem sobre seu conteúdo, há neste momento um grande processo de engajamento. Quanto mais relevante for aquilo que você divide como conteúdo, maior será o poder de engajamento. E você irá construir autoridade sobre aquele conhecimento que produziu.

6) Seja didático no conteúdo que posta na comunidade

Mesmo que seu conteúdo não tenha o foco principal na transmissão de conhecimento, tente ser didático com as reflexões e argumentos construídos. O didatismo faz seu conteúdo ser claro e simples. Você quer que as pessoas entendam o que você quer transmitir, não é mesmo?

Sua linguagem deve ser bem acessível, mas isso não significa que ela seja superficial. Conhecimentos são importantes, mas também só fazem sentido quando claros em sua comunicação.

Clareza é um exercício de comunicação. Não desperdice este momento para também qualificar a sua forma de engajar pelo conhecimento. Faça o seguinte exercício: explique em texto aquilo que você deseja explicar lembrando que o leitor de 12 anos entenda tranquilamente.

Não estou aqui subjugando o leitor! Não se trata disso! Estou aqui criando um exercício importante sobre a clareza de sua comunicação. Ele é extremamente importante para trazer o poder do engajamento em textos simples, objetivos e concisos.

7) Seja persistente e acredite que o resultado virá

Assim como nos seus negócios, a produção de conteúdo não é uma ação de resultado rápido, mas os resultados alcançados são tão sólidos que valem a pena a persistência.

Você precisa estar sempre postando. Textos e outras linguagens, sejam eles relevantes ao público que orbita na comunidade, são grandes elos de conexão.

À medida que suas postagens acontecem, as pessoas começam a perceber quem é este produtor de conteúdo. E isso gera engajamento por conta das conexões emocionais que acabam sendo criadas a partir das transformações motivadas pela sua produção de conteúdo.

É exatamente assim que acontece nas redes sociais que têm grande poder de engajamento. Veja como os youtubers constroem sua audiência, com persistência e evolução de seus conteúdos.

8) Dificuldades em criar conteúdo regular

Os desafios para criar conteúdo de relevância com certe regularidade são presentes no cotidiano. Não se pode negar isso. No entanto, ele deve ser também objeto de investimento. Isso porque você precisa entender que esta prática de produção de conteúdo não pode ser algo efêmero, passageiro. O movimento de produção de conteúdo é válido desde que realizado de forma regular.

Sempre digo aos meus clientes que uma boa métrica é entender que o ideal é ter duas intervenções, ou seja, postagens em comunidades, duas vezes por semana. É desafiador? Sim. A contrapartida deste esforço é o resultado mais evidente num prazo menor de tempo.

No entanto, você pode também fazer um texto por semana nas comunidades que você entender ser relevantes para suas estratégias de negócios

Métricas podem ser adaptadas a sua condição. Basta que você entenda quais as suas necessidades, demandas, objetivos, planejamento, investimento, energia, tempo, tudo isso é extremamente importante para criar uma rotina de produção de conteúdo que faça parte de suas ações empreendedoras.

Outra forma de resolver as dificuldades sobre produção de conteúdo é terceirizar este processo. Agências de comunicação podem ser o viés para este trabalho. Outra forma também de entender a produção de conteúdo é contratar gost writhers, ou seja, escritores fantasmas que não assinam os textos, mas criam textos qualitativos para que você possa assinar.

9) Responder aos comentários dos posts

Este é outro ponto importante para a sua autoridade ser exercitada. Os comentários precisam ser respondidos, tal qual já existe este tipo de esclarecimento nas redes sociais.

Claro que uma equipe pode auxiliar estas interações, mas elas não podem substituir o vínculo do especialista, no caso você.

Mesmo que haja uma equipe envolvida no processo, você deve sempre estar acompanhando e orientando esta equipe para defender os seus interesses e também preservar a sua integridade intelectual. Repassar esta responsabilidade a outros sem sua orientação pode criar alguns equívocos de interação difíceis de reverter.

Equipe presente, você não é ausente. Faça parte desta equipe, não se exima dela ou dos comentários de seus textos.

10) Construindo resultados para os seus negócios

Construir oportunidades para seus negócios é uma prática essencial e constante para a prosperidade. O empreendedor que não tem isso em sua cultura de ação, provavelmente, sente-se estagnado. 

Por isso, fazer parte da comunidade deve ser seu objetivo. Aliás, isso deve ser outro comportamento constante. Os participantes que mais interagem são aqueles que criam mais engajamento. 

Outro ponto a destacar neste momento é o seu conteúdo em si. Ele deve ser alinhado ao propósito da comunidade. Você não pode impor um tema que esteja descolado do propósito da comunidade. Ele deve ser parte deste ecossistema intelectual e não conteúdo conflitante.

Seus resultados serão mais eficientes, aliás, se você ajustar seus interesses com o propósito da comunidade. Isso é possível? Claro que é. E esse é o grande exercício sobre seu conteúdo. Caso contrário, você estará criando o efeito contrário, ou seja, um índice de rejeição.

Resultados que vêm das estratégias de produção de conteúdo são mais consistentes e trazem fidelização de clientes que engajam por conteúdo. Comunidades são ótimas oportunidades para criar este tipo de relacionamento para os seus negócios.

O mais importante é entregar na comunidade aquilo que você acha ser essencial para resolver problemas reais na vida dos empreendedores, pelo menos aqui nesta comunidade. Assim você trará grande valor a sua produção de conteúdo. Não faça mistérios ou discursos panfletários, apenas divida aquilo que você acha importante para gerar inspiração em outros segmentos ou empresas.

O resultado positivo de seus negócios será apenas a consequência de um grande propósito engajador.

Rafael Cardoso

Rafael Cardoso

Um cidadão que deixou de ser passivo para trazer luz e ambiente à discussão social e político.

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