[ editar artigo]

Você conhece as vantagens das Fintechs?

Você conhece as vantagens das Fintechs?

O início do ano é o período em que as pessoas e as organizações passam a fazer o planejamento de atuação para os próximos 12 meses, definindo metas e o caminho para alcança-las. Vislumbrando um mercado econômico com expectativas otimistas para 2019, é possível que as organizações busquem investimentos, ampliação e formas de destinar recursos com assertividade, mas principalmente as maneiras de obter esses recursos.

O mercado financeiro possui diversos modos de fornecer empréstimos, financiamentos e concessões. Entretanto, tenho plena certeza de que essa é uma decisão que preocupa o empreendedor demasiadamente, independentemente de ser uma empresa de grande porte ou um microempreendedor.

As Fintechs (Financial e Technology) são bancos digitais, que surgiram para auxiliar nesses processos, sendo startups voltadas para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro. Entre as principais vantagens dessas empresas está o menor custo repassado ao cliente, já que suas operações são digitais; rapidez e agilidade; e o foco no atendimento, na satisfação e na experiência do cliente, humanizando os serviços que costumam ser burocráticos e racionais.

A Fintech mais conhecida atualmente é a Nubank, mas o mercado possui hoje cerca de 400 opções no Brasil, entre elas: CreditasContaAzulContabilizei, etc. Pensando no futuro do dinheiro de forma compartilhada e humanizada, mas não menos prática, foi criada também a Fintech NaConta, um hub de serviços financeiros voltados para o pequeno empreendedor que muitas vezes não costuma fazer financiamentos, utiliza pouco as maquininhas e, em alguns casos, também não possui relacionamento bancário.


Essa ferramenta realiza a ponte entre o empreendedor e parceiros até mesmo de contabilidade on-line, fato que todos necessitamos, principalmente nos primeiros meses do ano, com os impostos de renda de pessoa física e jurídica, além dos pagamentos dos impostos corporativos. As Fintechs também procuram oferecer essa relação de forma segura e hoje já estão no radar dos bancos tradicionais, que vem desenvolvendo projetos similares dentro das suas plataformas.

Esse, com certeza, é o futuro financeiro que facilita a realização de operações comerciais no mundo, transforma o dinheiro num meio de viabilizar as coisas e não num objetivo, e revoluciona as relações profissionais.

Comunidade Sebrae
Suzane Marie
Suzane Marie Seguir

Sou jornalista, MEI e gerente de comunidades da Comunidade Sebrae!

Ler matéria completa
Indicados para você