[ editar artigo]

Você está preparado para a Era 4.0 dos negócios?

Você está preparado para a Era 4.0 dos negócios?

O que é a Quarta Revolução Industrial? É um conceito que engloba as principais inovações e tecnologias a partir de sistemas  que integram o mundo virtual com o físico com as soluções da  internet das coisas,  automação de softwares e robótica. Onde os processos tendem a se tornarem cada vez mais eficientes, autônomos e customizados.

Com a utilização da tecnologia para realizar atividades repetitivas e operacionais, as empresas podem ganhar agilidade para atender os desejos dos clientes, deixar o atendimento mais barato, mais rápido e personalizado. Desta forma, vamos aprender a trabalhar com os robôs para produzir mais e melhor.

Isso significa um período de grandes revoluções, e um novo contexto. Precisamos questionar como se faz as coisas, se fazemos dá melhor forma e se vale a pena mudar como fazemos.

A indústria 4.0 define sistemas de produção inteligentes em princípios, como a capacidade de operar em tempo real, virtualização, descentralização, orientação para serviço e flexibilidade das tarefas. Esses princípios têm como base a internet das coisas, Big Data e segurança.

Com essas mudanças o mercado é afetado como um todo. Consiste em criar novos modelos de negócios, novos postos de tralhado, novas habilidades, novas legislações, entre outras oportunidades que surgem com o processo de transformação.

Os profissionais precisarão se preparar para essa Nova Era, os trabalhos repetitivos devem ser substituídos e cresce a oportunidade por formações multidisciplinares para compor a “ fabrica inteligente” ou o time.

Vou citar algumas habilidades que estão sendo solicitadas na Era Digital: solução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, flexibilidade cognitiva, coordenação com os outros, inteligência emocional, tomada de decisão, orientação para serviço, negociação e gestão de pessoas.

Aproveito para listar alguns exemplos de modelos disruptivos que oferecem benefícios ao consumidor e muda e mercado onde está inserido:  Netflix, Airbnb, Spotify, Uber, Amazon, Nubank, e Tesla.

 

 

Clube Sebrae
Maria Fernanda Miotto Reis
Maria Fernanda Miotto Reis Seguir

Uma meta sem um plano é somente um desejo.

Ler matéria completa
Indicados para você