Você já usa o WhatsApp Business no seu negócio?

Confira este conteúdo em vídeo no Youtube e se gostar, siga o canal :)

Qual o primeiro aplicativo instalado ao adquirir um novo celular? Se eu tivesse que chutar, diria que é o WhatsApp. Na verdade, é mais que um chute, pois 1,3 bilhões de pessoas usam o aplicativo no mundo todo.

Já sabemos que o app é uma ferramenta que veio para facilitar a nossa comunicação, mas você sabia que ele também pode te ajudar a aumentar as vendas da sua empresa?

Grupos, vendas, mensagens, comunicação, automação! Não estou falando somente de grupos com seus clientes, ou talvez de um WhatsApp da empresa. Agora a plataforma oferece outro aplicativo, o WhatsApp Business.

O WhatsApp Business é gratuito e pode ser usado por qualquer empresa que queira se comunicar via mensagem com o cliente, mas só está disponível para o sistema Android, por enquanto. O app facilita a conexão entre as empresas e seus clientes e os 1,3 bilhões de usuários que possuem interesse na empresa.

Como funciona o WhatsApp Business?

O aplicativo oferece um perfil empresarial, que ajuda os clientes com informações úteis da empresa como uma descrição comercial, e-mail, endereço com mapa, respostas automáticas e atalhos.

Novidades do WhatsApp Business

Uma das maiores diferenças entre o WhatsApp e o WhatsApp Business é a ferramenta de mensagens inteligentes por meio de um chatbot, que responde automaticamente as perguntas feitas no app. Ainda não é uma inteligência artificial, mas já dá uma boa agilizada. Confira as novas funcionalidades:

1. Mensagem de ausência: esta funcionalidade permite criar uma mensagem personalizada que o WhatsApp vai responder automaticamente quando algum cliente enviar mensagem. Podem ser configuradas de três maneiras: responder sempre, responder apenas em um horário programado ou responder sempre que receber uma mensagem fora do seu horário comercial.
  2. Mensagens de saudação: para apresentar-se aos clientes com uma mensagem.
  3. Respostas rápidas: para que saibam quando você estiver ocupado e agilizar as respostas mais comuns aos seus clientes.

Outra novidade interessante, agora o app também disponibiliza estatísticas sobre as mensagens. Com uso de uma análise métrica simples, o app consegue fornecer, por exemplo, o número de mensagens que foram lidas para que você possa entender o que está funcionando para sua empresa.

Como configurar mensagens automáticas no WhatsApp Business

Para criar estas mensagens basta entrar nas configurações > configurações da empresa do WhatsApp Business, e inserir o atalho para cada resposta rápida. Por exemplo, sua empresa é uma agência e as pessoas sempre perguntam se você faz sites. Você pode criar uma resposta rápida assim por exemplo: Utilize a / para sinalizar que está criando um atalho e escreva a palavra associada ao atalho, neste caso escolhemos “/site” como o atalho rápido, agora basta personalizar sua mensagem.

Em nosso exemplo a mensagem seria:

“Nós desenvolvemos sites e lojas virtuais, além de te ajudar a vender mais com toda nossa expertise e metodologia de marketing digital. Você gostaria de agendar uma visita com  nossos consultores para entender melhor?
Obrigado”.

O App para negócios não exclui a sua conta pessoal

Sabe como no Facebook, quando você pode ter uma página da empresa além da sua página pessoal? Então, é o mesmo princípio. Basta baixar o novo aplicativo WhatsApp Business, registrar seu número comercial e assim o cliente vai saber que ela a “oficial”.

Um estudo da Morning Consult comprovou que mais de 80% das pequenas empresas na Índia e no Brasil afirmam que o WhatsApp os ajuda na comunicação com seus clientes e o crescimento de seus negócios. Com o WhatsApp Business, as pessoas e as empresas vão poder se comunicar de modo mais rápido, simples e prático.

Ainda não tem o app? Baixe a versão do WhatsApp Business e comente aqui em baixo do post no Clube Sebrae o que você está achando do novo app para sua empresa.

Dúvidas podem ser enviadas também no canal do Youtube ou nas redes sociais Instagram @rodrigoschvabe e  LinkedIn

Rodrigo Schvabe

Abraços e até semana que vem.