Você não precisa de um blog. Você já tem o Clube Sebrae.

O Clube Sebrae tem quase 30 mil usuários. Desses, menos de 2% escrevem ou já compartilharam algum artigo aqui no Clube. Dos que escrevem, muito poucos aplicam as boas práticas e conseguem usar o potencial dessa plataforma para se tornarem autoridades nas suas áreas de trabalho.

Hoje eu vou compartilhar os meus aprendizados nesses 3 anos como escritor e gerente de comunidade da plataforma Clube Sebrae. Espero que goste e que coloque em prática essas dicas.

#1 - Recorrência é chave

A primeira dica para qualquer estratégia de conteúdo, é ter recorrência. É fazer a sua audiência saber que você é sério em compartilhar conteúdo. Isso vale nas Redes Sociais, no Youtube e obviamente, aqui no Clube também.

Você já deve ter percebido que o Clube Sebrae é um blog. Colaborativo, mas ainda assim, é um blog. Em um blog, os artigos são apresentados como uma linha do tempo, do mais recente para os mais antigos. Isso é obvio, mas é importante ter em mente. Porque isso faz com que os artigos vão descendo a linha do tempo ao ponto que quase não sejam mais vistos pelo usuário que está descendo a barra de rolagem. Por isso, para me manter “visto” e lembrado, eu constantemente crio novos posts com assuntos que eu consiga fazer links para os meus artigos mais antigos. Isso garante um fluxo de leitores aos meus artigos, mesmo que eles desçam a linha do tempo.

Veja isso!!!

O Clube já tem mais de 1.000 artigos publicados. Porém, os 10 artigos mais lidos tem 48% de todas as visualizações de artigos dos últimos 2 meses. Veja o gráfico abaixo. Estes são os 10 artigos mais lidos no Clube e ao lado o gráfico pizza que mostra que eles representam 48% de todas as leituras de artigos.

Bom, se são 1.000 artigos, então provavelmente, a maioria dos artigos recebem menos de 5 leitores. Correto? Sim. Para ser mais preciso, 236 publicações no Clube tiveram menos de 5 leitores nos últimos dois meses. (fonte: Google Analytics)

Ou seja, não basta compartilhar por compartilhar. É preciso que o seu conteúdo gere valor para os leitores. Que faça a diferença. Que faça as pessoas interagir com o conteúdo.

# 2 - Estratégia “conteúdo em árvore”

Quando eu tenho um post que eu realmente quero que as pessoas cheguem até ele, eu uso a estratégia de conteúdo em árvore. Por exemplo: Eu escrevi um artigo sobre Avaliação e como implementar estratégia de marketing digital na sua empresa. É um artigo bastante extenso e completo. Recomendo a leitura.

O que eu fiz?

Escrevi outros posts me aprofundando em alguns dos assuntos que eu citei nesse artigo. Isso cria uma navegação em árvore, até que os leitores cheguem ao seu artigo principal.

# 3 - Storytelling

Se você já leu outros artigos meus aqui no Clube, você já deve ter percebido que eu adoro storytelling e tento sempre usar uma pitada de contação de histórias quando compartilho algo.  Faço questão de mostrar sempre que um conteúdo meu tem a ver com o que falei ontem e o assunto que trarei amanhã.

#4 Esse papo de inspiração não cola.

A verdade é que com o tempo, vai ficando mais e mais fácil abrir um Google Docs ou Word e começar a colocar meus pensamentos. Não existe inspiração. Eu cheguei em casa do trabalho, e após dar uma volta com minha cachorra, sentei e comecei a compartilhar essas dicas.

#5 - Comentários

Várias pessoas já chegaram até meus artigos, porque em algum momento eu comentei algo em um conteúdo dessa pessoa. Não que eu comente com esse objetivo. De coração, eu sou uma pessoa que acredita muito no poder da troca de conhecimento. Mas, uma consequência é receber alguns novos Seguidores por conta disso. ;)

Bom, são estas as 5 dicas que eu costumo utiliza na minha estratégia de conteúdo aqui no Clube.

Mas eu não posso deixar de reforçar a primeira dica que eu deixei nesse post. A principal mensagem de hoje é, CONSTÂNCIA. Seja no seu blog, aqui no Clube ou em qualquer outra plataforma de conteúdo colaborativo que faça sentido na sua estratégia de tornar-se conhecido naquilo que você é bom.

abraços e até a próxima.

Matheus Ferraz
Matheus Ferraz Seguir