Você odeia fazer networking? Talvez esteja fazendo errado

Você odeia fazer networking? Talvez esteja fazendo errado

"Networking não tem de ser uma obrigação ou tarefa árdua." dizem os empresários que sabem como transformar contatos em bons negócios.

Um networking eficaz não tem que significar uma conversa difícil ou um almoço de negócios chato.

Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. Essa rede de contatos é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum.

É uma "troca de informação e formação de conexões profissionais através de reuniões sociais informais", mas para muitos de nós isso significa eventos intermináveis em uma sala cheia de profissionais deixando com um punhado de cartões de visita que você nunca mais vai olhar.

Mas o que estamos fazendo errado? E se o segredo do sucesso desta rede de bons contatos é parar de pensar nisso como acontecimentos organizados, em vez começar a olhar como uma oportunidade que pode ter um impacto de longo alcance sobre o seu negócio.

Comece a rede com suas conexões existentes:

Comece a usar sua rede como uma maneira de obter orientação de pessoas com experiência relevante, não tenha metas especificas. Apenas tente se conectar com pessoas que você sente que pode aprender algo, e que incluiu os nossos próprios amigos, familiares, colegas de escola e conhecidos.

Existem várias redes de contato e grupos para os empresários, procure na sua associação comercial, Sebrae, ou na internet se existe alguma rede específica para seu negocio.

A maioria das pessoas vai a estes encontros com a mentalidade tradicional para fazer negocio e ganhar dinheiro. Mas isso é uma mentalidade míope.Todas as conversas são valiosas e você nunca sabe o que estas pessoas sabem, ou as experiências que elas já tiveram. Trabalho em rede com essa mentalidade ajuda a criar oportunidades que talvez você nem imaginasse no inicio. Networking é conectar coisas!

Seja seletivo:

Da mesma forma que ter milhares de amigos no Facebook não faz sua vida social gratificante, acumular cartões não é garantia de que essas ligações irão trazer valor ao seu negócio.

Você deve escolher suas conexões com base em recomendações ou pessoas que admira profissionalmente. Faça contato com pessoas que você gostaria de ser um dia.

Ajude os outros e você será ajudado.

Oferecer ajuda gratuitamente com seu trabalho pode ser uma forma eficaz de estimular e fazer crescer a sua rede.

Dar algo a uma pessoa da sua rede de contato, afim de construir uma relação estratégica com um indivíduo cujas redes podem agregar valor à sua própria pode conseguir transformar completamente um pequeno negócio.

Não tente vender seu negocio:

A regra de ouro nos encontros de networking é não tentar vender seu produto. Networking não é venda. Não seja o chato que entra na sala para vender.

Em um encontro diga às pessoas o que você faz, pergunte aos outros o que eles fazem, e descubra como você pode ajudar. Lembre-se sempre que a rede é sobre plantar sementes. Mas antes de colher, você deve cultivar.

Construa uma ligação:

Uma das maneiras mais rápidas de construir uma ligação com alguém é encontrar um traço comum com você (amor por cachorros, uma paixão por tecnologia , uma viagem). Esta é uma maneira de capturar verdadeiramente o interesse da outra pessoa e abrir portas para um próximo contato.

Networking deve ser sobre a construção de um relacionamento rápido, ele deve ser informal, breve, interessante e deixar as pessoas querendo saber mais.

Seja aliado de seus concorrentes:

Tente ver todos os seus concorrentes como potenciais aliados. Hoje em dia existem diversas formas dos concorrentes trabalharem juntos e trocarem experiências. As associações estão por ai para ajudar pessoas com atividades em comum.

Elas podem fomentar o ecossistema promovendo eventos juntos, atraindo clientes. Podem negocias comprar em conjunto para baratear o preço final de uma matéria prima. Podem negocias temas trabalhistas da categoria.

Ter um bom relacionamento com seus concorrentes pode lhe trazer muitos benefícios.

Lugares para fazer networking:

Conferências, reuniões, seminários, associações comerciais, lançamentos de produtos, cursos de formação são lugares tradicionais para fazer network. Uma conexão de negócios pode acontecer onde menos espera, em um jantar com amigos, festa, aviões, salas de espera.

Cuidado: não transforme reuniões sociais em negócio. Esta é só uma oportunidade de conhecer pessoas e se conectar com elas.

Conexões online:

Conectar com as pessoas online antes de conhecê-las pode ser realmente útil. Conecte-se com outros participantes de um evento no LinkedIn, Twitter, Facebook e plataformas de mídia social.

E que tal se conectar por aqui? O Clube do Empreendedor é um ótimo ambiente para mostrar as pessoas o que você faz. Falando sobre suas práticas de gestão e suas experiências por aqui é uma forma de se fazer conhecido naquilo que você é bom por milhares de empreendedores! :)

Vera Moraes
Vera Moraes Seguir