[ editar artigo]

Você sabe quais as diferenças entre mídia social e rede social?

Você sabe quais as diferenças entre mídia social e rede social?

Os avanços tecnológicos do século 21 proporcionam o surgimento de incontáveis novidades no que diz respeito à revolução das comunicações. Quem poderia imaginar que entrar em contato com outros locais do mundo seria tão fácil hoje em dia? O envio de um e-mail, um tweet ou até mesmo uma videoconferência são algumas das formas de comunicação que são possíveis graças à internet. Hoje podemos expor nossas opiniões, divulgar nossos produtos, criar uma rede de amigos e clientes, conversar com quem está perto ou com quem está longe. Tudo isso sem grandes restrições. Termos e nomenclaturas para designar essas novidades tecnológicas também surgem na mesma velocidade em que são criados.

Vamos usar como exemplo dois velhos conhecidos do público: mídias sociais e redes sociais. Há algum tempo já convivemos com elas, mas são poucas pessoas que buscam saber quais as diferenças. Na verdade, há diferença? O que significam cada um desses conceitos? Eles já existiam e foram reinventados? E como diferenciar? As respostas para essas questões você encontra nesse texto!

O que são redes sociais?

Rede social é um termo razoavelmente antigo usado para conceituar os relacionamentos entre pessoas, não necessariamente dependendo da internet para isso. Um ciclo de amizades feito na escola ou faculdade, por exemplo, pode ser chamado de rede social.

No entanto, com a internet, o termo ganhou novos significados. Nas redes sociais, as pessoas se relacionam diretamente com outras pessoas, expondo elementos da sua vida como opiniões, imagens, localização, entre outros. Esses relacionamentos podem ser por meio de grupos fechados (família, amigos) ou abertos que, juntos, formam o que é chamado de rede de relacionamento.

Podemos dizer que um dos principais fatores para que se confundam os conceitos de rede social e mídia social sejam os sites de relacionamento. O antigo Orkut, por exemplo, era um site de relacionamento, mas que, com o passar do tempo, ganhou o nome também de rede social. Outros sites como Facebook e Instagram são baseados nos relacionamentos online de indivíduos. Você cria amizades, participa de grupos, compartilha conteúdos com outras pessoas com o intuito de gerar interação.

Portanto, redes sociais são os relacionamentos entre pessoas que desejam trocar informações, não necessariamente pela internet. Também são os espaços onde as pessoas se expõem com o intuito de interagir e criar relacionamentos online.

O que são mídias sociais?

Mídia social é o termo usado para designar os canais onde a informação é o foco principal, distanciando-se da necessidade de interação. Em outras palavras, é o local na internet onde é possível fazer o compartilhamento das informações e opiniões de forma livre, como acontece nos blogs. As mídias sociais também podem ser entendidas como um espaço onde uma pessoa expõe suas informações e conteúdo, sem necessariamente precisar desenvolver um relacionamento direto com outras pessoas.

As mídias sociais também podem abrir espaço para que os indivíduos se relacionem, não sendo isso uma função obrigatória. Por exemplo, se você possui um blog, posta conteúdos em sua página e há um canal onde as pessoas podem deixar comentários, isso gera interação. E quando há interação, existe uma rede social.

Dessa forma, canais de comunicação como blogs e o Youtube são os exemplos mais atuais de mídias sociais.

Toda rede social é uma mídia social?

As redes sociais são parte das mídias sociais. Pode-se até dizer que funcionam como uma subcategoria dentro do conceito de mídia social. Até mesmo por isso, uma rede social que existe dentro da internet não se distancia de ser também uma mídia social. No Facebook, por exemplo, você pode compartilhar informações com os seus amigos e grupos dos quais faz parte, abrangendo os dois conceitos: canal para transmissão de informações e desenvolvimento de relações sociais por meio da internet.

O mesmo acontece com o Twitter. Muito mais que o Facebook, o micro blog causa dúvidas até hoje nas pessoas sobre o que realmente ele é. Originalmente é definido como mídia social, já que foi criado com a intenção de relacionar pessoas com conteúdo. Porém, conforme foi crescendo, tornou-se também uma rede social, pois os usuários acabaram o utilizando para se relacionarem e interagirem.

Dessa forma, dizer que toda rede social é uma mídia social não é algo equivocado. No entanto, não se pode dizer o contrário: uma mídia social não é uma rede social, mas pode conter um espaço de interações que se caracteriza como rede social.

Quais são as principais diferenças?

  • Objetivo: uma rede social tem como principal função o relacionamento entre pessoas; já uma mídia social objetiva o compartilhamento de conteúdo;
  • Os maiores exemplos de rede social são Facebook e Instagram; os maiores exemplos de mídia social são os blogs;
  • Twitter foi criado como mídia social, mas hoje apresenta características de rede social;
  • A forma como cada pessoa usa uma mídia social pode definir se ela é também uma rede social. Usando mais uma vez o exemplo do Facebook: se a pessoa cria uma fanpage para divulgar uma empresa, ela está compartilhando conteúdo relacionado aos seus serviços prestados, caracterizando uma mídia social. Mas se ela cria também um grupo para reunir clientes e estabelecer uma relação com eles, caracteriza-se uma rede social;
  • Compartilhamento de informações: mídia social;
  • Compartilhamento de informações que gere interações: rede social;
  • Toda rede social faz parte de uma mídia social;
  • Nem toda mídia social possui um espaço para funcionar como rede social.

Utilização dos canais

Os conceitos de rede social e mídia social são provenientes de antigas definições que foram adaptadas com a chegada da internet e hoje servem para distinguir a forma como esses canais são utilizados. Ambos caminham juntos, compartilham semelhanças e, até mesmo, por isso são confundidos, mas ainda assim possuem diferenças.

A melhor forma para diferenciar se está se tratando de mídia social ou rede social é verificando a maneira como cada canal é utilizado pelo usuário. Se o objetivo é transmitir informações, sem gerar relação com outras pessoas de forma direta, pode-se dizer que é uma mídia social. Já se o objetivo é desenvolver relacionamentos diretos com outra pessoa e/ou grupos de pessoas, aí se tem uma rede social.

Se esse post foi útil e ajudou a entender as diferenças entre esses dois conceitos, compartilhe nas redes sociais para ajudar outras pessoas a também esclarecerem as dúvidas!

Clube Sebrae
Heider do Nascimento Mota
Heider do Nascimento Mota Seguir

Jornalista em formação, redator desde 2015. Um jovem em constante aprendizado que usa as palavras para passar suas mensagens.

Ler matéria completa
Indicados para você