Você sabe quais são as palavras-chave ideais para sua campanha de marketing?

As palavras-chave são um dos principais elementos  em qualquer campanha de marketing digital, podendo definir o sucesso da sua ação.

Uma escolha de palavras-chave correta facilita a aproximação entre sua empresa e quem procura pelo seu serviço ou produto, ou seja, seus leads, e, assim, o investimento em campanhas de marketing digital tende a ser mais efetivo.

Pensando nisso, selecionei algumas dicas pra você encontrar as palavras-chave mais representativas para seu negócio e usá-las nas estratégias de sua campanha de marketing. Confira!

Entenda o conceito

As palavras-chave são os termos que as pessoas usam ao buscarem por determinados temas em uma search engine (como o buscador do Google, por exemplo). Esses termos geralmente são curtos (de uma a três palavras) e usados pelos sistemas de busca para apresentar os resultados mais relevantes sobre um tema.

Sendo assim, uma empresa que vende roupas pela internet, por exemplo, pode trabalhar com as seguintes palavras-chave: roupas, blusas femininas, calças masculinas e vendas on-line de roupas, entre outras.

Existem alguns tipos de palavras-chave que você precisa conhecer:

Cauda curta (short tail)

Termos de busca com, no máximo, duas palavras. Comumente, são buscas mais genéricas e amplas, como por exemplo “móveis”. Pequenas negócios têm bastante dificuldade em aparecer por meio de palavras de cauda curta pois concorrem com grandes empresas. No exemplo “móveis”, imagine sua empresa concorrendo com a Todeschini;

Cauda longa (long tail)

Mais que três palavras em um mesmo termo. São pesquisas mais diretas e específicas. Palavras cauda longa apresentam um número menor de buscas, mas por serem bem específicas são mais fáceis de serem trabalhadas por pequenas empresas. Seguindo o exemplo anterior, ser encontrado por "móveis planejados em Curitiba" é mais fácil do que apenas "móveis".

Negativas

Palavras-chave que você não quer que sejam associadas ao seu site, já que, por não refletirem de maneira correta características do seu negócio ou público, podem trazer resultados indesejados.

Saiba por que palavras-chave são fundamentais

Indexando sites em motores de busca, você faz com que possíveis clientes cheguem até o seu negócio por meio de pesquisas casuais — o que pode gerar futuras vendas . Por isso, é fundamental escolher as palavras-chave que melhor traduzem os produtos ou serviços  oferecidos, assim como com as características particulares da sua audiência.

Um site que trabalhe suas palavras-chave de forma eficiente, atrai leads de melhor qualidade, ganha destaque entre as empresas concorrentes e ainda se conecta com o público que o visita com mais eficiência. Tudo isso, consequentemente, leva a maiores lucros.

Encontre as palavras-chave certas para sua campanha de marketing digital

Diversos fatores podem determinar a performance de palavras-chave e, como consequência, dos sites indexados no sistemas de busca. Por isso, durante o processo de escolha dos termos adequados, pense nos seguintes aspectos:

• Produtos e serviços: quais são suas características e objetivos mais importante e qual é a melhor maneira de definir o que você oferece?

•Personas: de que maneira o seu público se comporta na internet? Quais são os assuntos que mais chamam a atenção dele? Quais palavras ele vai usar para procurar pelo que você oferece?

• Estratégias: qual é o objetivo da sua campanha de marketing digital? O que você espera que aconteça quando sua empresa aparecer na primeira página do Google? Que o cliente te conheça, que ele compre imediatamente de você ou que te ligue na hora?

• Concorrentes: o que diferencia o seu negócio da concorrência e quais termos representam isso? Como evitar que possíveis clientes encontrem outras empresas antes da sua?

Quais ferramentas usar para a escolha de palavras-chave

Apesar de parecer muito fácil, decidir quais são as palavras-chave corretas exige bastante pesquisa, testes e análises precisas. A boa notícia é que existem algumas ferramentas que ajudam muito nessa tarefa. Conheça algumas:

Google Keyword Planner

Com o objetivo  de ajudar na criação de campanhas para o Google AdWords (links patrocinados no Google), ela oferece análises profundas sobre o que mudar nas estratégias e mostra a quantidade de buscas por determinado termo;

Übersuggest

Plataforma gratuita que sugere as palavras-chave mais impactantes para um determinado assunto, em um idioma específico. O site também oferece sugestões de termos substitutos e que estão sendo mais utilizados no momento;

WordStream

Serviço pago que conta com diversas ferramentas de análise, monitoramento e criação de campanhas digitais. Ele apresenta métricas importantes sobre a performance de palavras-chave do usuário e sugere ajustes de otimização.

Pronto. Agora você está apto a escolher as palavras-chaves para fazer com que futuros clientes te encontrem de maneira mais fácil na internet.

Precisa de ajuda  para trabalhar com o marketing digital da sua empresa e aumentar sua visibilidade da internet? Entre em contato com o Elefante Verde, podemos te ajudar :)

Estamos presentes nas principais cidades do Paraná:

Curitiba: Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 9740- 7051

Londrina: Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 9863-7485

Maringá: Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 6170 - Novo Centro | (44) 4141-5789 ou (44) 4141 5789

Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.