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Você sabe qual a importância do mix de marketing?

Você sabe qual a importância do mix de marketing?

Quando o assunto é vender, naturalmente, o maior objetivo de uma empresa é obter sucesso nessa área por intermédio do lançamento de seus produtos. Desta forma, para que essa missão seja realizada de maneira bem-sucedida, o empreendedor precisa estar munido de boas estratégias comerciais. Uma delas é o tradicional mix de marketing, comumente conhecido como a metodologia dos 4 P's. Uma técnica eficaz que precisa estar inserida dentro de qualquer planejamento estratégico voltado para o setor de vendas.

Neste post vamos falar como funciona o mix de marketing e de que maneira ele pode ajudar sua empresa a dar um salto nas vendas!

Composto de marketing

O Mix de Marketing, também conhecido como Composto de Marketing, foi criado pelo professor Jerome McCarthy há 50 anos. Essa ferramenta reúne uma série de poderosas táticas de vendas, fundamentadas no princípio dos 4 P's - produto, preço, praça e promoção - que ajudam a orientar o empreendedor quanto à gestão do seu marketing de vendas.

Vantagens do mix de marketing para a sua empresa

Por meio dessa ferramenta é possível obter parâmetros mais apurados de como, quando, onde e para quem direcionar a oferta de produtos e serviços. Do mesmo modo, você pode descobrir qual a melhor maneira de precificar os seus bens comerciáveis. Isso fará com que sua empresa decole nas vendas, ajudando, ainda, a melhorar o panorama geral do empreendimento.

O mix de marketing é conhecido por ser um dos principais fundamentos do marketing tradicional. Isso, devido a sua grande capacidade de assertividade (relacionado à qual abordagem de vendas é mais eficaz), personalização - adaptável para cada modelo e tamanho de empresa - segmentação de público-alvo, garantia de boa rentabilidade e lucratividade nos negócios.

Como o Mix de Marketing pode influenciar os consumidores na busca por meus produtos?

Quando uma empresa utiliza o mix de marketing e adota o uso adequado dos 4 P's na sua gestão de produtos, a tendência é ela desenvolver mercadorias mais atrativas e qualificadas. Ou seja, que transmitem ao cliente a sensação de comprar um produto de estima valorizada e realmente útil ao seu dia a dia. Dessa forma, a marca consegue ganhar maior evidência, clientes fidelizados e propulsão de vendas, com maior número de pessoas interessadas em adquirir seus itens e serviços.

Regra dos 4 P's: produto, preço, praça e promoção

  • Produto

Primeiro e um dos mais importantes preceitos encontrados dentro do mix de marketing, esse estágio do ciclo dos 4 P's envolve os ensinamentos de marketing voltados para nortear e definir a fase primária das estratégias comerciais de qualquer empresa - o lançamento de produtos. É nesta etapa que a empresa tem a oportunidade de mostrar aos clientes quais as vantagens que ele ganha ao consumir os seus produtos e, assim, se firmar de vez no mercado e sair na frente da concorrência.

Para ter êxito, o empreendedor e sua equipe de vendas precisam identificar a maneira mais aconselhável de oferecer produtos e serviços. Assim como, definir todas as questões com relação a sua natureza e atributos (nome, aparência, tamanho, qualificação, funcionalidade e relevância para o consumidor final). Além de buscar o melhor jeito para efetivamente atrair atenção e o desejo de compra das pessoas sobre os seus bens comerciáveis; E, acima de tudo, preencher as expectativas do público-alvo quanto às necessidades que esses produtos prometem suprir.

  • Preço

O segundo P do mix de marketing visa mostrar quais métodos as empresas podem usar na hora de delimitar a precificação dos seus produtos e serviços. Do mesmo modo, estudar como justificar aos consumidores que o preço pago por eles aos seus produtos é justo. Isto é, que realmente o seu produto acrescenta importância, qualidade e merece o valor que possui.

Antes de precificar os seus bens negociáveis, os empreendedores precisam pôr em xeque e responder algumas indagações quanto:

*Limite máximo de preço que os produtos podem alcançar, levando sempre em conta os custos demandados na logística e fabricação;
*Equilibrar o valor desse produto com as possibilidades financeiras do seu público-alvo;
*Quais são os preços oferecidos atualmente pela sua concorrência ativa;
*Quais formas de financiamento vai oferecer à clientela;
*Entre outras questões que podem influenciar na alta ou queda dos seus preços.

  • Praça

Nesta fase as táticas de marketing dos 4 Ps estão concentradas em mostrar quais os pontos de distribuição mais recomendados para alocar determinados produtos e, dessa maneira, a empresa poder atingir o maior destaque possíveis nas vendas. Para isso, ela deve estar atenta e atender a questionamentos como, por exemplo, onde ela vai dispor e apresentar os seus serviços e produtos - loja física ou online, redes varejistas, quiosques em shoppings centers, etc.

Além disso, conhecer com exatidão quem é e onde está o seu público-alvo, bem como colocar no papel todas as demandas e gastos que o seu empreendimento poderá ter com logística e publicidade a depender do lugar ou ambiente virtual escolhido para ofertar produtos e serviços.

  • Promoção

O último e não menos importante princípio do mix de marketing, a promoção, revela quais técnicas as empresas devem adotar na prática se quiserem obter sucesso com a divulgação dos seus produtos. Para melhor promover seus itens de venda, é necessário saber qual tipo de comunicação e estratégias publicitárias se encaixam com o modelo específico de consumidor da sua empresa. Quer dizer, qual é exatamente o tipo de pessoa que consome os seus produtos e adotar as promoções ideias para esses clientes específicos.

A promoção dos produtos pode ser realizada por intermédio das ferramentas convencionais de propaganda e comunicação com o cliente ou ainda com o uso do influente marketing digital, que costuma trazer resultados bastante positivos quanto a promoção de vendas.

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Malanny Serêjo Seguir

Formação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Experiência com assessoria de imprensa e produção de conteúdo para web.

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