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Você sabe vender pelas redes sociais?

Você sabe vender pelas redes sociais?

Nos dias de hoje é quase impossível não estar conectado, seja pelo computador, tablet ou pelo smartphone. Responder a uma mensagem pelo WhatsApp, compartilhar algo interessante pelo Facebook ou curtir um vídeo engraçado no Youtube parece fazer parte do cotidiano de muitas pessoas.

De acordo com a pesquisa realizada pela We Are Social e a Hootsuite, mais de três bilhões de pessoas usam as redes sociais. Sabendo disso, várias empresas fazem uso das plataformas de mídias sociais como um intermediário para os seus negócios e para engajar o público.

O que poucos sabem é que as redes sociais podem se tornar uma ferramenta essencial para elevar as vendas de um determinado produto ou serviço. Sim, isso mesmo! Porém, é preciso se atentar para o fato de que a estratégia de vendas muda completamente nas mídias sociais. Por isso, fica a questão principal: será que você sabe como usar as redes sociais corretamente para vender seus produtos ou serviços?

Para ajudar, neste artigo você irá aprender como escolher as melhores redes sociais e extrair todo o potencial que elas têm para impulsionar as suas vendas.

Escolhendo as redes sociais

Antes de sair criando contas em todas as redes sociais possíveis, é preciso saber quais são aquelas que serão mais efetivas para o seu negócio.

Administrar muitas contas demanda tempo e investimento, então não vale a pena marcar presença em todos os canais possíveis se você não estiver obtendo resultados.

E como fazer isso? Simples: você precisa saber onde o seu público está, em outras palavras, precisa definir quem é a sua persona (ou buyer persona).

A persona nada mais é que a representação do seu cliente ideal, que inclui os seus hábitos, gostos, características, problemas e necessidades. Além disso, é necessário que se adeque a linguagem de comunicação em relação à persona.

DICA: Para facilitar esse processo, você pode usar o Gerador de Personas.

Entendendo a sua persona você pode escolher os melhores canais para se comunicar efetivamente com o seu público. Abaixo, listamos algumas delas:

1. Facebook

O Facebook é uma das redes com mais usuários no mundo inteiro. Apesar das inúmeras mudanças em relação às postagens orgânicas e anúncios, ainda continua sendo uma das redes sociais mais efetivas para vender online.

Nessa rede, é possível divulgar produtos, produzir conteúdo relevante para a sua audiência, ter um canal de suporte para os seus clientes e fazer vendas dos seus produtos por meio do Marketplace.

Para isso, é preciso que você crie uma Fanpage – assim também é possível utilizar o Facebook Ads, a ferramenta de anúncios do Facebook.

2. Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos, sendo utilizada por milhões de brasileiros. É uma rede atrativa em que é possível atingir um número grande de pessoas por meio das postagens.

Em geral, o Instagram é baseado principalmente em conteúdos visuais. Isso quer dizer que o que faz sucesso por lá são boas fotos e vídeos.

Com interação em tempo real, é uma rede social focada no engajamento. Apesar de ser possível realizar as vendas diretas, é mais indicado utilizar o Instagram para redirecionar para o seu site, sua página no Facebook ou canal no Youtube.

DICA: Para deixar suas fotos com uma cara mais profissional, você pode usar um website gratuito chamado Canva. Ele possui vários modelos editáveis para postagens nas redes sociais e você ainda pode baixar o aplicativo para Android ou iOS.

3. YouTube

Com mais de um bilhão de usuários, o YouTube é uma das mídias sociais de vídeo mais populares do mundo. Com isso, muitas empresas e empreendedores usam essa plataforma para educar o público, tornar-se referência no seu nicho e/ou encaminhar para seu site de vendas.

Para isso, é necessário planejar bem os vídeos, sempre com um roteiro bem elaborado e uma boa edição. Além disso, é interessante compartilhar os vídeos em outras redes sociais.

A importância de uma estratégia

Toda e qualquer ação de marketing digital de uma empresa necessita de uma estratégia. Para isso, você precisa focar nos seguintes tópicos:

  • Tenha um plano de ação

Uma estratégia sólida e efetiva começa sempre com um bom plano de ação. Para isso, um dos primeiros passos é definir claramente quais são seus objetivos com as mídias sociais – quer gerar mais leads? Ter maior engajamento com as publicações? Ter mais tráfego?

Para tanto, é necessário ter índices de mensuração para saber se você está atingindo as metas que foram estabelecidas. As metas e estratégias definidas devem ser sempre reavaliadas e alteradas caso necessário.

  • Invista no Branding

É muito importante que seu negócio tenha uma identidade própria. Para tanto, a gestão da sua marca ou branding é a chave nas redes sociais. Sua marca precisa ser conhecida e despertar emoções positivas na mente do seu público.

  • Crie um cronograma de postagens

Ninguém quer entrar em uma Fanpage abandonada ou perfil do Instagram vazio. Logo, a constância e a frequência de postagens são essenciais para as suas vendas.

Nesse sentido, é necessário conhecer os horários ideais para postagens, ou seja, quando seu público mais acessa e estabelecer um planejamento mensal.

  • Produza conteúdo relevante

As pessoas acessam as redes sociais, em sua maioria, por entretenimento. Por isso, é importante saber que a venda pode não ocorrer de maneira imediata.

A regra é clara nas redes sociais: sempre foque em produzir algo de valor para o seu público. Quando você sabe o que seu consumidor procura e produz conteúdo relevante, estará um passo a frente dos demais.

  • Invista em campanhas pagas

Nem só de tráfego orgânico vive um negócio. Estruturar bem as campanhas pagas possibilita atingir um público maior e segmentado.

  • Use uma ferramenta de gestão de mídias sociais

Utilizar alguma ferramenta de gestão de mídias sociais poupa tempo e automatiza o processo. Você poderá acompanhar melhor suas estatísticas, acessos, engajamento, responder usuários e agendar publicações.

  • Aposte no bom atendimento

Na internet, a interação é tudo. É preciso sempre criar conexão, gerar engajamento e reciprocidade.

Desse modo, é imprescindível responder comentários, tirar dúvidas e manter um canal de contato direto com o cliente.

O relacionamento pré e pós venda é importante para que seus clientes indiquem seus produtos. Na pré venda o ideal é cativar. Por isso, aposte nos diferenciais do seu produto, na produção de conteúdos educativos para o seu público, em atendimentos personalizados e, também, em tirar todas as possíveis dúvidas para a compra. No pós venda, é possível usar o e-mail marketing para enviar promoções, realizar pesquisas de satisfação e enviar bônus e cupons especiais (de aniversário, por exemplo) com ofertas para quem já comprou com você.

E aí, você já utiliza as redes sociais para realizar as suas vendas? Comente e compartilhe conosco as suas experiências!

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Ludmila Pires
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Graduada em Psicologia. É psicoterapeuta e consultora com experiência nos campos de psicologia esportiva, avaliação psicológica, aconselhamento e orientação. Produtora de conteúdo (redação) e entusiasta do Marketing Digital.

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