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Você sabia que o caminhoneiro é um excelente vendedor de frete?

Você sabia que o caminhoneiro é um excelente vendedor de frete?

Espera aí, como assim? Mas do que você está falando...? - Claro, eu explico! Entender para atender esse é o lema não é? Vou listar algumas ok?

- Quanto custaria um profissional de mercado, da área comercial de transporte rodoviário, e quanto tempo levaria para ele fazer e trazer para sua empresa as seguintes informações?

- Ficar observando a movimentação de quem entra e sai na empresa

- Tomar um café com o porteiro, um ajudante de carga e descarga, ter um bate papo informal sobre como funciona o tempo de carga e a descarga

- Qual o melhor horário o decisor da logística ou do compras estão pela fábrica?

- Quem são e quais os problemas ele vê, que a empresa pode resolver e gerar valor para a logística?

- Quem são teus concorrentes? Quantos caminhões entra e sai? De onde pra onde percorre? Qual empresa e volume que ele compra a matéria prima e quem é o principal cliente do seu cliente?

- Quem entra diretamente no estoque do seu cliente, quais melhorias que ele precisa ter? Um frete itinerante? Uma carga de horário? Quem está entregando nos prazos? Qual oportunidade de oferecermos nosso serviços?

- Quem sabe dizer o que o cliente do seu cliente espera na entrega? Tem um bom acesso para a descarga que não danifique seu produto?

Mais espera ai, achou isso fácil? O negociar demanda com o executivo,  que é o mais difícil ele nunca conseguirá fazer. Uma apresentação, falar de custo e de quão bom no mercado nós somos etc. Ok! Concordo. Na área comercial, podemos ser o mais expert em comunicação e marketing, estratégia processos e por ai a fora. Mas o que e quem realmente faz acontecer é o que conta, pois trabalhamos com serviços. Se não tivermos qualidade e baixo custo estará correndo sérios riscos de naufragar teu negócio. Sem contar que hoje em dia se vê muito barulho, mas pouco movimento, principalmente no ambiente relacionado ao transporte. E quem é uma das peças chaves desse processo comercial? O caminhoneiro, o motorista que está levando todo o projeto, o trabalho de marketing e vendas e a marca do seu cliente para seu cliente IN LOCO.

Neste 1 de outubro que se comemora o dia do vendedor, fiz essas provocações não para criar divisão entre as duas classes, vendedor e caminhoneiro. Nem tão pouco dizer que uma é melhor ou pior. Mas sim de somarmos um com os outros, validem-se, valorizem-se, ajudem-se no que puder para uma melhoria continua do nosso ambiente de transporte. E o principal, agradecer a todos os caminhoneiros que tiveram conosco nesses últimos anos de crise, aos representantes e vendedores industriais e do agronegócio que nos auxiliam e viabilizam o acesso a várias indústrias e trades no País. E aos amigos e parceiros que são vendedores de frete e que lutam dia-a-dia para manter nossos transportadores ativos e nesse mercado cada vez mais competitivo. Um mês produtivo e abençoado a todos e um forte abraço.

Clube Sebrae
Jerone Toledo
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Empreendedor do ambiente de transporte rodoviário, consultor de logística, professor de web tutorias nas áreas de logística e gestão estratégica de empresas e filho de caminhoneiro.

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