Você tem certeza que não tem tempo?
[editar artigo]

Você tem certeza que não tem tempo?

Prioridade e tomada de decisão são palavras fundamentais para quem está interessado em fazer uma gestão do tempo mais efetiva. Encaixar as inúmeras atividades que temos diariamente nos faz suplicar para que um dia tenha horas extras adicionadas. Mas a verdade é que se tivéssemos a oportunidade de aumentar de 24 para 48 horas nosso dia, ainda assim, novas reclamações aconteceriam.

Isto acontece porque há uma “sensação” de que não conseguimos fazer tudo que queremos no prazo que desejamos. O brasileiro é criativo, empreendedor e realizador e estas características geram muitos afazeres e acumulo de funções. Pessoas dependem de suas decisões e direcionamentos e você mesmo acumula funções dentro da empresa.

Mas o que fazer se nem as horas de nosso dia aumentam e nem as atividades diminuem?

Existe ferramentas que auxiliam na organização e gestão do tempo. Algumas bem simples e manuais e outras modernas e disponíveis na palma da mão através de aplicativos instalados em smartphones. O importante não é escolher a ferramenta mais complexa e repleta de detalhes, mas sim aquela que combina com seu perfil e que irá te ajudar e não se tornar mais uma atividade complicada para ser feita em seu dia.

Antes de mesmo da escolha da ferramenta a ser utilizada, a primeira questão a ser resolvida é a tomada de consciência sobre a gestão do tempo. A sensação de perda de tempo ou fracasso por não ter conseguido realizar todas as atividades desejadas, pode acontecer por falta de parâmetros e organização. A partir do momento que há consciência de que o tempo é limitado e que há atividades mais urgentes e importantes que outras, inicia-se o processo de planejamento. Por mais que possamos falar em gestão do tempo e, com certeza é fundamental para nossa organização, o foco principal para minimizar a frustração por não cumprir as tarefas diárias, é um planejamento das atividades a serem executadas, no qual o tempo é utilizado como parâmetro para realização das atividades.

Como saber qual a ferramenta mais adequada para meu perfil?

Tentativa, erros e acertos. Felizmente não se trata de algo estático, sendo que você pode iniciar com ferramentas básicas e observar sua adaptação. Caso com o passar do tempo suas atividades e estilo de vida não se adequem mais a ferramenta escolhida, pode-se mudar a qualquer tempo. A escolha da ferramenta é apenas uma consequência, o que é realmente importante é iniciar pelo básico e entender os conceitos por trás da gestão do tempo.

Outro detalhe é que não adianta desistir da ferramenta nos primeiros dias de uso. Segundo o cirurgião Maxwell Malts que pesquisou inúmeros pacientes que precisaram se adaptar a mudanças drásticas após cirurgias agressivas, são necessários pelo menos 21 dias para que uma nova rotina se torne habito. Por isso, a tomada de consciência é a primeira questão a ser resolvida e a segunda é persistência em manter uma rotina na utilização da ferramenta escolhida. Tome consciência, escolha a ferramenta e seja persistente em sua utilização. Sua sensação de desperdício do tempo será outra!

Para apresentar ferramenta prática para iniciar o processo de gestão de tempo e fazer com que você reflita sobre o que está te impedindo de ter mais tempo, os consultores do Sebrae PR Wendell Myler Gussoni e Vânia Paula Claus gravaram o vídeo abaixo que, com poucos minutos, te fará a enxergar o tempo de uma forma diferente. Confira!

Vânia Paula Cruz Claus
Vânia Paula Cruz Claus Seguir

Consultora - Sebrae

Continue lendo
Indicados para você