[ editar artigo]

10 características fundamentais dos empreendedores de alto potencial

10 características fundamentais dos empreendedores de alto potencial

Ser um bom empreendedor não é uma habilidade disponível apenas para empresários de grandes corporações. As características fundamentais para montar um bom empreendimento não são um dom exclusivo para algumas pessoas, mas sim um conjunto de hábitos e comportamentos, que podem ser manifestados por qualquer pessoa.

O que se precisa saber é que o empreendedor desenvolve algumas características ao longo do tempo que o ajudam a empreender, mas ninguém nasce sabendo o que fazer. Se citarmos diversos empreendedores de sucesso, ao observá-los, seria possível encontrar alguns aspectos em comum.

Por essa razão, listamos neste post 10 características que são fundamentais para empreendedores que desejam ser de alto potencial. Confira!

1- Habilidades de expressão

Ser comunicativo é essencial para o ramo empresarial. Isso pode fazer com que seja mais simples realizar parcerias, agradar aos clientes, além de ajudar no relacionamento com os fornecedores, entre outros. Um bom empreendedor sempre está em contato com as pessoas ao seu redor.

Mas expressar-se bem não se trata apenas de ser comunicativo. A expressão corporal também pode te ajudar a se expressar melhor, passando confiança naquilo que está sendo falado. Outra ótima forma de expressão é a escrita.

Geralmente, pessoas com essa habilidade se dedicam ao Marketing ou a Publicidade e Propaganda. Mas essa característica também é fortemente encontrada nos maiores empreendedores nacionais e internacionais.

Para desenvolvê-la, é importante estar em contato com diversas pessoas. Ter bom humor também ajuda muito na criação de relações. Para aqueles que não se sentem confortáveis em se expressar em público, o estudo da linguagem corporal pode ajudá-los a entender melhor como funciona e desenvolver técnicas de expressão.

2- Amplie sua rede de contatos

Como visto, os contatos são essenciais para realizar um empreendimento de alto potencial. Isso não significa que é necessário fazer amizade com grandes e empreendedores, mas sim, que é preciso conhecer as pessoas certas, que podem se tornar bons clientes, parceiros e/ou fornecedores.

Na era digital, ampliar sua rede de contatos vem se tornando cada vez mais fácil. Apostar nas redes sociais e no desenvolvimento de um site interativo vem fazendo com que muitos empreendimentos cresçam de forma excepcional.

3 - Tenha a capacidade de adaptação

Estar pronto para se adequar a qualquer situação consiste em, basicamente, ser capaz de mudar sua mentalidade e ponto de vista, diversas vezes, durante a vida. Quando se trata de um empreendimento, é de praxe saber que nem tudo sai exatamente conforme o que foi planejado. Muitas vezes, você pode se deparar com situações que parecem não ter saída. E, nessas situações essa habilidade pode ser favorável.

Ser visionário e tentar enxergar a situação de pontos de vista diferentes, mostrará que existem meios mais vantajosos de solucionar um problema. Adaptar-se a qualquer situação, de forma criativa, é uma característica que pode levar uma pessoa muito longe.

Uma boa forma de desenvolver essa habilidade é desenvolvendo a criatividade. Ter algum hobby artístico pode ajudar nesse caso. A leitura frequente também pode ser uma grande aliada.

4 - Defina seu modelo de negócio

A capacidade de adaptação e mudança constante não se aplicam ao modelo de negócio. Um modelo de negócio que recebe diversas mudanças, torna-se inconstante e difícil de ser seguido. O ideal é ter um plano completamente estabelecido e aplicar as outras habilidades a fim de alcançá-lo.

Para isso, é possível encontrar diversas empresas ou organizações que oferecem assessoria na criação de um modelo de negócio consistente e com grandes possibilidades de sucesso, como o Sebrae, por exemplo.

5 - Tenha um planejamento definido

Além de possuir um modelo de negócio bem estabelecido, é necessário planejar suas futuras ações. Tenha sempre um cronograma a seguir, mesmo que nem tudo saia conforme o planejado e que você não siga esse plano. Ao menos, ele servirá como um norte para sua rotina empreendedora.

Apesar de os planos serem inconstantes, é necessário ter disciplina para tentar aplicá-los da melhor forma possível.

6- Tenha determinação

Determinação não se trata de apenas do querer, mas sim de buscar alcançar seus objetivos, sem medir esforços. A preguiça não ajudará uma pessoa a se tornar um grande empreendedor. Pelo contrário, é fundamental saber lidar com o fato de que, nem sempre, o trabalho será agradável, mas que ele precisa ser realizado.

Para desenvolver essa habilidade, é necessário abandonar a preguiça e a procrastinação. Além do mais, afasta-se daquilo que tira o foco e esteja sempre em contato com algo que lembre de seu objetivo, isso é útil para despertar a vontade de alcançá-lo.

7 - Anote suas ideias

Pode parecer simples, até demais, mas andar sempre com um bloco de anotações para anotar suas ideias no mesmo momento em que elas surgem é uma característica dividida por diversos empreendedores de alto potencial.

Muitas vezes, você tem a ideia que poderia ser a chave do sucesso de seu negócio, mas que, com o passar do tempo, foi se tornando esquecida. Portanto, anote todos os seus pensamentos em relação ao seu negócio, mesmo aqueles que possam parecer inviáveis no momento.

8 - Seja inovador

Sempre existe aquele negócio muito criativo, que faz sucesso rapidamente e, quando você se depara com ele, pensa: “por que eu não tive essa ideia?”. A inovação é aquilo que vai destacar sua empresa no mercado. E quando se fala de inovação, nem sempre significa algo novo, mas sim, realizar melhorias, dispondo de uma característica diferente em seu serviço, que faça com que ele se destaque de seus concorrentes.

Nesse momento, o maior aliado para alcançar essa habilidade é o uso da tecnologia. Existem diversas maneiras de usá-la a favor de um empreendimento. Não hesite em usar sua criatividade e todos os fatores favoráveis para criar um empreendimento inovador.

9 - Encontre um mentor

Se você admira muito o trabalho ou o conhecimento de alguém e essa pessoa está acessível para diálogo, tente convencê-la a realizar um trabalho de mentoria contigo. É necessário que um bom empreendedor possua alguém com experiência para avaliar as medidas que foram tomadas, qualificando-as em boas ou ruins.

Esse mentor nem sempre pode ser alguém que encontrará soluções para seus problemas, mas certamente será quem o incentivará a encontrá-las.

10 - Trabalhe com feedbacks

Como visto, a opinião externa influencia muito no desenvolvimento do empreendimento. Melhore, ainda mais, os pontos positivos apontados nos feedbacks e reconheça os pontos negativos que ainda precisam ser trabalhados, de uma melhor forma.

Nunca se esqueça de não se apegar sempre aos feedbacks negativos e fazer com que isso o desanime. Pelo contrário, eles agem mais como um dos catalisadores de melhoria e desenvolvimento do seu negócio.

Além dessas, existem outras características que podem ser fundamentais para grandes empreendedores. No entanto, tais características apontadas no post, podem ser o suficiente para começar a desenvolver melhor seus planos e ideias e alcançar o sucesso de seu empreendimento.

No Clube Sebrae você compartilha seu conhecimento e gera negócios! Conecte-se agora à maior Rede de Empreendedores do Brasil.

Ler matéria completa
Indicados para você