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Quais as tendências de consumo que irão dominar os próximos anos?
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Quais as tendências de consumo que irão dominar os próximos anos?

O mercado global evolui de maneira ágil e constante. Logo, todo esse processo nos faz refletir sobre como será o cenário de consumo futuramente, quais hábitos estarão em alta nos próximos anos e qual impacto essas transformações causarão.

Ao que tudo indica, as novas práticas de aquisição estão por vir e prometem movimentar o mundo dos negócios. Segundo apurações desenvolvidas por portais especializados em marketing, nos próximos sete anos, no período entre 2018 e 2025, os hábitos de consumo passarão por diversas mutações, revelando assim novas vertentes a respeito do comportamento do consumidor.

Espera-se que essa onda de novidades interfira positivamente na realidade do mercado e conscientize melhor os empreendedores acerca das reais necessidades e motivações de seus assistidos. Uma vez que fatores como a redução contínua das barreiras de mercado, a retomada de valores e o incentivo à assistência aos idosos serão umas das diretrizes adotadas pelo posicionamento instituído em breve.

Mas afinal de contas, quais serão essas tendências e como se explica o desdobramento de cada uma delas? Abaixo estão dez dos principais aspectos ligados a esta mudança comportamental.

1 - Avanço Tecnológico

É bem interessante imaginar que atualmente um terço das mais notáveis e renomadas empresas inseridas no mercado global são do ramo tecnológico. E, ao se pensar que a prospecção para os próximos anos é de que esse número aumente progressivamente, concluímos que independente da parcela de influência que o seu negócio exerce em relação ao campo de trabalho onde se encontra, em algum momento você precisará usufruir de meios tecnológicos para chegar até seus clientes, pois os laços entre tecnologia e compradores estão cada vez mais fortes estreitos.

2 - Diversidade Midiática

Ainda falando a respeito do universo tecnológico, a TV é um dos meios favoritos de acesso a informação, entretenimento e consumo de muitos. Mas ao passo que a internet caminha, podemos dizer que em pouco tempo ela se tornará gigante quando o assunto é marketing e publicidade online. Ainda mais que já expressa sua importância dentre os internautas e plataformas digitais.

3 - Revolução Constante

Levando em consideração a extrema facilidade de acesso a conteúdo com a qual vivemos nos dias de hoje, estar um passo à frente é de suma importância. As marcas devem estar atentas ao surgimento de inovações e de que forma elas podem contribuir para otimização de produtos e serviços. 

Assim poderão oferecer o que há de mais atual e de melhor qualidade aos seus compradores, destacando-se entre seus concorrentes numa atmosfera competitiva.

4 - Fluência de Mercado

Como citado anteriormente, a redução contínua de barreiras entre as esferas presentes no âmbito dos negócios será frequente. As empresas passarão a captar maneiras de abranger atividades e itens inéditos, viabilizando parcerias entre empresas. O que gera troca de experiência, potencialização de performance e renovação. Tudo com o intuito de cativar e fidelizar seus clientes.

5 - Fortalecimento Comercial

Devido às novas tendências, é provável que num futuro próximo as empresas consigam alcançar o sucesso cada vez mais jovens e de forma mais eficaz. Se considerarmos que, anteriormente, por volta de 2006, estimava-se que a média de vida de uma marca célebre era de oitenta e oito anos. Com o passar do tempo, hoje em 2018, essa marca já foi reduzida a quarenta e dois anos. Caso mantenha o mesmo ritmo, daqui sete anos, selos expressivos passarão a ter somente doze anos de vida.

6 - Ambientação

Vivemos em uma comunidade que está sempre e cada vez mais conectada. As fronteiras que antes aqui imperavam, hoje já não são mais visíveis. Portanto, aqueles empreendimentos que investem e apostam no público local estão sobressaindo em meio às grandes multinacionais, resultando em um crescimento de até 50%. Dessa forma são encarregadas de 72% do avanço no mercado. Tal progresso existe devido a iniciativa de estudar as peculiaridades e especificações do se público mais a fundo, tratando-os como personas e não números. Um exemplo a ser seguido pelos demais.

7 - Última Milha

Também conhecida como last mile, a última milha é literalmente a última etapa entre a aquisição do produto e o consumidor. Normalmente, é quando as empresas despendem de maior gasto, o que acarreta em um aumento considerável no valor do produto. Portanto, estratégias de barateamento são usadas com a intenção de garantir a compra. Estabelecimentos como outlets usufruem dessa prática, liquidando alguns produtos que são encontrados somente naquele local. Neste caso, a venda direta se aplica perfeitamente.

8 - Atendimento Exclusivo

Como mencionado no item sobre “ambientação”, é nítida a relevância em dedicar-se a seus clientes como indivíduos únicos e distintos. Por conseguinte, é preciso prestar assistência a eles de maneira singular, acolhedora e atenciosa. Oferecendo um atendimento diferenciado, as chances de venda do produto ou serviço são ampliadas em até sete vezes. Em conclusão, sabe-se que em razão de uma clientela mais exigente se faz necessário não só os conquistar, mas também os fidelizar.

9 - Melhor Idade

Os efeitos de uma rotina mais saudável, que preza pelos benefícios de exercícios físicos regulares e uma alimentação balanceada é o atraso do envelhecimento. Por isso, atualmente uma grande parcela da população é representada por indivíduos com idade acima dos cinquenta e cinco anos. Grupo que cresce de forma constante, possui alto poder de compra e tempo livre. Especula-se que até o ano de 2025 essa fração abocanhe 40% da representação total habitacional, fazendo com que as marcas voltem seus olhares e esforços a esses.

10 - Posicionamento Social

Não basta suprir as necessidades e anseios do consumidor, é preciso também considerar que aqueles são seres emocionais envoltos por valores e opiniões. Agregar personalidade às marcas faz com que haja um reconhecimento por parte de seus assistidos. Trazer à tona aspectos sociais em meio a campanhas publicitárias ou expressar seu posicionamento em frente a dilemas e questionamentos sociais é um trunfo, quando muitos buscam por representatividade.

Com base no conhecimento das tendências nascidas a partir dessa mudança de comportamento, é possível notar que os consumidores conseguem se apropriar de uma forma mais segura daquilo que o mercado oferece a eles. 

Clientes mais exigentes, forçam o mercado a investir na qualificação de seu atendimento e no desenvolvimento de produtos e serviços. Onde tudo converge para o crescimento do mundo dos negócios, que enfim corre em uma via de mão dupla.

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Acea Ratcheva

Acea Ratcheva

Consultora - Sebrae

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