[ editar artigo]

Qual a importância de uma boa dinâmica empresarial para o crescimento?

Qual a importância de uma boa dinâmica empresarial para o crescimento?

Grande parte do sucesso empresarial vem de quão sólida é a estrutura interna do seu negócio. Sabemos que um marketing efetivo e adequado é de grande valia. No entanto, assim como diz o ditado popular proveniente da ética e da moral: “os bons costumes, vêm de casa”. Portanto, inspiradas por esse princípio, empresas célebres investem pesado na dinâmica organizacional aplicada a seus respectivos negócios. Trata-se de um conjunto de valores, hábitos, normas e motivações que norteiam o empreendimento e constroem a identidade de uma marca. Que por sua vez é refletida aos consumidores.

Se seus colaboradores sabem responder sobre qual a essência de sua empresa, é sinal de que existe uma comunicação interna íntegra e consistente. E eles têm ciência da importância de suas funções, as quais convergem para alcançar os objetivos e ambições de sua equipe. Resultando assim na satisfação de empreendedores, funcionários e compradores. Essa é a premissa de uma estratégia institucional eficaz: a criação e manutenção de um ambiente de trabalho fértil e consciente compartilhado por todos.

É notável a relevância da cultura organizacional em meio ao mundo dos negócios e adotá-la significa estar um passo à frente, gerar diferencial e se destacar. Mas caso esteja se perguntando como instalar esse conceito de trabalho na sua empresa, não se preocupe! Vamos compartilhar com você alguns aspectos essenciais para garantir a sintonia trazida pela dinâmica empresarial, a começar pelos itens abaixo:

  • Renovação: ir em busca de novas ferramentas, serviços ou produtos que tragam melhorias;
  • Minimalismo: se certificar do bom andamento dos processos nos mínimos detalhes, do início ao fim;
  • Prescrição de Resultados: estabelecer metas e prazos a serem cumpridos;
  • Direcionamento de Esforços: estar ciente da capacidade de cada colaborador e, com isso, otimizar tempo;
  • Instrução de Equipes: saber distribuir tarefas e trazer harmonia ao grupo;
  • Assertividade: ressaltar acertos ou falhas no momento certo e da maneira correta;
  • Equilíbrio: prezar por um ambiente profissional e respeitoso, mas ainda assim acolhedor e incentivador.

Os fatores citados acima são usados no intuito de balancear e investigar a atmosfera de trabalho, podendo assim, descobrir se os colaboradores realmente percebem tais características dentro da empresa e, se sim, como eles as enxergam. A partir daí se faz necessário mensurar o investimento reclinado sobre cada uma delas. Esse grupo de elementos pode ser traduzido como um filtro, identificando então pontos fortes, medianos ou deficitários.

Analisadas as condições de trabalho e efetivadas as alterações convenientes, conseguimos refletir melhor e de forma mais clara o porquê da implementação de uma dinâmica organizacional trazer tantos benefícios. Pois, para que todos os envolvidos partilhem das mesmas expectativas, é preciso que admiração e afeto sejam incitados. 

Uma vez feito isso, a rotina se torna mais leve, o trabalho mais prazeroso e os resultados mais satisfatórios, pois naquele âmbito corporativo existem funcionários engajados, comunicação fluida, propósitos nítidos, promoção de valores e senso de pertencimento. Resumindo pontualmente: são esses que vestem a camisa.

Conduta organizacional

Agora já sabemos bem que uma instituição provida de cultura é envolta de inúmeras qualidades. Mas infelizmente, apenas efetivá-las não é suficiente para assegurar a tão sonhada vitalidade comercial. É necessário também cuidar para que essa rede de valores, hábitos, normas e motivações, com o tempo não se torne obsoleta.

E, para isso, periodicamente a conduta organizacional deve ser reavaliada e editada, com a intenção de evitar a sua banalização e acompanhar as tendências de mercado. Podem haver serviços e produtos iguais, mas o valor que a empresa carrega, muitas vezes, é fator definitivo de compra — é o que gera não apenas compra, mas fidelização. Provém de se reconhecer diante a marca.

Muito falamos sobre as benfeitorias trazidas pela cultura organizacional. Sendo essa, a representação do lado humano das corporações, as quais atualmente são mais valorizadas. Mas não pense que paramos por aí. Ainda existem outros benefícios agregados a essa conduta que não foram citados anteriormente e pelos quais passaremos agora:

  • Redução de Custos: ao ponto que o sistema foi instituído, o senso de responsabilidade dos colaboradores aumenta. O que contribui para o uso consciente de utensílios e materiais. Beneficiando o coletivo, concebendo economia e sustentabilidade;
  • Seletividade: a atmosfera criada funciona como imã para novos profissionais que tenham os mesmos valores e ideias que vão ao encontro da empresa. O que torna o processo de recrutamento descomplicado e eficaz. Dando a oportunidade também de membros efetivos fazerem indicações mais confiáveis;
  • Fomentação de Líderes: a política instalada está diretamente ligada a bons líderes, logo que é preciso lidar com pessoas e processos simultaneamente. O que provê oportunidades imensuráveis para aqueles ali dentro (ou fora) possessores de habilidades provenientes de um líder nato;
  • Objetividade: como já dito, a cultura traz ao ambiente de trabalho comunicação fluida e harmonia entre as equipes. O que desencadeia em maior agilidade e precisão quando se trata de reuniões e conclusão de tarefas.

Várias empresas ao redor do mundo são adeptas da dinâmica empresarial, e muitas dessas extremamente famosas em todo lugar não só pelos excepcionais serviços prestados ou produtos oferecidos aos seus clientes apaixonados. Mas como também por seus funcionários, felizes e satisfeitos com a qualidade de vida oferecida fora e dentro do espaço de trabalho.

Uma cultura organizacional eficaz reflete diretamente no contentamento dos colaboradores e no seu desempenho em meio as atividades profissionais cotidianas. Esse efeito é causado pelo reconhecimento, criado pelos valores aliados à imagem da marca, compartilhados por todos.

E, para finalizar, não poderíamos deixar de citar um exemplo a ser seguido. Alguém que comprove com número e feitos o poder de todo conteúdo citado até aqui. A gigante multinacional, Google, a qual está sempre atrelada a palavras como: sucesso, diversidade, inovação, cultura e entretenimento. Serve de inspiração a diversos empreendedores ao redor do mundo. A Google dá um show quando o assunto é, dinâmica empresarial. Usando de artifícios como espaço de lazer, refeições gratuitas, viagens, festas, dia do cão e outros, com o objetivo de trazer o melhor de seus colaboradores à tona em prol da empresa.

O mais impressionante acerca da Google é que, independente do quanto o mercado evolua ou o quanto ela cresça, ela mantém o nível de qualidade e posiciona-se no topo diante as concorrentes. E, devido a isso, tornou-se referencial inabalável, pois consegue se reinventar, agradar funcionários e cativar clientes. O que, como vimos, não é uma tarefa nada fácil nos dias de hoje.

Conecte-se com a gente aqui Clube Sebrae, compartilhe também seu conhecimento e gere novos negócios. É só clicar no Entrar ali em cima, preencher seu email ou logar por meio das redes sociais, e pronto!

Clube Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você