[ editar artigo]

Seja ágil no crescimento da sua empresa!

Seja ágil no crescimento da sua empresa!

Quando falamos em crescimento de um negócio, ter agilidade é fundamental, por isso nesse post irei compartilhar uma ferramenta que é essencial em uma estratégia de crescimento da sua empresa!!!

Ter uma estratégia de crescimento é o primeiro passo dessa jornada, pois ela será o GPS para te guiar ao lugar onde você pretende chegar com a sua empresa. Nesse caminho o segundo passo é repensar, melhorar e inovar na Proposta de Valor da sua empresa/produtoO Canvas da Proposta de Valor é a ferramenta que irá te ajudar a no mínimo, criar uma proposta superior para o seu Cliente.

O Canvas da Proposta de Valor apresenta um olhar detalhado de dois blocos(Mapa de valor e Perfil de Clientes) que formam o "coração" de um modelo de negócios. Ele foi criado para um exercício de checar a efetividade do "presente" que sua empresa está entregando e se é o para o Cliente certo também.  

Explicando os blocos - O mapa de valor  descreve os benefícios que os clientes podem esperar de determinados produtos e serviços;

- E o Perfil do Cliente possibilita análise de características, necessidades e valores do seu consumidor;

Para iniciar o seu canvas da proposta de valor você pode utilizar essa ferramenta on line a sequencia sugerida de preenchimento é essa:

Esse preenchimento pode(deve) ser coletivo, pois quanto mais pessoas envolvidas diretamente na estratégia de crescimento da empresa participarem desse preenchimento, mais efetividade tende a ter nas análises e principalmente no resultado de encontrar o encaixe entre os dois blocos.  Os Clientes se entusiasmam com a proposta de valor quando: 

- Contempla tarefas relevantes;

- Alivia dores agudas;

- Cria ganhos importantes;

E por último,  essas perguntas vão te ajudar na avaliação da sua proposta de valor:

Não existe uma única receita para utilizar o Canvas da Proposta de Valor. Se você conhece outras técnicas ou dicas, compartilha com a gente aqui.

Grande Abraço!

Clube Sebrae
João Luis Moura
João Luis Moura Seguir

Consultor - Sebrae

Ler matéria completa
Indicados para você