Como usar o Instagram em sua estratégia de Marketing Digital
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Como usar o Instagram em sua estratégia de Marketing Digital

Como funciona?

O Instagram é uma rede social com mais de 500 milhões de usuários no mundo e está entre os apps mais baixados nos últimos anos em smartphones. O Brasil está entre os 5 países que mais usam a rede social, a qual possui um engajamento até 15 vezes maior que no Facebook.

As imagens e vídeos são o grande sucesso do Instagram, que permite a marcação de amigos nas fotos, a edição de imagens (filtros, molduras, etc.), a inclusão de legendas, envio de mensagens, curtidas, comentários e muita interatividade.

Além disso, o Instagram também permite a criação de hashtags, que são formas de categorizar seu conteúdo de acordo algumas palavras-chaves.

Cada hashtag é transformada em um hyperlink que vai direcionar as pessoas interessadas, que fizeram algum tipo de pesquisa com aquela palavra, até o seu conteúdo postado.

Um exemplo disso tudo, do próprio perfil do Instagram:

Há algum tempo o Instagram já deixou de ser apenas um rede para seguir seus amigos e hoje também é usado para seguir suas marcas e personalidades favoritas.

Tornou-se uma ponte de contato entre o público e a empresa, além de permitir a humanização da marca, gerar engajamento, reconhecimento e relacionamento entre empresa e consumidor.

O público do Instagram está bem equilibrado entre o sexo masculino (51%) e feminino (49%) e a grande maioria dos usuários (41%) possui uma faixa etária de 16 a 24 anos.

Dicas para usar o Instagram de forma correta:

1. Imagem é tudo!

Podemos partir do princípio de que imagem é tudo! Quem quer construir marca e se relacionar com o público de maneira eficaz no Instagram, precisa estar atento as imagens que publica e principalmente à qualidade destas imagens.

2. Perfil do Público!

A plataforma tem um apelo bastante visual, mas antes de sair publicando suas fotos no perfil da empresa, é preciso entender qual é o perfil do seu público, qual o estilo de vida, hábitos e costumes destes usuários. Onde eles estão? O que gostam de ver/fazer? Que lugares frequentam?

Entendida essa parte, a construção de conteúdo para essa rede já fica mais fácil.

3. Espontaneidade!

O segundo passo é entender que o Instagram é uma rede onde o inusitado, o bonito, o bem produzido e espontâneo é o que mais chama a atenção. Claro que, tudo dentro do posicionamento da empresa e do perfil de público.

Você pode ver alguns exemplos no Instagram da burnell, por exemplo, onde procuramos publicar imagens e legendas que façam sentido para o público que está em busca de marketing digital.

Descobrir o horário de pico que o seu público mais frequenta a rede também é importante. Vai fazer com que seu engajamento seja maior e suas publicações mais vistas. Dados de mercado apontam que o pico em dias de semana está entre 17h e 18h e nos fins de semana entre 13h e 18h. Mas esses dados variam bastante conforme cada segmento de mercado. Um restaurante por exemplo pode ter seu horário de pico antes das 11h da manhã.

4. Não deixe seu público cansado!

Varie nas postagens, traga conteúdos e imagens relevantes com a vida do seu público. Mostre seus produtos e serviços de forma criativa e não caia nunca na mesmice. O mundo hoje não aceita mais isso, com a velocidade da tecnologia e da informação, todos querem novidades, espontaneidade e sinceridade.

Eu, particularmente, adoro o perfil do @canseidesergato, mostra os produtos de forma espontânea, discreta e divertida:

5. Utilize os recursos de forma inteligente!

Colocar diversas hashtags em uma mesma foto, por exemplo, não deixa sua mensagem mais atraente e pode inclusive, ficar distante do público. De acordo com o próprio Instagram, o ideal para cada imagem é ter entre uma e três hashtags, sendo cinco um limite aceitável.

Essas hashtags também devem estar contextualizadas de acordo com a publicação (se você está lançando uma campanha por exemplo é interessante criar uma hashtag com o nome desta campanha – sem utilizar o nome da empresa, pois pode parecer forçado).

Isso ajuda a empresa a ser referência no segmento e aumenta a interatividade entre os usuários e a marca de forma natural e certeira.

Um exemplo de campanha recente com criação de hashtag:

6. Não exagere!

Na verdade, não exagere em nada. Nem em marcações, texto em legendas, nem em número de publicações (publique com frequência, mas não fique chato).

Organize sua pauta de conteúdo, siga seus seguidores para ver o que estão fazendo, suas preferências, etc.

Inclua seu site no perfil da sua empresa, organize promoções, use frases nas próprias imagens (para chamar mais a atenção, lembrando que no Instagram, imagem é tudo).

7. Esteja Presente!

Por último, porém não menos importante: tente responder seus seguidores de uma forma rápida e simpática (o ideal é responder em menos de 30 min - se possível).

Seguindo estes simples passos, sua empresa tem tudo para construir um bom relacionamento com o seu cliente e aumentar as chances de fazer novos negócios futuramente.

Instagram for Business:

Devido ao grande crescimento de perfis empresariais dentro da plataforma, o Instagram criou alguns recursos especiais pra esse público, como o perfil comercial, onde a pessoa pode contatar sua empresa clicando no botão “contato” ou através de um hiperlink que você pode disponibilizar no seu perfil.

Criou também algumas métricas que podem mensurar não só número de curtidas, comentários e visualizações (chamadas métricas de vaidade), mas também o número de impressões (total de vezes que suas publicações foram vistas), alcance (número de contas que visualizaram), conversões (cliques no site), etc.

Os anúncios no aplicativo também foram incluídos e podem ser utilizados de uma forma que convide seus usuários a interagirem com as suas publicações (incluindo CTAs ou calls to action, que são botões que levam o usuário a tomar alguma ação).

Porém, todos esses recursos ainda são novos no Brasil e estão tomando forma agora. Se você se interessou e quiser saber mais sobre as novas funções do Instagram para empresas, pode ler mais na própria página da plataforma.

Sucesso!

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