5 Apps para Franqueadores e Empresas em Crescimento
[editar artigo]

5 Apps para Franqueadores e Empresas em Crescimento

Existem teorias por aí que dizem que tudo o que já pensamos em termos de soluções já foram inventadas. A revolução das startups está provocando isso. Novas soluções para problemas que muitas vezes nem nos damos conta que temos, já existe uma ferramenta que agiliza, organiza, conecta e até automatiza nossas tarefas do dia-a-dia.

Em cima disso, levantei 5 ferramentas na internet que estão disponíveis para você, franqueador, que com certeza, irá tornar as coisas mais fáceis para você.

Uma coisa é importante: Não tenha medo de experimentar novas ferramentas na internet. A grande maioria delas trabalham com modelo de precificação que permite você testar (versão trial). Isso porque sabemos que toda ferramenta online possui sua curva de aprendizado. Isso quer dizer que ninguém nasce sabendo mexer. Eles trabalham para que a ferramenta seja o mais intuitivo possível, mas mesmo assim, precisamos entrar em uma zona de esforço para aprender a mexer

Já me prolonguei demais, então aqui estão as 5 ferramentas que vão facilitar o dia-a-dia e o trabalho de um franqueador.

1- Sebrae Canvas

A primeira das ferramentas é uma ferramenta criada pelo Sebrae/PR, baseada na metodologia Business Model Generation do Alexander Osterwalder. A idea por trás dessa ferramenta é que empreendedores possam interagir, compartilhar e comentar nos canvas de outros usuários. Empreendedores que conhecem a metodologia do BMG, sabe da importância de estar constantemente validando e reiterando um canvas criado. Quando você estiver montando seu canvas, recomendo muito a plataforma do SebraeCanvas.

2- Pipefy:

Uma empresa, por menor que seja, precisa e terá processos. Mesmo que eles não estejam desenhados. Se eu te pedir para descrever as rotinas da sua empresa, ja estamos falando de processos. O problema é quando o fluxo de informação e tarefas ocorre por email. Se sua empresa não gerencia processos com automatização, integração e com estrutura de informação em um banco de dados, provavelmente sua empresa está sendo ineficiente e gerando custos desnecessários.O Pipefy veio para mudar e ajudar automatizar os processos. É uma plataforma inteligente e muito intuitiva. Em inglês existe a expressão Plug and Play, significa conectar e já estar funcionando. Sem ter que instalar software ou se adequar à ferramenta.

Um franqueador precisa garantir o controle dos processos. Esta é uma ótima ferramenta para testar nos processos de sua franquia.

3- Conta Azul

A Gestão Financeira é o calcanhar de Aquiles da maior parte das empresas. Tem gente que trabalha muito, tem excelentes produtos e serviços mas não sabe dizer, com certeza, qual é o seu lucro, sua margem de contribuição, etc. Fazer os controles financeiros para chegar nesses números não é tarefa fácil, ainda mais com a diversidade de produtos, fornecedores e formas de pagamento com suas diferentes taxas e prazos que são necessárias atualmente.

As empresas de grande porte resolveram isto com complexos sistemas de ERP (enterprise resource planning) que são softwares que permitem a gestão integrada da empresa. Além de investimentos elevados, a implantação de um ERP destes era demorada, trabalhosa e cara. Com a evolução da tecnologia foram sendo desenvolvidos ERP para atender micro e pequenas empresas, mais simples e acessíveis, atendendo as necessidades destes negócio. Entre estes sistemas um que tem aparecido com bastante destaque é o Conta Azul, que permite uma gestão financeira precisa do negócio, contado com módulo de vendas em versão app.

4- Contabilizei

Uma dificuldade para micro empresas (que podem ser os seus franqueados) ou mesmo empresas de pequeno porte em fase de expansão (que pode ser o seu caso como franqueador) são os custos fixos, e entre eles está a mensalidade da contabilidade. O App da Contabilizei permite diminuir muito este valor. Além disso tem uma vantagem interessante que é o domínio do processo contábil da empresa pelo próprio empresário. Quem usa este app tem que dedicar um pouco mais de tempo e de atenção para as questões tributárias do seu negócio, e manter a empresa muito bem organizada.

5- Aiqfome

Pode parecer brincadeira, mas para quem é empresário de empresas de pequeno porte sabe a correria do dia a dia e às vezes acabamos até esquecendo de parar para comer. E se você é como eu que não tem paciência para fazer pedidos por telefone, ou de ficar procurando as opções abertas, o aiqfome é uma mão na roda. Além de mostrar os estabelecimentos disponíveis atendendo na sua região e abertos no momento, sempre tem algumas promoções.

O principal benefício destes apps é a aumentar a sua produtividade no dia a dia, diminuindo custos e melhorando os controles. Quando a rede começa a crescer é imprescindível a utilização de ferramentas de apoio para que o negócio se mantenha nos trilhos. O crescimento das redes de franquias normalmente é exponencial, começa a ficar muito rápido e a sua gestão precisa acompanhar este crescimento.

Veja este vídeo rápido sobre estes apps:

Espero que curta essas sugestões de apps e ferramentas, existem muitas e todo dia surgem novas, coloquei aqui algumas que eu uso no meu dia a dia. Se você tiver alguma outra que você utiliza no seu dia-a-dia, compartilha aqui nos comentários contando como ela te ajuda!

Clube Sebrae
Erlon Labatut
Erlon Labatut Seguir

Consultor Franquias - FRANQUEADOR.COM

Continue lendo
Indicados para você