4 lições dos gatos sobre a tendência da ultra-conectividade

Uma das principais premissas do nosso trabalho no Sebrae Trends é sempre ter em mente que grandes lições podem vir de todos os lados. Pessoas, empresas, histórias, livros e até mesmo animais podem nos ensinar muito sobre diversos assuntos. Basta apurarmos nosso olhar e não nos fecharmos a possibilidades.

Hoje, por exemplo, inspirados na história do "café com gatos" que visitamos recentemente em Milão e na macrotendência da ultra-conectividade, apresentada no Caderno de Tendências do Sebrae/PR, revelamos quatro lições que os gatos (sim, os felinos!) ensinam sobre essa tendência...

-> Este material está disponível para download, em alta resolução, aqui.

Inspire-se nessas lições e se conecte cada vez mais com seus clientes, parceiros e prospects. Você só tem a ganhar!

Seu aprendizado não termina aqui!

Quer conhecer outras histórias de empresas que utilizam as macrotendências do momento para vender mais e conquistar clientes?

Visite clubesebrae.com.br/sebrae-trends/, clique em “seguir” e acompanhe todas as novidades do Sebrae Trends, a sua ponte para um mundo de novas ideias e melhores resultados!

Colaboração Brasilio Andrade Neto

Veja também!

LUSH ensina como praticar a inovação sustentável

Vídeo: Os 6 sentidos e as decisões de compra

Quando todos se ajudam todos crescem

Um olhar sobre tendências direto da Alemanha

Para cego ver!

Como sabemos que ainda falta suporte tecnológico para que deficientes visuais consigam "ler" imagens espalhadas pela internet, apresentamos abaixo, em formato de texto, o conteúdo do infográfico acima.

4 lições dos gatos sobre a tendência da ultra-conectividade

Ronron

Ninguém sabe exatamente como gatos ronronam. Mas os humanos adoram. É um som baixinho, discreto, que encanta todo apaixonado por esses felinos. E é um “algo a mais” no combo entregue pelos bichanos aos seus donos.

Empresas de todos os tamanhos podem fazer o mesmo. Como? Oferecendo ao cliente “uma dúzia com 13”, de vez em quando.

Os funcionários da rede McDonald’s, por exemplo, sempre deixam uma batata frita fora do saquinho. De propósito! Essa batatinha dá ao cliente a impressão de estar saindo em vantagem. Simples e eficiente.

Planeje dar um pouquinho a mais ao seu cliente. Pode ser uma simples gentileza. Ele reconhecerá seu esforço!

Sensibilidade

Não é por frescura que os gatos só comem a comida do centro do potinho. É que seus bigodes são muito sensíveis, e o contato dos pêlos com o pote os incomoda.

Ah, e sabe quem também anda com a sensibilidade elevada? Os consumidores!

Por isso, tenha em mente que apesar de ser fundamental se comunicar constantemente com seus clientes, é preciso tomar bastante cuidado com cada mensagem para não ser mal-interpretado, nem ofender ninguém. Assim, ao utilizar as redes sociais para falar com quem compra da sua empresa, faça como os gatinhos fazem com seus bigodes: trate-os com carinho. Quem sabe eles não retribuem com uns “ronrons”?

Lambida

Gatos lambem a si e aos outros diariamente. Um dos objetivos desse ato é fortalecer os laços entre membros do mesmo grupo.

Manter contato com seus clientes constantemente, ouvir a opinião deles e fazer campanhas valorizando o fato de eles serem fiéis são algumas formas de você utilizar essa lição deixada pelos felinos. Mas, lembre-se: faça isso diariamente. É a consistência que leva ao sucesso!

Miado

Gatos dificilmente miam uns para os outros; essa comunicação é reservada para os humanos.

Da mesma forma, você precisa pensar em maneiras específicas de se conectar com os diferentes perfis de clientes que compram seus produtos e/ou serviços. Para isso, descubra o que é importante para eles, identifique o que eles valorizam e leve tudo isso em consideração para desenvolver um jeito único de tratamento para cada perfil. Eles se sentirão especiais e isso fará a diferença na percepção que têm de sua marca.

A Moleskine, o Crazy Cat Café e o Bianchi Café & Cycles entendem muito bem a linguagem que seus clientes falam e aproveitam esse conhecimento para atraí-los e fidelizá-los. Nossa equipe visitou esses três cafés e mostrou, em vídeo, como isso funciona na prática. Assista!

Natasha Schiebel
Natasha Schiebel Seguir

Jornalista, diretora de Conteúdo na London, agência de marketing de conteúdo, e caçadora de tendências baseada em Bologna (Itália).