4 tendências de negócio que vão transformar o setor de logística

A presença da tecnologia já é uma realidade de praticamente todos os setores do mercado. O segmento de logística e transporte é um deles. Mesmo nas menores empresas é possível perceber esse impacto da tecnologia, seja por meio de um aplicativo de celular ou um software que facilite a gestão do negócio.

Investir em melhorias motivadas pela tecnologia, no entanto, não é uma jornada estática. Por sua natureza ela evolui numa velocidade grande e permite que as empresas se transformem e se adaptem conforme essa evolução acontece.

Ficar atento às tendências do setor, portanto, torna-se um esforço necessário para não perder o timing das mudanças provocadas pela tecnologia. Em resumo, não há como levar uma empresa — de logística ou de qualquer setor — a um novo patamar de negócio sem atenção para as possibilidades que surgem.

Para ajudar você, que se interessa pela segmento, eu separei aqui neste post 4 tendências de negócio discutidas no mercado, e que vão impactar de forma significativa as empresas de logística. Anote aí!

1. Diversificação das tecnologias de rastreamento

O rastreio da carga é uma das atividades mais importantes de uma empresa de logística, pois é ela quem mostra o status do transporte, sinalizando inclusive potenciais problemas em tempo real. Um trabalho que facilita bastante a tomada de decisão dos gestores do negócio.

A tendência aqui passa por uma melhoria neste trabalho que, inclusive, auxilia no relacionamento da empresa com seu cliente. A principal evolução, que pode impactar de forma definitiva no setor, é o aperfeiçoamento da tecnologia para que ela melhore a eficiência das entregas ao indicar caminhos alternativas que evitem congestionamentos e problemas de trânsito nas grandes cidades.

É possível até mesmo que a tecnologia indique alternativas de estacionamento, ordem da entrega, além das rotas de chegada. Um investimento como esse, além de melhorar a eficiência das empresas, pode minimizar restrições de horários de entrega e auxiliar na redução dos congestionamentos.

2. Integração com comércios eletrônicos

O e-commerce já se consolidou no Brasil como um dos principais ramos do comércio, inclusive com diversos grandes players do varejo direcionando seus investimentos para a área. O transporte e a logística dos produtos, no entanto, continua sendo um problema ainda sem solução para quem investe na área.

Dominado ainda de forma definitiva pelos Correios, o setor ainda tem cerca de 90% das entregas realizadas pela empresa pública. A qualidade — ou a falta dela —, no entanto, não justifica essa predominância.

A tendência aqui é que as empresas de logística invistam no desenvolvimento de aplicativos e softwares que permitam que elas se integrem mais facilmente aos sistemas de gestão de e-commerce. Com isso ficaria muito mais fácil inserir novos players neste mercado e oferecer melhores soluções de entrega, tanto para lojistas quanto para clientes.

3. Caminhões inteligentes

Desde que a tecnologia digital surgiu que há uma tendência de aplicação de inteligência em objetos que até então eram apenas dispositivos com uma função. Os telefones celulares foram os primeiros, ao se transformarem em smartphones. Depois vieram os televisores que viraram smart TVs. Agora, a tendência é que outros exemplos comecem a surgir.

No caso das empresas de logística a aposta é que os caminhões e veículos de transporte recebam essa camada de inteligência digital. Com isso eles podem ficar conectados o tempo todo, tanto com a central da empresa quanto com outros veículos.

Dessa forma a troca de informação pode acontecer em tempo real, seja com relação à localização da carga, ao status da entrega ou até mesmo à eventuais ocorrências que venham a acontecer durante o processo. O resultado é uma comunicação muito mais fluida e uma tomada de decisão bem mais assertiva.

4. Entregas com veículos elétricos

Independentemente de toda a evolução tecnológica, a sustentabilidade continua sendo um tema sensível para a maior parte das empresas de quaisquer segmentos. Afinal de contas, empresas com responsabilidade socioambiental tendem a construir uma imagem mais positiva perante o consumidor.

Nesse sentido, uma tecnologia que pode ser bastante efetiva e já é tendência em alguns mercados é a dos veículos elétricos. Por enquanto é possível encontrar notícias de testes e pequenas entregas sendo realizadas por esse tipo de transporte. As possibilidades no setor são imensas e a tendência é que isso se torne uma realidade cada vez mais próxima.

A evolução tecnológica trouxe ao mercado melhorias incríveis, e no futuro pode trazer avanços ainda mais significativos. Mesmo porque, quanto mais o tempo passa, melhores e mais disruptivas ficam as tecnologias. No final do dia os principais beneficiados são as empresas que atuam nos segmentos impactados e que podem levar esta evolução aos seus consumidores.

Para garantir que esse futuro chegue na sua empresa não há outro caminho que não conhecer as tendências para o seu mercado e que podem impactar de forma definitiva a forma como você faz negócios.

Espero que esse relato sobre a visão de futuro do setor de logística sirva para gerar ideias e insights para sua empresa crescer ainda mais e conquistar novos clientes. Se você quiser complementar o conteúdo faça abaixo seu comentário. Ficarei muito grato com a sua participação!

Marcus Pereira
Marcus Pereira Seguir