[ editar artigo]

Como empresas podem ajudar a mudar o mundo

Como empresas podem ajudar a mudar o mundo

Qual é o propósito da sua marca? Se você respondeu “ganhar mais dinheiro”, “lucrar” ou algo parecido, está na hora de repensar essa sua visão. As movimentações do mercado apontadas no Caderno de Tendências do Sebrae/PR e os cases de sucesso debatidos no Sebrae Trends mostram que:

Quando a motivação da empresa vai além de “gerar lucro”, isso se reflete em um relacionamento próximo com os clientes e no oferecimento de experiências únicas, gerando não apenas mais vendas, mas também contribuindo para o fortalecimento da marca e para a sustentabilidade do negócio em longo prazo.

O guru do marketing Philip Kotler defende em seu livro Capitalismo em confronto que é possível chegarmos a um estágio em que teremos empresas, produtos e serviços que são, ao mesmo tempo, bons para o lucro, para as pessoas e para o planeta.

Kotler acredita que, enquanto políticas públicas são importantes para gerar impacto social e econômico positivo, elas não são o único caminho. O especialista afirma que as organizações privadas também têm um papel importante para gerar mudanças na sociedade e encorajar um comportamento mais socialmente responsável nos consumidores.

Você concorda?

17 empresas que estão agindo para mudar o mundo

Para mostrar que é possível, sim, fazer negócios que são bons para o lucro, para as pessoas e para o planeta, selecionamos 17 cases de empresas que estão utilizando suas operações para agir em prol de causas que ajudam a tornar o mundo um lugar melhor – seja em âmbito local ou globalmente.

A base para o nosso levantamento são os 17 objetivos para transformar nosso mundo (ou Objetivos Globais) estabelecidos pela ONU no relatório Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. As metas apontam os principais desafios mundiais para o desenvolvimento econômico e social do planeta, convidando todos – governos, instituições não governamentais e organizações privadas – a participar colaborativamente dessa transformação.

Saiba mais sobre cada uma dessas metas e conheça marcas que estão agindo em prol desses objetivos e, assim, ajudando a construir um presente e um futuro melhor, acessando o relatório que disponibilizamos no Slideshare.

Clique aqui para fazer o download da apresentação.

Por que os objetivos globais são importantes para sua empresa

Se você está se perguntando por que sua empresa deveria se preocupar com a construção de um mundo melhor, além dos motivos mais nobres – como a garantia de um futuro promissor para as próximas gerações –, existe também uma razão mais óbvia: isso é bom para o seu negócio!

De acordo com o estudo Better Business, Better World, o alcance dos objetivos globais da ONU pode gerar pelo menos 12 trilhões de dólares em oportunidades em diferentes mercados – criando mais de 380 milhões de empregos, especialmente em países em desenvolvimento.

Há, ainda, a vantagem competitiva de se estar alinhado com a movimentação global em busca de um mundo melhor. Sempre que uma inovação de sustentabilidade chega a um setor, ela se move de forma acelerada, espalhando-se rapidamente entre as empresas do segmento. Aquelas organizações que não estão preparadas acabam ficando para trás. Começar agora a agir e incluir os objetivos globais em suas operações pode fazer sua marca ser pioneira em seu mercado e região!

Além disso, o custo de não agir para resolver questões que afetam todo o planeta pode ser muito alto. A exploração irresponsável dos ecossistemas, a violência gerada pela falta de oportunidades e a falta de acesso à educação são alguns dos problemas que podem atrapalhar o desenvolvimento econômico e social no futuro, dificultando também a prosperidade de empresas de diferentes setores.

Os exemplos citados no relatório envolvem desde multinacionais até pequenas start-ups. Fica claro que não é preciso ser uma gigante para gerar impacto e incluir os objetivos globais em suas ações. A diferença que você faz na sua comunidade conta muito para a construção de um futuro mais próspero e feliz para todos. É aquela história: cada um faz sua parte! Você já está fazendo a sua?

Esperamos que esse conteúdo possa inspirá-lo a criar ações que irão contribuir para a construção de um mundo melhor.

E se você conhece alguma empresa que merece estar nesta lista, deixe um comentário abaixo com a sua indicação, dizendo como essa marca tem gerado mudanças positivas no local em que atua. Ela pode ser tema de um próximo conteúdo do Sebrae Trends.

Bons negócios!

Seu aprendizado não termina aqui!

Quer conhecer outras histórias de empresas que utilizam as macrotendências do momento para vender mais e conquistar clientes?

Visite clubesebrae.com.br/sebrae-trends/, clique em “seguir” e acompanhe todas as novidades do Sebrae Trends, a sua ponte para um mundo de novas ideias e melhores resultados!

Veja também!

LUSH ensina como praticar a inovação sustentável

Vídeo: Os 6 sentidos e as decisões de compra

Quando todos se ajudam todos crescem

Um olhar sobre tendências direto da Alemanha

TAGS
Clube Sebrae
Francine Pereira
Francine Pereira Seguir

Jornalista baseada em Tóquio (Japão) e caçadora de tendências do Sebrae Trends.

Ler matéria completa
Indicados para você