[ editar artigo]

Chega de tédio! Entenda como os millenials estão revolucionando o formato de trabalho

Chega de tédio! Entenda como os millenials estão revolucionando o formato de trabalho

A geração Millennial está mudando o mundo. Já representam a faixa etária mais representativa no mercado de trabalho e têm um poder de compra de U$2,45 trilhões. Isto faz deles, sem dúvidas, os mais importantes colaboradores das empresas. 

O que muda é que os millenials não aceitam o modelo de trabalho adotado pela maioria das empresas. Esse modelo de trabalho das 08 as 17hs já não cola mais. 

Você já ouviu falar em uma estratégia de trabalho chamada ROWE (Results-Only Work Enviroment, ou ambiente de trabalho de resultados)?

Em suma, o conceito, apresentado por Cali Ressler e Jodi Thompson em Chega de Tédio! – A mudança que tornará seu trabalho apaixonante (Editora Campus), defende que, desde que entregue resultados, o funcionário pode fazer o que quiser! Não há necessidade de bater ponto, participar de um excesso de reuniões, nem de pedir para sair mais cedo para ver a festa junina da escola dos filhos. É só sair!

Segundo as autoras, essa forma de trabalhar não apenas aumenta a felicidade dos funcionários, como gera resultados melhores. Não importa onde nem quando você trabalha. Se apresenta os resultados esperados, é o suficiente.

Quer trabalhar na beira da praia, depois das sete da noite? Pode.

Quer bater ponto no escritório todo dia, às seis e meia da manhã? Pode, também.

Verdade seja dita: Com as recentes mudanças na legislação e o avanço no trabalho terceirizado, o trabalho remoto será cada vez mais utilizado, e alguns dos pontos de Cali e Jodi serão úteis para o pequeno empresário. É uma outra maneira de colocar o funcionário como foco, como sugere o Caderno de Tendências do Sebrae/PR na descrição da macrotendência “Economia Sustentável”. O foco, no caso, é tratar as pessoas como adultos que são!

Em poucas palavras, o recado é: gerencie o trabalho, e não as pessoas!

Reuniões

As autoras reconhecem que nem todas as reuniões são inúteis, desde que você siga três passos:

1 – A reunião deve ter um objetivo específico, compreendido por todos, hora para começar e terminar.

2 – Cada participante deve entender por que sua participação é importante, e o que se espera dele na reunião.

3 – Cada participante deve se preparar antes para participar da reunião de forma mais eficaz.

Fora?

Para quem se incomoda com um funcionário fora do escritório, as autoras convidam para pensar de outra forma: na maneira anterior de se trabalhar, as pessoas permaneciam no escritório das 8h às 18h. Com o ROWE, as pessoas nunca estão fora do escritório. Celular, computador, tudo ajuda a que elas se conectem a qualquer momento, e consigam o resultado. Por que esperar a segunda-feira para fazer aquele relatório, se os funcionários preferem fazer no sábado anterior, e depois emendar com a pelada da semana?

Aquele que escapou

Quando o livro foi lançado, as autoras tinham um grande exemplo de como a estratégia ROWE era positiva: a cadeia de varejo de eletrônicos Best Buy foi uma das primeiras a adotar esse modo de trabalho. Ter uma empresa tão importante validando a sua estratégia é o sonho de qualquer consultor e estudioso de vendas.

Porém, a Best Buy foi também uma das primeiras empresas a abandonar o ROWE: “O problema dessa estratégia é que ela afirma que a melhor forma de liderar é sempre delegar. Mas as pessoas são diferentes. Dependendo do funcionário, a melhor forma de liderar é através de coaching, incentivo, ou gerenciamento de perto ao invés de delegação.” Hubert Joly, diretor-presidente da Best Buy.

O que você pensa sobre tudo isso?

Não vá embora! Tem mais conteúdo bacana esperando você na revista Sebrae Trends!

Quer conhecer outras histórias que mostram, na prática, como macrotendências podem ser aproveitadas no dia a dia? Siga a revista Sebrae Trends aqui no Clube do Empreendedor clicando aqui. E aproveite que você está aqui para ver também:

Vídeo: Os 6 sentidos e as decisões de compra

Um olhar sobre tendências direto da Alemanha

LUSH ensina a praticar a inovação sustentável

 

Clube Sebrae
Brasílio Andrade Neto
Brasílio Andrade Neto Seguir

Redator especialista em vendas e marketing

Ler matéria completa
Indicados para você