[Vídeo] Lições do Japão sobre como gerar conveniência para o cliente

Nossos temas favoritos aqui no Sebrae Trends são: inovação e tendências de consumo.

Enquanto muitas vezes esses dois tópicos envolvem tecnologias avançadas – como inteligência artificial e realidade virtual, por exemplo –, o fator central que move as inovações e as tendências não são as ferramentas. É o consumidor!

É a forma como as pessoas adotam e impulsionam as mudanças de mercado e a maneira como as inovações ajudam os consumidores em seu dia a dia que realmente faz com que algo se torne uma tendência relevante.

Um exemplo nesse sentido é a tendência da conveniência na hora de comprar.

Na prática

Quando o assunto é gerar conveniência, muitos empresários pensam logo na adoção de novas tecnologias que automatizem os processos e que proporcionem mais agilidade e dinamismo à compra. Como acontece na Amazon GO, loja física da Amazon, que utiliza dispositivos móveis para facilitar os processos dentro do estabelecimento.

A tecnologia pode, sim, gerar mais conveniência. Mas o grande segredo para adotar essa tendência de forma eficiente – e que traga resultados efetivos – é o foco nas necessidades do seu consumidor.

No caso da Amazon GO, por exemplo, os clientes vêm do e-commerce e são acostumados com os processos digitais. Por isso, ter uma operação física focada em plataformas tecnológicas faz sentido para esse público e, assim, cumpre seu papel de oferecer conveniência. No entanto, isso não quer dizer que todos os negócios se beneficiariam com esse modelo.

Ou seja, para efetivamente gerar conveniência para o seu cliente, em primeiro lugar, é importante oferecer produtos, serviços e processos que facilitem a vida dele. E nem sempre isso está diretamente relacionado à adoção de tecnologias.

É justamente este o assunto do mais recente vídeo do Sebrae Trends, que ressalta as lições que os konbinis – as lojas de conveniência do Japão – deixam para quem quer oferecer mais conveniência em seu processo de compra.

Lições do Japão sobre como gerar conveniência para o cliente

Os konbinis são tão utilizados no dia a dia e estão tão presentes na vida das pessoas que moram no Japão, que arrisco dizer que eles fazem parte da identidade do país.

O segredo para o sucesso dos konbinis é que eles fazem jus ao nome “loja de conveniência”, oferecendo uma grande variedade de produtos, serviços e processos que estão diretamente ligados às necessidades dos seus clientes no dia a dia. Os konbinis são verdadeiramente convenientes para seus consumidores!

Grande parte do processo de compra nesses estabelecimentos funciona do modo “tradicional” – você coleta o item e paga no caixa. O diferencial está na seleção de produtos e serviços oferecidos e também na forma de ofertar os itens aos clientes.

Os konbinis são a prova viva de que, para ser inovadora e para gerar conveniência para os clientes, a empresa precisa, antes de tudo, se preocupar em atender as necessidades e preferências do seu público.

Assista ao vídeo e aprenda grandes lições sobre o verdadeiro sentido da conveniência na hora da compra.

Este vídeo não só traz grandes lições, como também o convida a refletir sobre os processos e sobre a gestão da sua empresa.

Para ajudá-lo neste sentido, listamos a seguir algumas questões importantes que facilitarão seu trabalho de buscar entender melhor como sua empresa pode seguir o exemplo dos konbinis e oferecer mais conveniência aos clientes.

• Quais são as principais necessidades dos seus clientes?

• De que forma sua loja/empresa atende a essas necessidades atualmente?

• Quais são os processos e ofertas que precisam ser melhorados para ajudar mais os clientes?

• Quais são os serviços e produtos que poderiam deixar o dia a dia dos seus clientes mais fácil?

• Como o seu processo de compra pode ser mais prático para os clientes?

• Existe alguma ferramenta ou plataforma que contribuiria para tornar seus processos mais convenientes para os clientes?

• Qual é o papel dos profissionais da sua empresa e como eles poderiam ajudar mais os clientes? Há necessidade de treinamento?

Use este roteiro como ponto de partida para tornar suas próximas reuniões mais produtivas, compartilhe essas informações com sua equipe e transforme essas informações em conhecimento relevante para sua empresa!

O primeiro passo para entregar mais conveniência aos seus clientes é se preocupar em ser mais conveniente.

Sucesso!

Veja também!

Quer aproveitar o momento para saber mais sobre tendências de consumo e inovação? Veja também:

E para não perder nenhuma novidade do Sebrae Trends, clique aqui e se inscreva no nosso grupo aqui no Clube do Empreendedor Sebrae.

Até a próxima!

Francine Pereira
Francine Pereira Seguir

Jornalista baseada em Tóquio (Japão) e caçadora de tendências do Sebrae Trends.