[Podcast] As lições de três grandes nomes da gestão empresarial para a sua empresa

Aqui no Sebrae Trends nós nos preocupamos muito em compartilhar as boas ideias que encontramos pelo mundo e que podem inspirar seu negócio em diferentes formatos de conteúdo.

Já produzimos diversos vídeos, artigos, e-books e infográficos. Aqui você pode ver todos eles.

E hoje lançamos mais uma novidade. Acaba de sair do forno o Podcast Sebrae Trends: histórias inspiradoras e boas lições para o seu negócio.

Neste primeiro episódio, Natasha Schiebel e eu conversamos sobre um evento que cobrimos em Milão – Itália. Nós já havíamos publicado aqui no Clube um infográfico sobre uma astronauta e suas lições sobre gestão empresarial e trabalho em equipe.

Agora, no podcast, nos debruçamos sobre três palestras do evento que nos chamaram muito a atenção. E como se tratam de três nomes de peso global quando o assunto é tecnologia, gestão e inovação, a conversa rendeu.

No primeiro bloco do programa falamos sobre as lições de Nicholas Negroponte, um dos fundadores do Media Lab, o laboratório de multimídia do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e um dos nomes mais respeitados do mundo na tecnologia.

Entre os tópicos debatidos estão:

• Como identificar hoje coisas que irão nascer amanhã.

• Como entender o contexto que pode impulsionar inovações.

• A história de fracasso da Kodak e suas lições.

• Imagine o futuro diferente do presente.

• A importância de não ter medo do ridículo.

• Pense no futuro com uma visão de criança.

• Dedique um tempo (de verdade) para a inovação.

• Abra sua cabeça para o novo e diferente.

• Como prever o futuro.

• Ter uma equipe heterogênea é fundamental.

• A diferença entre educação e aprendizado.

Em seguida, temos uma conversa reveladora sobre execução, a partir dos ensinamentos de Chris McChesney, coautor do livro As quatro disciplinas da execução.

Entre os tópicos abordados, estão:

• O real desafio da liderança.

• As quatro disciplinas da execução.

• Foque no crucialmente importante.

• É preciso sair do redemoinho.

• A equação da execução.

• Aja nas medidas de correção.

• Crie um placar de sucesso envolvente.

• Crie uma cadência de cobrança.

• Como fazer o importante se tornar urgente.

• Dê liberdade para o seu time.

• Leia o livro!

Por fim, debatemos os insights compartilhados por Chris Anderson (autor do clássico A cauda longa) sobre como inovar em mercados tradicionais.

Em resumo, falamos sobre:

• As lições do mercado aeroespacial para o seu negócio.

• Olhe para um mesmo mercado de uma forma diferente.

• Quando o preço baixo pode ser um diferencial?

• Como explorar demandas reprimidas?

• A nova revolução industrial.

• Os bits estão se tornando átomos.

Por que ouvir podcasts

Nós criamos este podcast porque recentemente percebemos como este formato pode ser interessante para preencher momentos em que normalmente não se faz nada.

No meu caso, passo algumas horas da semana cozinhando. Nesses períodos, em que eu normalmente ouvia música, passei a desbravar o mundo dos podcasts.

E tem sido uma experiência interessante de aprendizado/passatempo!

O legal do podcast é que você não precisa dar a atenção que um vídeo ou texto exigem, por exemplo. Dá pra ouvir no banho, na corrida, na academia, no trânsito e por aí vai.

É um formato leve, dinâmico e que pode inspirar boas ideias.

Começar a ouvir um podcast, aliás, é uma dica que tem a ver com algumas coisas que falamos no bate-papo. É preciso ter uma mente aberta ao novo e diferente.

Esperamos que goste da novidade. E se tiver críticas ou sugestões, será um prazer ouvi-las.

João Guilherme Brotto
João Guilherme Brotto Seguir

Sou um jornalista curioso que descobriu que viajar é uma valiosa fonte de boas histórias. Aqui no Sebrae, meu objetivo é contar histórias inspiradoras sobre empreendedorismo, marketing, vendas, inovação e tendências a partir do que vejo pelo mundo.