Qual o futuro do seu negócio?
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Qual o futuro do seu negócio?

Esta é uma pergunta difícil de ser respondida pela maioria dos empreendedores, afinal de contas, depende de uma série de variáveis que podem impactar no negócio. Ou seja, podemos afirmar que o futuro não existe: ele é resultado daquilo que construímos hoje.

Isto significa que todas as ações que você toma no presente são aquelas que vão impactar no cenário que seu negócio irá enfrentar no futuro. Inclusive para quem quer inovar em seus processos, produtos e serviços. Entretanto, quando o assunto é inovação não há como não falar sobre futuro e análise de oportunidades de mercado.

Uma das formas de transformar uma inovação em realidade é pelo estudo e análise de tendências. São elas que sinalizam comportamentos de consumo e indícios do que as pessoas tendem a seguir em um futuro próximo.

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Por que acompanhar tendências?

Um dos principais motivos de estarmos atentos às tendências tem a ver justamente com a natureza destas alterações no mercado: se as pessoas sinalizam que o seu comportamento de consumo está mudando, cabe ao empreendedor avaliar se o seu produto, serviço ou empreendimento continuará a atender estas novas expectativas.

Além disso, estas tendências também podem sinalizar expectativas do consumidor que ainda não são atendidas pelo mercado. Ou seja, novas oportunidades de negócio que podem — e devem! — ser aproveitados para aumentar os ganhos do negócio.

 

Macro e microtendências

Na análise de tendências, podemos observar as Macro e as microtendências. As primeiras são em geral de longa duração e tem uma amplitude bastante grande (décadas), podendo abranger inclusive todo o planeta. Dois grandes exemplos de macro-tendências são a Economia Sustentável e a Ultra-conectividade.

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Macrotendências, por sua vez, se abrem para o que chamamos de tendências, que são desdobramentos do tema principal. Para o caso da macrotendência Economia Sustentável, as tendências poderiam ser eficiência de recursos, valorização de produtos locais, consumo consciente, entre outras.

Por fim, tendências também se abrem para micro-tendências, segmentações subdivididas do tema central. No caso da tendência de eficiência de recursos, poderíamos citar como micro o redirecionamento de sobras de alimento ou mesmo a prática de alugar ao invés de comprar.

A análise de tendências

Acompanhar tendências significa analisar as potenciais mudanças do mercado que podem impactar no futuro de seu negócio, a curto, médio e longo prazo. A partir da análise, o trabalho passa por uma revisita aos nossos próprios negócios e à maneira como são conduzidos.

Ao longo dos anos estas tendências sofrem alterações, em especial por conta dos avanços tecnológicos e das mudanças no comportamento das pessoas, que adotam novos hábitos e passam a apresentar necessidades e desejos de consumo diferentes.

 

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A análise de tendências é, portanto, um trabalho que precisa ser recorrente e fazer parte dos processos estratégicos da sua empresa. Isto significa não perder de vista essas tendências, para verificar se o seu negócio continua relevante no mercado. Então, quando analisamos uma tendência, é importante observar de que forma ela pode ser traduzida no meu negócio, para que a empresa não fique deslocada do seu mercado de atuação.

O Caderno de Tendências 2017

Para auxiliar na leitura de alguns desses sinais sobre tendências macro e micro, elaboramos o caderno de Tendências para pequenos negócios 2017, um material que está disponível para download gratuito aqui no Clube Sebrae. Neste documento nós apresentamos 4 Macro-tendências essenciais para este ano: Economia Sustentável, Escassez de Tempo, Experiências Únicas e Ultra-conectividade.

Dentro de cada macro, são apresentadas tendências que colocamos como direção e também exemplos de ação para cada uma destas macros. Para auxiliar na análise dessas tendências colocamos perguntas reflexivas ao final e criamos o que chamamos Radar de Tendências: uma ferramenta lúdica que permite o cruzamento entre tendências e microtendências para que você reflita sobre oportunidades de ação a partir desses cruzamentos.

É importante lembrar que essa publicação é um recorte de análise, pois ainda existem outras Macro-tendências e tendências sinalizadas no mercado, que também podem ser analisadas.

Independente do método que você escolha para acompanhar tendências, o mais importante é estar atento a movimentação de mercado. Assim você pode verificar as oportunidades e necessidades de adequação do seu negócio para as mudanças que o seu cliente sinaliza. Com isso, você evitar que os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa se tornem irrelevantes ou obsoletos.

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Boa leitura!

Ilka Toyomoto Furtado
Ilka Toyomoto Furtado Seguir

Consultora - Sebrae/PR

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