[ editar artigo]

Uma ferramenta prática para inovar a partir da análise de tendências

Uma ferramenta prática para inovar a partir da análise de tendências

Recentemente, estive em Hamburgo (Alemanha) para cobrir a NEXT Conference, um evento que discute o futuro dos negócios sob uma ótica não convencional. Lá, conheci uma ferramenta incrível de análise de tendências que quero apresentar para você.

Leia também: Um olhar sobre tendências direto da Alemanha

Em um workshop interativo realizado na NEXT, dois diretores da TrendWatching (maior empresa de análise de tendências do mundo) apresentaram a Consumer Trend Canvas, uma ferramenta que tem o objetivo de inspirar ideias e transformá-las em ações práticas para fomentar a inovação.

O ponto de partida do Canvas é uma tendência que está atrelada ao seu negócio (ou, ainda, poderá estar no futuro; ou talvez esteja e você ainda não sabe). Para escolher a que mais se encaixa em sua realidade, sugiro que se baseie no Caderno de Tendências, desenvolvido pelo Sebrae-PR.

Com a tendência mapeada, basta seguir as instruções do Canvas.

Não vou me aprofundar nos detalhes aqui porque nós criamos um guia que revela passo a passo o caminho que você precisa percorrer para transformar insights em ações concretas. Faça o download.

Uma guia completo sobre análise de tendências

Neste guia, falamos sobre como desenvolver um olhar para caçar tendências, como mudar a forma como você pensa em inovação, como promover a inovação a partir da análise de tendências, o que é coolhunting, o que são contratendências e como desenvolver um olhar apurado para identificar tendências. Se você deseja levar a inovação a sério, essa é uma leitura imperdível!

Ao longo da leitura, você vai entender que fazer com que a criatividade, a inovação, o coolhunting e a análise de tendências sejam parte do seu dia a dia tem muito a ver com a forma como você leva sua vida.  

Nesse sentido, Victoria Loomes, analista de tendências sênior da TrendWatching, disse algo interessante na entrevista que fiz com ela na NEXT. “Sempre questione o que vê. Seja muito aberto ao que você consome. Não leia o mesmo jornal. Desafie-se a ver uma exposição a que talvez não iria, assista um filme ou um documentário que seja fora de sua área de interesse. Tudo isso força você a ser curioso sobre o mundo a sua volta. Absorva pequenos sinais e detalhes e os incorpore em seus projetos”, recomenda.

Loomes também falou sobre os benefícios de incorporar essa visão curiosa e questionadora ao seu dia a dia. E propôs um desafio: “Desafie-se a pensar sobre o que é interessante. O que é diferente? O que é novo? Que novas expectativas essas inovações estão criando? Quanto mais você fizer isso, mais poderá conectar pontos diferentes, mais começará a ver novos padrões e logo conseguirá reconhecer tendências – em sua indústria ou mais amplas. Fazer isso é também uma mudança de mindset. Uma vez que você muda seu pensamento, fica mais fácil continuar a ver o mundo dessa forma.”

Ambientes desafiadores inspiram a inovação

Vou encerrar nossa conversa de hoje com uma declaração muito pertinente de David Mattin, principal palestrante do NEXT (ele é nada menos do que o llíder do time global de analistas de tendências da TrendWatching). Perguntei que dica sobre inovação ele daria para os empresários brasileiros. Depois de falar que “já temos apps de namoro e delivery suficientes”, ele destacou que o primeiro passo para a inovação acontecer é atrelá-la à resolução de problemas reais e significativos.

“Sei que vocês estão passando por um período desafiador no Brasil, mas nunca houve uma época melhor para inovar. Qualquer ambiente desafiador está repleto de oportunidades. Comece a pensar sobre como você pode ajudar a resolver os problemas que as pessoas estão enfrentando, como pode ajudar a fazer a vida das pessoas mais fácil. É algo fácil de falar, difícil de fazer, mas pode ser feito e eu tenho certeza de que veremos muita inovação vindo do Brasil nos próximos anos”, conclui.

Agora é com você! Faça o download do guia.

Após ler e executar o exercício proposto no Consumer Trend Canvas, você terá dado um passo importante para desenvolver uma cultura de inovação em sua empresa. As tendências estão ao seu redor. Sua missão é reconhecê-las e transformá-las em soluções para resolver os problemas de seus clientes, encantar e surpreender. Pode contar com a nossa ajuda ao longo do caminho!

Lembre-se: toda ideia é uma commodity até que ela se transforme em uma ação concreta. Mãos à obra!

Veja também:

Como o coolhunting e a análise de tendências podem ajudar sua empresa a inovar

Como empresas podem ajudar a mudar o mundo

Vídeo: Os 6 sentidos e as decisões de compra

Quando todos se ajudam todos crescem

Como ajudar seus clientes por meio do marketing de conteúdo

Clube Sebrae
João Guilherme Brotto
João Guilherme Brotto Seguir

Sou um jornalista curioso que descobriu que viajar é uma valiosa fonte de boas histórias. Aqui no Sebrae, meu objetivo é contar histórias inspiradoras sobre empreendedorismo, marketing, vendas, inovação e tendências a partir do que vejo pelo mundo.

Ler matéria completa
Indicados para você