[ editar artigo]

[Vídeo] 5 tendências globais que vão afetar todas as empresas

[Vídeo] 5 tendências globais que vão afetar todas as empresas

Você já deve ter ouvido falar que as estatísticas não costumam trabalhar a favor dos novos empreendedores, não é mesmo?

A mais recente pesquisa Demografia das Empresas, publicada pelo IBGE em outubro de 2017, por exemplo, apontou que mais de 60% das empresas brasileiras encerram suas atividades até cinco anos após serem criadas. 

Os motivos para uma empresa quebrar podem ser diversos, é verdade, mas, naturalmente, a má gestão está entre os principais.

E ainda que dentro de “má gestão” possamos listar diferentes possibilidades, um erro bastante comum é deixar de olhar para o novo, para o diferente e para as transformações ao nosso redor.

O fato é que seja por acreditarem cegamente em uma fórmula que sempre funcionou, seja por não terem tempo ou por não considerarem importante, muitos empresários e profissionais ignoram as tendências globais ou locais que podem determinar o futuro de suas empresas e carreiras. Ao fazerem isso, deixam de canalizar suas energias a esses movimentos.

Um erro que pode custar a sobrevivência de seus empreendimentos!

Afinal, a cada dia surgem novos temas que precisam ser estudados e novas perspectivas e possibilidades para conduzir um negócio ao futuro.

Mas se você está aqui é porque pensa diferente!

Aproveito para reforçar que nós já compartilhamos ótimos exemplos e inspirações sobre como estudar e entender tendências aqui no Sebrae Trends. Recomendo que comece por aqui:

Afinal, para onde olhar e como filtrar o que é mais relevante?


Para construir uma empresa duradoura e competitiva é necessário ter capacidade de se adaptar. Por isso, saber reconhecer as nuances que formam as bases das mudanças que ainda estão por vir é não apenas um diferencial, mas questão de sobrevivência.

E o objetivo do vídeo que acaba de sair do forno é justamente ajudá-lo neste desafio!

Ele é resultado da cobertura da NEXT Conference, que acontece anualmente em Hamburgo (Alemanha).

A NEXT é um evento que movimenta a segunda maior cidade alemã há mais de 10 anos. São dois dias intensos de palestras e workshops que apresentam tendências e debatem os rumos do mercado digital e das transformações que a tecnologia causa em nossas vidas (e, consequentemente, na dinâmica dos negócios).

Nós já havíamos publicado um vídeo sobre esse evento, mas como apuramos muita informação relevante por lá, achamos necessário criar uma nova reportagem.

Quais são as 5 tendências globais que vão afetar todas as empresas?

Se o primeiro vídeo tinha sido mais abrangente e coberto diversos temas ligados à revolução digital, agora é a vez de promover uma reflexão sobre cinco tendências globais que vão afetar todas as empresas. 

São elas:

1 – As empresas vão assumir vozes políticas.
2 – Transparência radical para mudar a cultura organizacional.
3 – Os assistentes digitais vão mudar a forma como as pessoas compram.
4 – A inteligência artificial estará em todos os lugares.
5 – A tecnologia será sua aliada para gerar valor para o seu cliente.

Além disso, o vídeo também traz os seguintes temas:

  • O caminho para inovar: seja transparente e faça o bem.

  • Como direcionar sua mente para compreender tendências.

Como sempre, nossa sugestão é que você assista ao vídeo munido de papel e caneta. Registre o que achar mais interessante, reflita sobre as questões apresentadas pelos especialistas e garanta que ao fim desses quase 10 minutos de vídeo você tenha tirado boas lições que vão ajudar a garantir o futuro do seu negócio.

Depois, não se esqueça de continuar a reflexão iniciada aqui conversando sobre tudo isso com seus colegas, colaboradores, líderes, amigos... enfim, traga a sua experiência e a de todos com quem você se relaciona profissionalmente para o centro do debate e torne a experiência ainda mais proveitosa.

Dê o play e aproveite!

Quer aproveitar este momento para ter acesso a outros conteúdos inspiradores? Veja também:

E não esqueça: nossa missão é contar histórias inspiradoras e boas lições para o seu negócio. Por isso mesmo, se você quer que sua empresa se mantenha relevante e se destaque em seu mercado, continue acompanhando o Sebrae Trends.

Até a próxima!

Clube Sebrae
Natasha Schiebel
Natasha Schiebel Seguir

Jornalista, diretora de Conteúdo na London, agência de marketing de conteúdo, e caçadora de tendências baseada em Bologna (Itália).

Ler matéria completa
Indicados para você