Vídeo: Uma aula de inovação com uma das empresas mais inovadoras do mundo

Muitos pequenos e médios empresários se assustam com a palavra inovação. Por quê? Provavelmente porque a associam a investimentos elevados, ideias mirabolantes e tecnologia de ponta. Mas a verdade é que, na prática, apesar de tudo isso estar, sim, relacionado à inovação, há muito mais por trás do conceito. E esse “muito mais” pode – e deve – fazer parte do cotidiano de qualquer empresa. Inclusive da sua!

Camila Durlacher, Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da 3M do Brasil, resume essa ideia muito bem:

“Inovação não é um modismo! Inovação sempre existiu na história da humanidade. Desde a roda! Talvez não tivesse esse nome, nem esse glamour, mas sempre foi importante. As pessoas precisam pensar em inovação e em como manter o seu negócio vivo. Não quer usar a palavra inovação? Tudo bem, mas pense na perenidade do seu negócio.

A 3M é reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do mundo. Recentemente, estivemos na sede da companhia no Brasil, em Sumaré -SP, e batemos um papo sobre cultura de inovação com a Camila. Durante a conversa, falamos sobre:

• Como criar processos que façam a inovação acontecer;
  • O que você pode fazer de diferente e melhor para inovar;
  • A importância do aprendizado para a inovação;
  • A relação entre criatividade e inovação;
  • Por que as pessoas precisam de liberdade para criar;
  • A regra dos 15% do tempo dedicados à inovação na 3M;
  • Por que aceitar erros é fundamental para inovar;
  • Como desenvolver uma cultura de inovação em sua empresa;
  • E muito mais!

Assista ao vídeo preparado para tomar notas e começar a desenvolver a cultura de inovação em sua empresa!

Como começar a implementar a cultura de inovação na sua empresa

Na visita que fizemos à sede brasileira da 3M, também conversamos com Luiz Serafim, Head de Marketing da companhia e autor do livro O poder da inovação – Como alavancar a inovação na sua empresa. O foco da entrevista, que será publicada nas próximas semanas aqui no Clube do Empreendedor Sebrae, foi o caminho que pequenas e médias empresas precisam percorrer para criar um comitê de inovação.

Mas você não precisa esperar esse conteúdo entrar no ar para começar a movimentar sua equipe rumo a um futuro mais inovador.

Com base nas reflexões propostas na entrevista que fizemos com a Camila e na história da 3M, analise a realidade da sua empresa e do seu mercado e responda às seguintes questões:

• O que vai acontecer daqui cinco anos?
  • O que é possível fazer hoje para se preparar para esse futuro?
  • Quanto você pode investir mensalmente para fomentar a cultura de inovação na sua empresa?
  • O que seus clientes pensam sobre seus produtos/serviços/soluções e sobre o atendimento prestado por sua equipe?
  • O que é possível fazer para melhorar essa percepção e, consequentemente, seus resultados?
  • Por que alguns clientes recompram da sua empresa e outros não?
  • Seus clientes têm alguma sugestão do que poderia ser feito para seu produto/serviço/solução ser ainda mais atraente?
  • Você tem na sua equipe as pessoas certas para desenvolver uma cultura de inovação?
  • Os membros da sua equipe têm liberdade para agir, errar e crescer a partir dos aprendizados gerados por essas tentativas?
  • Como você pode utilizar os diferentes conhecimentos que tem hoje para criar soluções para novos mercados e necessidades que estão surgindo?

Depois disso, você estará preparado para falar sobre inovação com a sua equipe, e aí poderá começar a pensar no desenvolvimento de um time focado em incorporar a cultura da inovação. Mas isso fica para a nossa próxima conversa.

Até lá!

Quer mais algumas doses de inspiração para acelerar? Leia também:

Foto: João Guilherme Brotto

Natasha Schiebel
Natasha Schiebel Seguir

Jornalista, diretora de Conteúdo na London, agência de marketing de conteúdo, e caçadora de tendências baseada em Bologna (Itália).