[ editar artigo]

Seja bem vindo à era do compartilhamento

Seja bem vindo à era do compartilhamento

Desde que o mundo é mundo os seres humanos perceberam que a vida não faz sentido sem encontros com outras pessoas. Imagine ter tudo o que sonha e estar sozinho do mundo. Você concorda com isso?

Dezenas de filósofos e pensadores explicaram este fato de diversas maneiras e independente da razão apresentada uma coisa é inegável: o compartilhamento da vida e das experiências é intuitivo e faz parte da natureza humana.

Antes de mais nada devo adiantar que este espaço só existe pois nós acreditamos que sozinhos vamos rápido, mas juntos vamos mais longe. Este novo modelo que entende que o sucesso caminha ao lado da colaboração. Uma evolução que nega o individualismo e, por meio da aproximação facilitada pela tecnologia, enxerga a união dos indivíduos como o caminho para a solução dos problemas. Afinal de contas, é da conexão entre as pessoas que surgem as boas ideias.

Tudo isso é para mostrar para você que compartilhar é legal e que nós vivemos na era da revolução do compartilhamento. A cultura colaborativa, se ainda não é, definitivamente será a nova ordem da economia — e as novas gerações já perceberam.

Produzir conteúdo digital é uma das formas mais eficientes para ser encontrado na web, e com isso construir uma reputação profissional de relevância. Ou seja, ganhar autoridade para aumentar a sua capacidade de influenciar as pessoas à sua volta. Acontece que você não está sozinho nesta jornada. Nesse ambiente vamos ganhar autoridade juntos.

Da mesma forma que você, existem outras centenas de produtores de conteúdo e blogueiros mirando este objetivo, trabalhando dia e noite para conquistar um lugar ao sol do mundo dos influenciadores digitais. O resultado deste contexto? Centenas de blogueiros trabalhando sozinhos em busca desta meta, com uma relevância mínima e um esforço que não se paga no final do dia.

Por que não, então, unir forças para a construção de um ecossistema forte que traz destaque para todos os envolvidos? Onde o conteúdo colaborativo torna muito mais fácil um autor ganhar credibilidade e relevância para ser encontrado? Foi a partir destas perguntas que nasceu este grupo aqui no Clube Sebrae para o Projeto de Startups do Sebrae/PR.

Entre outras coisas, conteúdo digital informa, ajuda, traz apoio para causas das mais variadas — como esta aqui! — e ainda gera empatia entre os integrantes de um grupo.

Falando nisso, é justamente o ecossistema o principal beneficiado por esta prática, já que é o compartilhamento de conteúdo que define a identidade dos participantes, além de construir e fortalecer as relações entre eles.

Vamos construir um ecossistema forte?

Ah, e antes de encerrar tenho algumas dicas para facilitar sua produção de conteúdo. Olha só:

- Posts frios e formais não são legais (até rimou!). Pense que cada texto é uma conversa informal com seu leitor.

- Frases e parágrafos muito longos também podem ser evitados. Se você ler em voz alta e perceber que precisa parar para respirar, temos um problema.

- É possível usar gírias, claro, desde que você tenha certeza que o leitor vai entender o que quis dizer.

- É sempre bom que termos técnicos, palavras estrangeiras e siglas tenham seus significados explicados.

- Jamais conte com o entendimento óbvio. O que é óbvio para você pode não ser para outra pessoa.

- Erros de ortografia acontecem, mas não são legais. Por isso, antes de publicar, releia, revise e se necessário, reescreva.

- Converse com o leitor. Sempre que possível use "você" quando quiser se referir a ele. Isso ajuda a aproximar autor e leitor.

E por fim... lembre-se que aqui vamos falar de tudo o que envolve o universo das startups e o ecossistema de inovação do Paraná.

Estamos juntos! Espero seu post aqui. Para o alto e avante!

Ler matéria completa
Indicados para você