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8 dicas matadoras para vender mais e de maneira eficaz

8 dicas matadoras para vender mais e de maneira eficaz

Todo empreendedor que se preze precisa pensar em vender, de preferência sempre mais e melhor. Isso porque um negócio, independente de sua natureza, precisa a todo momento de novos clientes entrando. No caso dos MEIs essa lógica é ainda mais evidente, pois a empresa não tem condições de contar com uma equipe de vendas e por conta disso depende apenas do trabalho do próprio empreendedor.

Como nós sabemos que vender é uma dificuldade que tira o sono de empreendedores como você, resolvemos reunir neste post 7 dicas matadoras e altamente eficazes para você aumentar suas vendas neste ano de 2017.

Não basta apenas vender mais

Falando em trabalhar para vender mais, é preciso destacar um ponto fundamental neste assunto. Sempre que a discussão envolve o aumento nos resultados da empresa, naturalmente surge a necessidade de aumentar as vendas. No entanto, não basta apenas fazer isso. É preciso vender com qualidade, para evitar problemas, reclamações, e até mesmo a transformação de clientes em inimigos.

Neste sentido, o maior desafio para as empresas não é simplesmente conquistar mais clientes, mas sim vender corretamente. Isso significa trabalhar não apenas para vender, mas para satisfazer as necessidades apresentadas pelos clientes. Afinal de contas, apenas com clientes satisfeitos é que é possível partir para a busca de novos compradores para seu produto ou serviço.

7 dicas para vender mais de maneira eficiente

Elimine os clientes ruins

O primeiro passo para melhorar seu processo de vendas é eliminar aqueles clientes ruins ou errados. Ou seja, aquelas pessoas que você sabe que não vão comprar seu produto, seja porque não demonstraram real interesse ou ainda porque você sabe que eles não têm a necessidade que seu produto atende.

Muitos vendedores acabam se apegando demais a qualquer cliente que entra em contato com a empresa. Acontece que para ter um processo de vendas eficiente é preciso saber a hora de abandonar aqueles que não vão trazer resultado. Nessa hora a sensibilidade do empreendedor é fundamental para tomar a decisão certa.

Descreva seu trabalho de forma objetiva

Para começar uma boa venda é fundamental que você apresente ao prospect sua empresa, seu trabalho e como ele pode ajudar esta pessoa a solucionar seus problemas. Para atingir a eficiência é preciso que esta apresentação seja feita de forma clara, direta e objetiva. O potencial cliente que está falando com você não precisa ouvir toda a história da sua empresa, mas apenas o que você faz e de que forma isso pode ser útil para ele.

O segredo de bons vendedores é falar menos e ouvir mais. Se você fizer isso será muito mais simples de entender os problemas do cliente e como você pode solucioná-los.

Entregue mais do que promete

Deixa eu te contar uma coisa: as pessoas não desejam apenas comprar das empresas que têm os melhores preços, a entrega mais rápida ou o melhor produto. Isso não é diferencial, pois todos os empreendedores buscam oferecer estes pontos. A questão não é o que você faz melhor do que seus concorrentes, mas sim o que você faz de diferente

É desta maneira que você precisa se posicionar. Como uma empresa que entrega coisas diferentes, mais do que apenas o que foi prometido. Assim, as pessoas vão entender que você é diferente, não simplesmente o melhor — já que todos dizem que são os melhores. Dessa maneira você surpreende seu cliente e aumenta as chances de fidelização dele.

Foque na solução para o problema do cliente

Todo cliente que chega até o seu negócio, faz isso porque tem um problema para ser resolvido, ou se preferir, uma necessidade que precisa ser atendida. O tamanho do problema é que vai indicar o grau de urgência da solução para o cliente, o que vai impactar diretamente no potencial dele de comprar e na jornada que ele vai percorrer até fechar o negócio.

Para ser assertivo nesse processo de vendas, jamais tire do foco da negociação o problema ou a necessidade relatada pelo cliente. É esta compreensão que vai ajudar você a compreender se sua empresa pode solucionar este problema, e de que maneira você pode fazer isso.

Mantenha uma boa reputação

O desejo de todas as pessoas é sempre fazer negócios com quem é especialista de seu mercado. Ninguém gosta de comprar de um vendedor que parece não conhecer nada do seu mercado, e que se enrola logo na primeira pergunta. Pense que quando o prospect lançar seu nome no Google ele precisa encontrar boas referências, e não redes sociais mal administradas.

Se você não parecer ser um expert naquilo que faz, as pessoas não vão querer te ouvir. Elas querem falar com os especialistas, porque são estas as pessoas que vão dizer coisas novas sobre o seu negócio.

Controle o CRM do seu negócio

Não é preciso ser um expert em vendas para saber que quanto maior a produtividade, melhores serão os resultados. Para isso, trabalhar com um CRM — ou Customer Relationship Management — é essencial para otimizar o processo de vendas e aumentar o controle sobre cada prospect que contata a empresa.

Essa sigla, tão falada nas rodas de negócio, nada mais é quem sistema para controlar o estágio em que cada prospect se encontra na negociação. Assim fica muito mais fácil identificar quais são aqueles mais próximos da venda propriamente dita. Para vender mais é preciso controlar os contatos, as negociações, o relacionamento de maneira geral, porque é justamente de pontualidade que é feito o bom vendedor.

Estude, estude e estude

Por fim, a dica mais óbvia de todas e que deveria ser uma regra para todo profissional que resolve se aventurar no mundo empreendedorismo: nunca pare de estudar. Ainda mais se você é um MEI que precisa pensar em todos os aspectos que compõem o seu negócio.

Portanto, é essencial estudar novos métodos, ficar atento ao mercado, às mudanças da sua empresa, aos consumidores, conhecer o seu produto e ir aperfeiçoando o seu conhecimento com o passar do tempo.

Aumentar os resultados com as vendas do seu negócio, sem dúvida, é um dos desafios mais comuns enfrentados por empreendedores MEIs, em especial no caso daqueles que estão vivendo sua primeira experiência de negócios. Com trabalho, esforço e muito estudo, a tendência é que o resultado comece a aparecer.

O mais importante, porém, é ter a consciência que a jornada de vendas é longa, árdua, e possivelmente bem mais complexa do que você imaginava. No final do dia, no entanto, o resultado é sempre recompensador.

Para tirar mais dúvidas relacionadas a este tema, ou mesmo sobre outros pontos que tiram seu sono não deixe de entrar também em nossa Central de Atendimento, para falar agora mesmo com um dos nossos especialistas!

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